Buscar

RESUMO DE MATÉRIA PRA AV1 - FUNDAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo Av1 – Fundamento das Ciências Sociais
Relação x indivíduo x sociedade x linguagem: a linguagem é responsável pelo pensamento e conhecimentos que são a base da cultura, uma das características, senão a maior da sociedade.
Processo de socialização 
- aprendizagem, interação e respostas culturais:
É um processo através do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. Eles começam na infância e prosseguem ao longo da vida. A socialização é um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente - ou seja, na absorção espontânea de formas consideradas evidentes de relacionamento com os outros. Embora estejamos todos expostos a influências socializantes, os indivíduos variam consideravelmente em sua abertura deliberada ou involuntária a elas.
Relação entre as Ciências Sociais x Ciências Naturais: temos uma relação invertida, a saber: nas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados, objetivamente, dentro de condições de relativo controle em laboratório; nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade, tendo por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes e, um dado momento.
Conceito de Cultura: Conjunto de regras que nos diz como o mundo pode e deve ser classificado
Diferenciação entre Etnografia x Etnocentrismo
Etnografia (trabalho de campo dos antropólogos) é a metodologia característica da Antropologia até os dias de hoje: o próprio antropólogo vai ao campo, entra no grupo, vivencia esta cultura diferente, deixa-se fazer parte deste dia a dia, registra esta vivência, retorna para sua própria cultura e finaliza seu trabalho de escrita que é o registro final desta experiência.
Etnocentrismo: atitude que consiste em expulsar da cultura para a natureza todos aqueles que não participam da faixa de humanidade à qual pertencemos e com a qual nos identificamos.
Relativismo Cultural e Diversidade Cultural
Relativismo Cultural: É a postura, privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro.
Diversidade Cultural: diferenças culturais que existem entre os seres humanos como hábitos, costumes, línguas, crenças, saberes, etc.
Multiculturalismo no processo de globalização:
Multiculturalismo (conceito): é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um.
Com a expansão do processo de globalização nas últimas décadas, o mundo tornou-se, cada vez mais, marcado pela diversidade cultural e a convivência de diferentes formas de agir, de padrões culturais e de estilos de vida.
Formas de conhecimento 
Mítico: busca explicar o mundo a partir da ação de entidades – ou seja, forças, energias, criaturas, personagens que estão além do mundo natural, que transcendem, que são sobrenaturais.
Religioso: separação entre as esferas do sagrado e do profano. Também apresentam, de forma geral, uma explicação sobrenatural para o mundo, porém para aderir uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação. Além disso, é uma parte essencial da crença religiosa a fé no fato de que essa explicação sobrenatural pode proporcionar ao homem uma garantia de salvação.
Filosófico: de modo geral, o conhecimento filosófico pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento.
Senso Comum (ou conhecimento espontâneo): compreensão do mundo baseada no aprendizado acumulado de gerações anteriores.
Científico: resulta de investigação metódica, sistemática da realidade.

Outros materiais