Buscar

Biofisica aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 2 Biofísica: O sistema visual.
- Ele permite ampla interação do ser humano com o meio em que vive.
- o sistema nervoso só percebe a faixa de frequência da luz visível.
¹ A luz, tal como o som, também se propaga por meio de ondas, embora as ondas luminosas tenham características diferentes das sonoras. As principais diferenças entre elas são:
Ondas sonoras: 
É propagada através da vibração de partículas em determinado meio material e de ondas longitudinais; Necessita de um meio para se propagar; Não se propaga no vazio; Propaga-se no ar com velocidade de 340m/s; Propaga-se através de ondas mecânicas
Onda Luminosa: Não resulta da vibração de partículas, mas de alterações elétricas e magnéticas; Propaga-se através de ondas transversais, eletromagnéticas; Não necessita de um meio para se propagar; Propaga-se em qualquer meio e no vazio com velocidade de 300.000.000 m/s; As Radiações com menor frequência, e, por isso, com menor energia, são as Ondas Rádio; As Radiações com maior frequência, e, por isso, com maior energia, são os Raios ϒ (Raios Gamma); A Luz Visível é a única que os nossos olhos são capazes de detectar.
² Sentidos especiais:Audição; Equilíbrio; Gustação; Olfação; Visão 
- importante conhecer o órgão receptor das ondas luminosas e observar suas características.
A visão é um dos sentidos especiais do corpo humano, faz parte do sistema nervoso sensorial e, através das vias aferentes, carrega toda informação dos órgãos, do sentido até o sistema nervoso.
³ O olho: O mecanismo da visão acontece através dos olhos, e é a incidência de luz visível nos olhos que fornece a energia necessária para que células especializadas, localizadas em seu interior, sejam excitadas. A interpretação físico-biológica da excitação produzida por essa radiação eletromagnética depende da estrutura do receptor de luz ou do olho.
O olho é o sistema óptico do ser humano, em que a luz passa por uma abertura variável denominada pupila e é focalizada na retina pelo sistema córnea/cristalino.
A luz, inicialmente, percorre a córnea, o humor aquoso, a íris, o cristalino e o humor vítreo antes de atingir a retina, onde a imagem real invertida do objeto será formada. A partir dessa etapa, o nervo óptico irá transmitir, por meio de estímulo elétrico, a informação para o cérebro (córtex cerebral).
- Formação da Imagem: O mecanismo de formação da imagem ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
- O olho humano é um sistema óptico convergente que refrata a luz que o penetra pela pupila e converge para sua porção posterior, a retina, para formar uma imagem real e invertida
1 Pupila -Orifício que abre mais em locais pouco iluminados e fecha em locais muito iluminados.
2 Córnea; 3 Íris- Atrás da córnea está a íris que dá a cor aos olhos e ajusta a pupila às variações da intensidade da luz; 4 Retina -Tem células sensíveis à luz. 5 Nervo óptico- Envia  sinais ao cérebro.
- Lentes: As lentes são dispositivos ópticos que atuam por refração da luz, em geral, feitas de material mais refringente do que o meio em que serão utilizadas. Elas podem ser do tipo Convergente ou Divergente.
Lentes Convergentes: Possuem um foco real e atuam convergindo os raios de luz. Podem ser do tipo biconvexa, plano-convexa, ou côncavo-convexa.
Lentes Divergentes: Possuem um foco virtual e atuam divergindo (afastando) os raios de luz. Podem ser do tipo bicôncava, plano-côncava ou convexo-côncava.
Distúrbios Visuais: Quando o globo ocular apresenta alguma dificuldade para focar a imagem sobre a retina, as imagens formadas não são nítidas. Essa condição é definida como ametropia ou erro de refração. Vejamos os tipos de ametropia: Miopia(Ao distúrbio do olho que focaliza a luz dos objetos antes que ela alcance a retina;), hipermetropia, astigmatismo, presbiopia.
* pesquisar cada tipo de ametropia.

Outros materiais