Buscar

avaliando aprendizado Penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Wallace foi denunciado pela prática de estupro no dia 12 de julho de 1990, por volta das 22h30. Tinha na época quase 21 anos, visto que fora nascido em 13 de julho. Do fato, restou condenado em 15 de agosto de 1995, tendo o magistrado aplicando a pena mínima de 6 anos de reclusão face à incidência dos institutos repressores da Lei de crimes hediondos , Lei n.8072/1990. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre conflito de leis penais no tempo, assinale a alternativa correta:
		
	 
	a sentença está correta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos ainda não estava produzindo seus efeitos, não havendo ofensa alguma ao art. 2º do CP, que trata do princípio da irretroatividade da lei penal severa, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
	
	a sentença está incorreta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, havendo ofensa ao art. 2º do CP, que trata do princípio da irretroatividade da lei penal severa, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
	
	a sentença está incorreta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, havendo ofensa ao princípio da ultratividade
	 
	a sentença está correta, pois ela foi prolatada quando a Lei dos Crimes Hediondos já estava produzindo seus efeitos, não havendo ofensa alguma ao art. 2º do CP, que trata do princípio da culpabilidade, o qual inclusive previsto na Constituição Federal em seu art. 5º , XL
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504514207)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿É preciso que não sejam suficientes para sua adequada tutela outros meios de defesa menos lesivos. Do exposto, ressai que a ingerência penal deve ficar adstrita aos bens de maior relevo, sendo as infrações de menor teor ofensivo sancionadas, por exemplo, administrativamente. A lei penal, advirta-se, atua não como limite da liberdade pessoal, mas sim como seu garante¿ (PRADO, Luiz Regis, Bem jurídico-penal e Constituição, p.92). A partir dos estudos realizados sobre o Controle Social Penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção correta acerca do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito pelo eminente penalista:
		
	
	intervenção mínima, legalidade e individualização das penas.
	
	intervenção mínima, culpabilidade e proporcionalidade das penas.
	
	intervenção mínima, culpabilidade e irretroatividade da lei penal.
	 
	intervenção mínima, lesividade e fragmentariedade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504513857)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à territorialidade da lei, é INCORRETO afirmar:(OAB/SP. 2002)
		
	
	Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.
	 
	Não é aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privadas, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em voo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.
	
	Para efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem.
	
	Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504518147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante sequestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta: (178º Concurso de Ingresso na Magistratura/SP)
		
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	 
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504611961)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta: (Exame de Ordem 2009.1 OAB/ CESPE-UnB)
		
	
	De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.
	 
	O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
	
	Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.

Outros materiais