Buscar

Reação de Saponificação (Sabão x Detergente ) + Procedimento experimental - Experiencia para criar Sabão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Reação de Saponificação
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Sabão x Detergente 
Os sabões, derivados de óleos e gorduras animal e vegetal, são biodegradáveis. 
Isto significa que os resíduos gerados pela utilização destes é levado para lagos e rios e lá microorganismos presentes na água conseguem decompô-​los. Já os detergentes, que são derivados do petróleo, agem de maneira contrária, depositando-​se nos rios e formando uma densa camada de espuma. 
A biodegradabilidade dos sabões e não dos detergentes pode ser explicada por suas cadeias carbônicas, isto é, os microorganismos produzem enzimas que conseguem quebrar apenas moléculas lineares (i.e. as provenientes de sabão). As cadeias ramificadas, que caracterizam os detergentes, não conseguem ser reconhecidas pelas enzimas e, portanto, passam praticamente inalterados por esgotos e por estações de tratamento de efluentes (i.e. permanecem na água sem sofrer decomposição). 
Os detergentes e sabões também diferem bastante quanto aos seus comportamentos em águas duras e águas ácidas. Os primeiros não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões podem até perder seu poder de limpeza. Isto ocorre nos sabões porque os íos Ca2+ e Mg2+ presentes na água dura formam um precipitado insolúvel. Entretanto, os detergentes agridem mais a pele, por retirarem até mesmo a sua gordura natural presente, o que pode causar o seu ressecamento. 
Como atua o sabão? 
A água, por si só, não consegue remover certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de óleo. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apolares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque consegue, por assim dizer, "jogar nos dois times" ou possui dupla "personalidade", no que diz respeito a sua polaridade.
Podemos dizer que a cadeia apolar de um sabão é hidrofóbica 
(possui aversão pela água, a repele) e que a extremidade polar é hidrófila 
(possui afinidade pela água, a atrai). 
Dessa maneira, ao lavarmos um prato sujo de óleo, forma-se o que os químicos chamam de micelas, gotículas microscópicas de gordura envolvidas por moléculas de sabão, orientadas com a cadeia apolar direcionada para dentro (interagindo com o óleo) e a extremidade polar para fora (interagindo com a água). 
Vejamos agora como o sabão atua no processo de limpeza de gordura:
Diminuem a tensão superficial da água, de modo que esta possa "molhar melhor" os materiais (daí os sabões serem chamados de substâncias tensoativas, ou seja, substâncias que abaixam a tensão superficial de um líquido).
Concentram-se as partículas de óleo ou gordura em micelas coloidais, que se mantêm dispersas na água (daí os sabões serem chamados de substâncias emulsificantes ou surfactantes).
Impedem a aglomeração das micelas, que ficam protegidas por uma película e se afastam por repulsão de cargas elétricas. 
Os sabões, mistura dos sais de sódio dos ácidos graxos em C12 e superiores, são ineficientes em água dura (água contendo sais de metais mais pesados, especialmente ferro e cálcio). Os sabões são precipitados da água dura na forma de sais insolúveis de cálcio ou ferro (note, por exemplo, o anel amarelado das banheiras). Por outro lado, os sais de cálcio e ferro de hidrogeno - sulfatos de alquila são solúveis em água, e os sais de sódio destes materiais, por exemplo, CH3(CH2)10CH2OSO3-Na+(Lauril-sulfato de sódio) conhecidos como detergentes, são eficientes mesmo em água dura. Estes detergentes contêm cadeias alquídicas lineares como as gorduras naturais. Como são metabolizados por bactérias nas estações de tratamento de esgotos, chamam-se detergentes biodegradáveis. 
Impacto ambiental de sabões e detergentes
Diariamente, sabões e detergentes usados nas residências atingem o sistema de esgotos e acaba indo parar em rios e lagos. Lá, com o movimento das águas, forma uma camada de espuma na superfície, que impede a entrada de oxigênio, essencial para a vida dos peixes.
As aves aquáticas também são muito prejudicadas com a poluição da água por sabões e detergentes. Elas possuem um revestimento de óleo em suas penas e boiam na água graças à camada de ar que fica presa debaixo delas. Quando esse revestimento é removido, essas aves não conseguem mais boiar e se afogam.
Após algum tempo, esses resíduos de sabões são decompostos sob a ação dos microrganismos que vivem no ambiente aquático. A esse processo damos o nome de biodegradação.
Sabões são fabricados a partir de substâncias presentes na natureza viva (os óleos e as gorduras) e existem muitos microrganismos capazes de degradá-los. Todo sabão é biodegradável.
Já os detergentes sintéticos podem ou não ser biodegradáveis. Experiências mostram que os detergentes de cadeia carbônica não-ramificada são biodegradáveis, ao passo que os de cadeia ramificada não são. A legislação atual exige que os detergentes sejam biodegradáveis.
Em certas regiões a água é rica em íons Ca2+ e/ou Mg2+. Esse tipo de água é chamado de água dura. Nela, os sabões não atuam de modo satisfatório, pois ocorre uma reação entre esses cátions e o ânion do sabão, formando um precipitado (composto insolúvel). Isso pode diminuir ou até mesmo anular completamente a eficiência da limpeza.
Para resolver esse problema, os fabricantes adicionam ao produto uma substância conhecida como agente sequestrante, cuja função é precipitar os íons Ca2+ e Mg2+ antes que eles precipitem o sabão. Um dos agentes sequestrantes mais usados é o tripolifosfato de sódio Na5P3O10.
Há, no entanto, um inconveniente no uso desses agentes. Eles são nutrientes de algas e, quando vão parar num lago, favorecem a proliferação delas. Esse crescimento exagerado impede a entrada de luz solar; assim, as algas do fundo morrem (por falta de luz) e começam a apodrecer. Esse apodrecimento consome oxigênio da água, o que, por sua vez, acarreta a morte dos peixes. Esse processo é chamado de eutrofização do lago .
Referencias:
http://quimicasemsegredos.com/documents/Teoria/Saboes-e-Detergentes.pdf - acesso 27/07/12
http://hermes.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_27.htm - acesso 27/07/12
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAax0AJ/producao-sabao - acesso 27/07/12.
PARTE I
ATIVIDADE PRÁTICA 
Procedimento experimental
Nesta experiência será obtido um sabão de sódio a partir de óleo de “cozinha utilizado” como matéria-prima.
Reagentes:
 250 ml de Óleo de cozinha usado,
 40 g de solução de hidróxido de sódio (NaOH) .
80 ml de Agua 
165 ml de Etanol ( álcool etílico )
PROCEDIMENTO
Aquecer a água , adicionar ao hidróxido de sódio , agitar até que dissolva , adicionar o óleo, agitando durante 10 minutos , adicionar o etanol e agitar até que ocorra a homogeinização. Transferir para as formas e identificar .Aguardar aproximadamente 3 dias a 4 dias para secar.
Questões para entregar: 
1.Quais são os principais produtos químicos utilizados para a fabricação do sabão comum?
2) O hidróxido de sódio (NaOH) reage com ácidos graxos (gorduras) para formar os sabões. Que tipo de reação é esta? Esta reação deverá ser exotérmica ou endotérmica?
3. Foi usado água quente para fazer a reação. Poderia ter sido usado água fria ? Justifique
4. Qual a finalidade de se adicionar álcool durante a preparação do sabão?
5. Esquematize a reação química que ocorreu nesta aula prática?
Baseado no Texto enviado responda :
1. O que são grupos hidrofóbicos e hidrofílicos? 
2. Como se forma as micelas?
3. Explique por que os sabões são chamados de substâncias emulsificantes ou surfactantes?
4. Como ocorre o processo de eliminação da "sujeira" (gordura)? 
5. Por que a água dura é imprópria para a lavagem de roupas?
6. Como se da a ação de limpeza do sabão
7. Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?
8. O que é um detergente biodegradável?
 Maringá , 02 de Agosto de 2012.

Outros materiais