A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Teoria da Contabilidade

Pré-visualização | Página 5 de 7

Proteção Ambiental Americana (Environmental Protection Agency - (EPA), a contabilidade ambiental divide-se em três grandes grupos, quais são? Gabarito: 1- Contabilidade Ambiental Nacional; 2- Contabilidade Financeira; 3- Contabilidade Gerencial
7a Questão (Cód.: 58275) Conceitue capital intelectual Gabarito: Pode-se referir à capacidade intelectual humana, também ao conhecimento existente dentro da empresa tais como: marcas, patentes, designs, liderança tecnológica, clientes, lealdade de clientes (fundo de comércio), ponto comercial, tecnologia de informação, treinamento de funcionários, indicadores de qualidade, relacionamento com fornecedores, desenvolvimento de novos produtos.
9a Questão (Cód.: 57811) São avaliados como base no valor de patrimônio líquido: O investimento relevante em cada coligada, quando a investidora tenha influência na administração ou quando a porcentagem de participação da investidora representar 20% (vinte por cento) ou mais do capital social da coligada.
Questão: AV120113sCOF0454009D (222893)
3 - A construção do conhecimento contábil repousa em alicerces que são os postulados ambientais. Descreva esses postulados, com suas características.  Pontos da Questão: 1,5 Gabarito:
Entidade: O Postulado da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade. Por consequência dessa acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles de seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Continuidade: Esse postulado é baseado no pressuposto de que a empresa ou entidade é algo em andamento, em continuidade, que funcionará por prazo indeterminado. Uma empresa em processo de extinção (descontinuidade) ou liquidação será contabilizada por outras regras, pois a continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
Questão: 6 (212290) A LSA Lei das Sociedades por Ações, alterada pela Lei 11.941/2009, dispõe as contas de obrigações em grupos segundo seu vencimento. Assinale as contas patrimoniais representativas do capital dos sócios que ainda não integralizaram o capital:  Capital a Realizar.
Questão: 9 (212221) 
Segundo o FASB Financial Accounting Standards Board Statement nº 2, os gastos com pesquisa e desenvolvimento, representam um exemplo importante de deferimento de longo prazo. Entretanto, sua intangibilidade é discutível para fins de registro, tendo em vista que podem ser classificados como despesas. Assinale a alternativa que corresponde a essa discussão no Brasil:  Há uma tendência de sua classificação como despesas, quando o resultado do período é muito positivo. 
Questão: AV120113sCOF0454016D (222903)
10 - Algumas empresas estão perdendo dinheiro na hora de formar seus preços, porque não está usando o custo de reposição como base de valor na formação de seus preços!1 Este alerta certamente nos leva a pesquisa de um pouco de história que poderá nos ajudar a esclarecer mais essa polêmica de custos... 
Discorra sobre as diversas avaliações dos estoques de mercadorias na empresa ou sobre a temporalidade de contagem desses estoques. Gabarito:
Com o advento da revolução industrial no final daquele século XVIII, começamos a ter produção em série e em escala maior e como consequência os artesões começaram a desaparecer dando lugar às grandes fábricas. Com isso foram surgindo técnicas para cálculo de custos que foram se aperfeiçoando, surgindo algumas novas etapas para a contabilidade das empresas. Os inventários deixaram de ser periódicos e tornaram-se permanentes. Isso significou que os controles de entradas e saídas de mercadorias passaram a ser efetuadas a cada entrada e a cada saída. Com isso, surgiram também três novas técnicas na época para valorização dos estoques, que em traduzidas para nossa linguagem, chamamos de PEPS, “primeiro a entrar é o primeiro a sair”, UEPS “o último que entra é o primeiro que sai” e MPM “média ponderada móvel”.
3a Questão (Cód.: 58439) A respeito dos Princípios de Contabilidade, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA. I. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. II. Os ativos avaliados pelo seu valor de liquidação baseiam-se no Princípio da Continuidade, pressupondo que a Entidade continuará em operação no futuro. III. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. Está(ao) CERTO(S) apenas o(s) item(ns): I e III.
4a Questão (Cód.: 58643) Com relação às receitas e despesas, podemos afirmar que: I - Quando se trata de uma receita, há um aumento no capital dos proprietários.II - Quando se trata de um gasto onde haja a escrituração de custo ou despesa realizada, há uma redução no capital dos proprietários. III ¿ Quando pagamos a fornecedores, há uma redução do ativo, portanto, uma despesa.Estão corretas: Somente I e II.
9a Questão (Cód.: 57579) Baseado no Princípio do Registro Pelo Valor Original:I - A avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de saída, considerando-se como tais os resultados do consenso com os agentes externos ou imposição destes;II - Uma vez integrado no patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus valores intrínsecos, se admitido tão somente sua decomposição em elementos e/ou sua agregação, parcial ou integral, a outros elementos patrimoniais;III - O valor original não será mantido enquanto o componente permanecer como parte do patrimônio, inclusive quando da saída deste.Estão corretas: Somente II.
Questão: 3 (212146) Em determinados contratos assinados com fornecedores de bens ou empreiteiros, poderá haver a condição de retenção de um porcentual das faturas ou medições apresentadas. Assinale a alternativa condizente com a contabilização desse evento no passivo:  Dependendo do prazo poderá ser circulante ou não circulante 
Questão: 6 (212302) Com observância atenta aos ditames da legislação societária, como podemos conceituar os ativos de uma empresa?  Todas as alternativas apresentadas são restritas, pois deixam de fora o goodwill. 
Questão: 8 (212222) Quando lemos a citação: - Os componentes do patrimônio são avaliados em moeda corrente nacional, ou ainda, os componentes do patrimônio em moeda estrangeira são convertidos ao valor da moeda corrente nacional, à taxa de câmbio da data da avaliação. Esta contextualização corresponde a:  Resolução 732/92 do CFC 
Questão: 9 (212136) Caso não seja possível a vinculação dos gastos aplicados no ativo intangível com receitas futuras, o NPC nº VII do IBRACON estabelece que:  Pontos da Questão: 1 Os montantes ativados deverão ser imediatamente amortizados na sua totalidade.
Questão: 10 (212217) Desde que tecnicamente estimável, os registros das variações patrimoniais devem ser feitos mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência. Qual o princípio contábil aplicado a esta informação?  Oportunidade 
2a Questão (Cód.: 70938) Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A que Principio refere-se a afirmativa? O Princípio da PRUDÊNCIA
3a Questão (Cód.: 58436) O princípio fundamental de contabilidade da oportunidade aplicado à contabilidade indica que: as informações devem ser registradas e disponibilizadas no tempo oportuno para