A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Teoria da Contabilidade

Pré-visualização | Página 7 de 7

4 - Um sistema, segundo os melhores estudiosos, é um conjunto de partes relacionadas que interagem com um determinado objetivo. Descreva como esta abordagem sistêmica é aplicada na contabilidade. Gabarito:
Esta parece ser uma base profícua para a Contabilidade, que, de fato, pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômico-financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação. Este processo de comunicação implica o reconhecimento dos tipos de informação necessária para cada principal usuário da informação contábil e a avaliação da habilidade dos usuários em interpretar a informação adequadamente. Não parte de posições doutrinarias sobre qual é o tipo de decisão que leva a resultados adequados e não entra em critérios de julgamento tanto sobre a ética de determinado procedimento como sobre o uso dos poderes societários, mas procura entender as necessidades expressas de cada usuário e fornecer uma resposta adequada, com a única ressalva de que envolve, por parte do contador, um entendimento sobre as restrições do usuário, para utilizar uma grande gama de informações, e sobre as restrições de mensuração da própria Contabilidade. Realça, assim, a noção de relevância, talvez uma das poucas formas de delimitar a quantidade e a qualidade da informação prestada; caso contrário, não saberíamos quais os limites a serem impostos a comunicação e a informação. Envolve da Contabilidade dentro do processo ou sistema de informação empresarial. 
Questão: 5 (212326) Por conseqüência, na acepção das normas contábeis, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Assinale a alternativa condizente com o texto. Todas as alternativas estão corretas e se complementam. 
Questão: 7 (212164) Observe o texto abaixo: “Assim, todos os patrimônios, variados por suas finalidades, constituem o grande grupo da economia particular. Seguindo as premissas citadas, podemos concluir que estes elementos se definem no meio em que têm sua origem e se desenvolvem, classificados que são pelos componentes homogêneos e heterogêneos que os influenciam...” Podemos afirmar que estas palavras exprimem que tipo de visão contábil? Visão Sistêmica.
Questão: 9 (212223) Assinale a alternativa que contabilmente tenha caracteristicamente uma classificação como imaterial: Todas as alternativas correspondem à questão
Questão: 10 (212266) O Capital Intelectual aliado ao Goodwill, entre outros Ativos Intangíveis, não é um fato novo que se apresenta à Contabilidade. Por que a busca de mensuração desses intangíveis pelos acadêmicos e profissionais contábeis é constante? 
I. Porque o conhecimento agrega valor às empresas. 
II. Porque a contabilidade necessita de uma medida efetiva de avaliação deste ativo. 
III. Porque cada vez mais as empresas são avaliadas em função de sua tecnologia. 
Estão corretas: I e II
6a Questão (Cód.: 58784) Qual a periodicidade em que deve ser realizado o teste de impairment? Um ano.
8a Questão (Cód.: 58809) Qual é o objetivo da Demonstração do Valor Adicionado (DVA)? Registrar o valor da riqueza gerada pela companhia e a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
9a Questão (Cód.: 58277) A classificação dos elementos que compõe o capital intelectual está dividida em dois tópicos, quais são eles, como estão compostos? Capital humano - composto por conhecimentos, capacidades e valores humanos Capital Estrutural - composto por hardware, software, marcas, patentes, clientes