Buscar

001 IED Avaliando o Aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO – CCJ 0003
AVALiANDO o APRENDIzado_01
1º Período Direito / Manhã_2016
JAMES FÁBIO DE ARAÚJO SANTANA
Parte superior do formulário
	
	
	
	
	
	
		1.
		A Teoria Tridimensional do Direito...
		Quest.: 1
	
	
	
	
	idealizada por Hans Kelsen não foi bem aceita no direito brasileiro.
	
	
	prega, expressamente, a igualdade de direitos entre os cidadãos.
	
	
	surgida no século XIX, ainda hoje é bem aceita no universo acadêmico.
	
	
	se adaptou perfeitamente às formas de regimes ditatoriais.
	
	
	não concebe que a norma possa ser analisada isoladamente.
	
	
		2.
		Sendo uma disciplina propedêutica (introdutória) a IED pretende introduzir entendimentos e conceitos básicos ao aluno. Entre alguns abaixo selecionados, assinale a alternativa ERRADA:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a) A Doutrina ou Direito Científico, compõem-se de estudos e teorias, desenvolvidos pelos juristas, com o objetivo de sistematizar e interpretar as normas vigentes e de conceber novos Institutos jurídicos reclamados pelo momento histórico. É a communis opinio doctorum. Os estudos doutrinários localizam-se nos tratados, monografias, sentenças, artigos científicos e pareceres.
	
	
	b) O Direito se destina a regular a conduta do homem isolado.
	
	
	e) Os princípios gerais de direito normalmente não estão declarados nas normas jurídicas; estão implícitos, pois permitem a análise dos diversos sub-sistemas que compõem o ordenamento jurídico. 
	
	
	d) Os princípios são verdades ¿fundantes¿ de um sistema de conhecimento. Toda forma de conhecimento filosófico ou científico implica a existência de princípios, ou seja, de certos enunciados lógicos admitidos como condição ou base de validade das demais afirmações que compõem o saber jurídico. 
	
	
	c) A Doutrina oferece valiosos subsídios ao legislador na elaboração de novas leis, influencia nos costumes, na atividade judicial e no ensino jurídico. A atividade doutrinária beneficia e facilita o trabalho dos advogados e juízes assim como o dos estudantes de Direito, porque é capaz de proporcionar embasamento científico ao raciocínio jurídico. O instrumental básico dos estudantes são os livros e os códigos. Se a prática forense é necessária à formação do bacharel, a verdadeira cultura tem por fundamento o sólido conhecimento doutrinário.
	
	
		3.
		Júlio, Defensor Público aposentado, requer em juízo o pagamento de uma determinada verba que está sendo paga aos Defensores Públicos que estão na ativa, mas não aos que já se aposentaram. Fundamenta o seu pedido na regra da paridade entre servidores em atividade e aposentados, disposta no artigo 40, § 8º, da Constituição da República Federativa do Brasil, de acordo com o qual: "(...) os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade(...)". O pedido formulado por Júlio está fundamentado com apoio no:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Direito processual;
	
	
	Costume.
	
	
	Direito positivo;
	
	
	Direito natural;
	
	
	Direito autoral;
	
	
		4.
		Mévio está recém-casado com Maria, ex-namorada de seu vizinho Tício que, por essa razão, o detesta. Um belo dia, ao sair de casa para ir ao trabalho, Tício se depara com o veículo de seu desafeto estacionado na sua vaga de garagem, e movido por um ataque de fúria, dá um chute no automóvel, quebrando a lanterna. Ao saber do incidente, Mévio resolve ingressar junto ao Poder Judiciário em face de Tício, a fim de obter o ressarcimento dos gastos decorrentes da compra de uma nova lanterna para seu automóvel. Ao ajuizar a ação em face de seu vizinho, Mévio está fazendo uso de seu: 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Direito objetivo
	
	
	Direito Penal
	
	
	Direito natural.
	
	
	Direito privado
	
	
	Direito processual
	
	
		5.
		Integrantes do movimento dos "sem-teto" invadiram um prédio na Barra da Tijuca Rio de Janeiro. Alegaram não possuir moradia e, tendo em vista estar o imóvel abandonado há muitos anos, levando-se em conta a função social da propriedade, direito reconhecido constitucionalmente, acreditaram ser possível tomar a posse das unidades habitacionais para nelas residirem. O proprietário, por seu turno, ajuizou ação de reintegração de posse em face dos ocupantes, alegando que a propriedade privada também tem proteção constitucional, devendo este direito prevalecer, em razão da garantia da segurança das relações sociais. O direito de propriedade representa um interesse pessoal ou social? 
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O direito de propriedade combina o interesse privado e o interesse público, por sua função social
	
	
	O direito de propriedade representa exclusivamente um interesse pessoal 
	
	
	O direito de propriedade representa exclusivamente um interesse fundado no caráter absoluto e no efeito erga omnes que possui. 
	
	
	O direito de propriedade representa exclusivamente um interesse social. 
	
	
	O direito de propriedade representa exclusivamente um interesse patrimonial, por sua função garantidora da autonomia da vontade. 
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais