Buscar

RESUMO PARA AV1 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS word

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PARA AV1 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Conhecimento Científico – é racional, sistemático pode ser quantificado. Sua origem está ligada a metodologia científica. Ele vem pra reforçar ou refutar o senso comum. Não necessariamente ir contra.
Conhecimento Religioso – é dado como incontestável. Trabalha com o sobrenatural para o mundo que pode proporcionar ao homem uma salvação.
Conhecimento filosófico – é a busca pelo conhecimento por meio da reflexão e crítica que bate de frente com o conhecimento científico. Pode ser compreendido como amor à sabedoria.
Senso Comum – conhecimento aceito como verdade pela sociedade e passado por tradição. ex: Comer manga com leite faz mal.
Mito – figuras lendárias. Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades que estão além do mundo natural: são sobrenaturais. Ex: mitologia grega.
Método – é o caminho que o pesquisador percorre até chegar ao resultado. 
Antropologia – estuda o homem tanto individualmente quanto em sociedade e seus aspectos culturais (comportamento dos grupos sociais) o relativismo cultural. Não existe cultura melhor ou pior. Todas são trabalhadas a seu modo.
Sociologia – estuda a sociedade 
Ciência Política – estuda a questão do poder, da autoridade.
Relativismo Cultural – Mostra que mesmo que as pessoas considerem que existam sociedades mais evoluídas que as outras, no fim todas são evoluídas a seu modo. Parte do princípio de que cada cultura se expressa de forma diferenciada. Cada ação do ser humano deve ser julgada a partir de sua cultura.
Etnocentrismo – Prática de julgar outras culturas comparando com a nossa. Significa que o indivíduo enaltece sua cultura. Ex: Hitler exalta que a raça ariana é soberana. 
Diversidade Cultural – Estuda os diferentes hábitos, as formas, as diferentes formas de interpretação de comportamento humano.
Etnografia – 1. Busca estudar aspectos culturais de um povo por meio da coleta de dados, por meio da experiência de convívio entre antropólogos e seu objeto de estudo. 2. Método antropológico que estuda aspectos culturais de um povo ou indivíduo por intermédio da coleta de dados.
Passo a passo da prática etnográfica
O antropólogo vai ao campo e vivencia uma cultura diferente
Ele faz registro da sua vivência.
Retorna para sua cultura e finaliza sua escrita/relatório
Antropólogo de gabinete – envia um auxiliar para vivenciar determinada cultura. Esse relata ao antropólogo a experiência vivida para que se faça a escrita.
Ciências Sociais X Ciências Naturais – A primeira busca uma interpretação da realidade; é subjetiva, defende nossa observação; interpreta fenômenos da sociedade; o pesquisador se inclui na pesquisa; tem por objetivo estudar a sociedade; trabalha com verdades dinâmicas que estão em constante modificação em diferentes localidades. A segunda se utiliza do método cientifico; se baseia na experimentação; é objetiva; defende o rigor científico; prioriza a exatidão; uma consequência dessa ciência é fazer com que dois observadores, com localidades distintas, consigam o mesmo resultado caso sigam o rigor metodológico.

Outros materiais