Buscar

Palestra profissional industria petrolifera - Adalena [3]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Viçosa – Curso de Engenharia Química
Disciplina : Introdução à Engenharia Química – ENQ100
Aluno: Gustavo Freire da Silva - 78513 		Professora: Rita Superbi
Data: 23/08/2013
Palestra: O profissional da indústria petrolífera
Palestrante: Profa. Dra. Adalena Kennedy
As características dos profissionais na indústria petrolífera são comuns à áreas distintas, tais como: financeiros, economistas, advogados, especialistas de marketing. Para se perceber a interação entre essas distintas áreas, é comum se dividir em dois grupos de atividades: grupo Upstream e grupo Dowstream.
Grupo upstream: Geólogos, Geofísicos, Paleontólogos, Estratígrafos, Sedimentólogos, Petrofísicos, Engenheiros de reservatório, Engenheiro de tecnologia de produção e Engenheiros de Sondagem.
Grupo downstream: Engenheiros de Producao Engenheiros de Processos, Engenheiros Mecanicos, Engenheiros Civis, Todos os profissionais ligados diretamente a unidades petroliferas.
Especialistas VS Generalistas: 
Equilíbrio difícil
O especialista visualiza a árvore e o generalista a floresta. Com isso, percebe-se que na indústria petrolífera, há especialistas que estudam unicamente o poço e os generalistas que tem o conhecimento geral sobre o campo mas não tem um conhecimento profundo dos seus elementos constituintes.
Áreas de especialidades:
Geofísicos e geólogos: As áreas de especialidade na indústria petrolífera são variadas e o nível de participação dos diferentes especialistas depende muito da fase em que se encontra o projeto petrolífero.
Engenharia de petróleo: A Engenharia de Petróleo pode ser dividida em seis áreas básicas: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poço/Perfuração, Engenharia de Poço/Completação, Processo de Produção, Economia do Petróleo e Tecnologia Offshore.
Engenharia de reservatório: Engloba as atividades de determinação das propriedades petrofísicas das rochas reservatório e das propriedades dos fluidos da formação produtora de óleo e gás; estimativa da reserva; acompanhamento, planejamento e desenvolvimento de campos; interpretação de resultados de testes de pressão; simulação e previsão de comportamento de reservatórios de óleo e gás; métodos de recuperação.
Engenheiros de sondagem: São responsáveis pelas operações de sondagem e fornecedores de brocas.
Engenheiros de produção: O trabalho do engenheiro de produção de petróleo inclui a análise, interpretação e otimização da performance de cada poços de extração.
Engenharia de processos: É o trabalho de um grande número de engenheiros químicos envolvidos na escolha de etapas e na ordem adequada. É fundamental o conhecimento dos equipamentos de processo envolvidos na producao, na separacao e no transporte dos produtos.
Engenheiro de projeto: Executam o dimensionamento das unidades de processamento das unidades de processamento, armazenagem e exportação de petróleo e gás.
Indústria química
A indústria química, em geral, converte as matérias primas no seu estado natural em uma forma mais útil. A indústria do petróleo transforma esta matéria bruta em diversos combustíveis (GLP, gasolina, querosene de aviação e óleo diesel, óleos lubrificantes e muitos outros derivados).
Processos Químicos
A transformação de uma dada matéria-prima em um ou mais bens de consumo ou bens de produção, de utilidade para o homem consiste, de uma forma geral, de um conjunto de etapas que envolvem alterações na composição química e/ou alterações físicas no material que está sendo processado.
Petroquímica
A Industria Petroquímica interage fortemente com os demais ramos da indústria quimíca e com a própria vida das pessoas. Hoje em dia, tornou-se uma atividade fabril imprescindível, pois é ela quem produz os compostos químicos necessários para a produção dos bens de consumo da sociedade moderna. A partir da indústria petroquímica que também é extraída alguns compostos utilizados em laboratórios no geral.

Outros materiais