Buscar

Palestra Nanotecnologia - Deusanilde [2]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Viçosa – Curso de Engenharia Química
Disciplina : Introdução à Engenharia Química – ENQ100
Aluno: Gustavo Freire da Silva - 78513 		Professora: Rita Superbi
Data: 23/08/2013
Palestra: Nanotecnologia
Palestrante: Profa. Dra. Deusanilde
	Inicialmente é necessário definir o conceito de Nanotecnologia: a palavra deriva do grego e o termo “nano” significa “anão”. Em linguagem técnica, “nano” (n) pode ser usado em qualquer unidade de medida e representa a bilhonésima parte, ou seja, 10-9. O termo “tecno” significa arte, ofício e prática. O termo “logia” significa conhecimento, estudo e ciência.
	A nanotecnologia comecou a ser estudada pois os cientistas descobriram que o tamanho da partícula podem alterar no comportamento dos materiais.
“Nanotecnologia significa, de maneira geral, a habilidade de manipulação átomo por átomo na escala compreendida entre 0,1 a 100 nm, para criar estruturas maiores com nova organização estrutural, normalmente, para fins comerciais.”
	Eventualmente pode-se ocorrer a confusão entre as definições de nanociência e nanotecnologia. A distinção é a mesma para ciência e tecnologia:
Ciência e o conjunto de conhecimentos adquiridos ou produzidos que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas; já tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente cientificos, aplicados a um determinado ramo de atividade geralmente com fins industriais.
Nanotecnologia se define entao pela habilidade de medir, manipular e organizar a matéria em nano escala. O entendimento do homem sobra o comportamento da matéria já vem desde a antiguidade: 
Aristóteles acreditava que a matéria se dividia sem limites.
Leucipo em 440 a.C. foi o primeiro a dizer que a matéria era constituída de unidades pequenas e indivisíveis, chamadas posteriormente de átomos.
Dalton em 1803 determinou molécula como agrupamento de átomos.
Albert Einsten em 1905 aumenta a credibilidade da teoria atomista com a explicação do movimento browniano e a colisão entre átomos.
Rutheford em 1911 prova a existência de núcleos nos átomos, com elétrons circulando em órbitas ao redor.
Em 1932 foi descoberto que o núcleo possuía cargas positivas chamadas de prótons e partes neutras chamadas de neutrons e que tinham praticamente a mesma massa.
Richard Feynmam em 29 de dezembro de 1959 proferiu uma palestra na American Physycal Society que fez com que os cientistas acreditassem na manipulação de átomos e/ou moléculas em escala nanométricas.
Na utilização da nanotecnologia para construção de nanomateriais, nanodispositivos e nanoestruturas a construção pode ser feita de duas formas: bottom-up ou top-down.
- Construção bottom-up: Tecnologia por meio da qual blocos fundamentais são usados para construir estruturas maiores, ou seja, construção de baixo para cima; ex: engenharia de átomo usando a ponta de um scanner.
- Construção top-down: Tecnologia que usa metodos de erosao ou desgaste para produzir blocos de construcao e, ou, dispositivos a partir de uma peca maior, isto e, uma construcao de cima para baixo; ex: produção de nanofibras e nanocristais de celulose a partir da biomassa.
Quando se trabalha em escalas nanométricas percebe-se outros fenômenos que não acontecem em escalas macroscópica. Essa alteração de comportamento está relacionada com as forças fundamentas como gravidade, atrito, eletrostática, etc, às quais mudam de importância quando a escala é produzida.
Em escala macroscópica, a força gravitacional e a força de atrito são predominantes, já em escala nanométrica, ou seja, a medida em que as dimensoes dos materiais vao sendo reduzidas, as forcas gravitacional e de atrito se tornam menos importantes dando lugar a outras forcas como a eletrostática, forças de van der Walls, etc.

Outros materiais