Buscar

Palestra Biorrefinaria - Aredes [1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Viçosa – Curso de Engenharia Química
Disciplina : Introdução à Engenharia Química – ENQ100
Aluno: Gustavo Freire da Silva - 78513 		Professora: Rita Superbi
Data: 23/08/2013
Palestra: Biodíesiel ou biorrefinaria?
Palestrante: Prof. Marcio Arêdes
Para se tratar de biodísiel ou biorrefinaria é preciso destacar a definição de biorrefinarias. Bem, sas refinarias de petróleo se extrai os componentes do mesmo. Nas biorrefinarias não é tão diferente, utiliza-se estruturas orgânicas para se extrair componentes almejados.
O Objetivo principal da utilização de fontes renováveis de energia é a tentativa de reduzir a taxa de emissão de CO2 na atmosfera uma vez que para se produzir a biomassa é utilizado certa quantidade de CO2 que é reposta após a queima, diferente da queima de combustíveis fósseis, que só aumenta a quantidade de gás carbônico na atmosfera.
Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Se analisar a fonte de energia bruta, chegaremos ao processo de conversão fotossintético. Portanto é plausível dizer que a biomassa é uma fonte indireta da energia solar. A energia provinda da biomassa é denominada de Agroenergia.
Na agroenergia a forma final biomassa é chamada de biocombustíveis. Os principais biocombustíveis são: Lenha, Carvão, Diesel/Biodiesel, Etanol, etc. No caso do carvão, nas usinas de fabricação de ferro ele não é um biocombustível e sim um reagente durante o processo de produção. 
Quando se trata da produção de etanol, o Brasil está na frente de todos os países produtores: produzindo numa quantidade maior e com o menor preço. Isso porque no Brasil sempre foi investido na pesquisa e aprimoração da fabricação de etanol. Já quando se trata de biodíesel, o Brasil está em último: efeito contrário com o etanol e o Brasil praticamente só utiliza soja e com a soja o tri(alcil)glicerídeos é mais caro de ser extraído porque há em pouca quantidade. Com a produção de soja foi-se criado o mercado de óleo de soja, pois era resíduo da extração e se buscou obter lucros. O biodíesel é uma mistura de ésterés metílicos e etílicos.
A Biorrefinaria entraria no ciclo com biodigestores para utilizar a torta e produzir Biogás e hidrogênio. Biorrefinaria é uma usina que converte biomassa em combustíveis, energia e produtos químicos.

Outros materiais