Buscar

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA ATIV. 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
ATIVIDADE 6
		Art. 30(Constituição Federal). Compete aos Municípios:
I - legislar sobre assuntos de interesse local;
II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;
III - instituir e arrecadar os tributos de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei;
A teor do que dispõe o artigo 30 da Constituição da República, a competência legislativa dos Municípios caracteriza-se pelo princípio da predominância do interesse local. Assim, é INCORRETO afirmar que compete ao Município legislar sobre:
	
	
	
	
	
	Tempo máximo de atendimento ao público nas agências bancárias locais.
	
	
	Todas as opções estão incorretas. 
	
	
	Plano Diretor. 
	
	
	Horário de funcionamento do comércio local. 
	
	
	Horário de funcionamento das agências bancárias locais.
		Corresponde ao conceito de Federação:
 
I - É uma associação de Estados soberanos, que podem eventualmente adotar uma constituição comum.
II - Costuma ser instituída para lidar com assuntos cruciais como defesa, relações exteriores, comércio internacional e união monetária.
III - Instituída por Estados autônomos, isto é, possuem um conjunto de competências ou prerrogativas garantidas pela constituição que não podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo Governo Central. Entretanto, apenas o Estado Federal é considerado soberano.
	
	
	
	
	
	Somente III está correta.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	I e II estão corretas.
		Segundo a Constituição Federal, tem competência para realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União no que se refere à legalidade, legitimidade e economicidade:
	
	
	
	
	
	A Câmara dos Deputados, por intermédio de suas comissões permanentes e o Tribunal de Contas da União. 
	
	
	O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e as Comissões do Congresso Nacional. 
	
	
	O Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. 
	
	
	O Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organiz
		Sobre soberania e autonomia no Estado Federal. Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras(V) ou falsas(F) e depois marque a opção correspondente.
I- ( ) Os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) são todos soberanos, nos termos da Constituição Federal.
II- ( ) Nos termos da Constituição Federal, há situações, excepcionalíssimas, em que uma entidade federada poderá intervir em outra, afastando temporariamente sua soberania.
III- ( ) Como consequência da autonomia dos entes federados inexiste subordinação entre eles.
IV- ( ) Não há precedência de um ente federado sobre outro, mas sim distribuição de competências, em caráter privativo ou concorrente.
	
	
	
	
	
	I-(V); II-(V); III-(V) e IV-(V).
	
	
	I-(F); II-(F); III-(F) e IV-(F).
	
	
	I-(F); II-(F); III-(V) e IV-(V).
	
	
	I-(V); II-(F); III-(F) e IV-(V). 
	
	
	I-(V); II-(V); III-(F) e IV-(F).
		A Constituição Federal, preocupada em proteger o pacto federativo, estabeleceu alguns comandos constitucionais que são verdadeiras garantias constitucionais da nossa Federação. Qual dos itens abaixo não corresponde a uma destas garantias?
	
	
	
	
	
	Imunidade recíproca de impostos: impõe a vedação constitucional de exigência de impostos entre os entes federados, impedindo que a autonomia de um ente político seja prejudicada por outro. (Art. 150, inciso VI, "a", da CF/88).
	
	
	Controle de constitucionalidade: a atribuição ao Poder Legislativo da competência para exercer o controle de constitucionalidade possibilita que ele fiscalize o exercício pelos entes federados das competências delineadas no texto constitucional, porquanto a atuação de qualquer um dos entes federados fora de suas competências próprias configura atuação inconstitucional, passível de anulação pelo Poder Legislativo, por meio das leis. 
	
	
	Rigidez da Constituição: o fato de a Constituição Federal ser rígida dificulta a modificação da repartição de competências entre os entes políticos, haja vista que esta somente será possível mediante a aprovação de emenda à Constituição, pelo procedimento especial e árduo, exigido constitucionalmente.
	
	
	Processo de intervenção: em certas hipóteses, a intervenção de um ente federado sobre o outro tem por fim específico assegurar a manutenção e o equilíbrio de nossa Federação.
	
	
	Repartição de competências: ao distribuir as competências públicas entre os diferentes entes políticos, a Constituição Federal outorga-lhes autonomia para a atuação no âmbito das respectivas áreas, assim assegurando o equilíbrio federativo.
		Assinale a opção correta acerca do pacto federativo brasileiro. 
	
	
	
	
	
	São da competência legislativa da União a definição dos crimes comuns e de responsabilidade, além do estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento, em relação ao Presidente da República, competindo aos Estados-Membros, porém, desde que observados os parâmetros traçados na norma geral federal, definir as normas específicas atinentes aos Governadores.
	
	
	São integrantes do pacto federativo brasileiro os Estados-Membros, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, já que a soberania é atributo exclusivo da União.
	
	
	Compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte, contudo, o transporte coletivo é de competência municipal.
	
	
	Para a criação de novos Municípios é necessária prévia consulta por plebiscito convocado pela Câmara de Vereadores.
	
	
	A competência suplementar, correlativa da competência concorrente, significa a possibilidade de disposição sobre o mesmo assunto ou matéria por entes federados diferentes, que nesse ponto atuam juntamente e em pé de igualdade.

Outros materiais