Buscar

GESTÃO SOCIAL ATIV. 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO SOCIAL 
ATIVIDADE 6
	
	Em que regiões ou países abaixo relacionados, a área social é gerida como bem público, de forma descentralizada e intensamente participativa?
	
	
	
	
	
	Na Áustria e nos países do antigo Leste Europeu. 
	
	
	Na Itália e nos países da Europa. 
	
	
	Na Bahamas e nos países do Caribe. 
	
	
	No Canadá e nos países escandinavos. 
	
	
	Nos Japão e nos países do Extremo Oriente.
		A agenda social nos Governos democráticos é um processo complexo, gerando algumas vezes tensões e conflitos. No Brasil não é diferente, tendo em vista as desigualdades sociais e de demandas não resolvidas. Nesse contexto, marque a opção verdadeira:
	
	
	
	
	
	A agenda governamental pode ser definida como a lista de problemas ou assuntos que recebem atenção e prioridade por parte do governo e dos cidadãos.
	
	
	A formação da agenda governamental conta com a participação do alto staff da administração pública, do Ministério Público e de parlamentares do Poder Legislativo.
	
	
	A formação da agenda governamental não é influenciada pelas características próprias das instituições do Poder Executivo responsáveis pela produção de políticas públicas.
	
	
	Na maioria das vezes os grupos de pressão agem mais no sentido de incluir temas na agenda governamental, enquanto os acadêmicos utilizam seu forte poder de veto.
	
	
	No mundo contemporâneo, a formação da agenda governamental sofre influência dos seguintes atores governamentais: grupos de pressão, acadêmicos e opinião pública.
		O que está contribuindo para que o Brasil viva uma mudança de paradigma na condução das políticas públicas, tornando o desenvolvimento mais distributivo e sustentável? 
	
	
	
	
	
	o fato da maioria poderem comprar celulares, computadores e ar condicionado, melhorando o conforto em suas vidas. 
	
	
	as políticas de apoio social, pois elas ajudam as pessoas a não se sentirem pobres. 
	
	
	as obras que os governos têm feito para melhorarem a movimentação nas vias urbanas. 
	
	
	os investimentos que a Petrobrás tem feito para extrair petróleo no pré-sal. 
	
	
	as políticas sociais, pois elas estão mostrando grande possibilidade de dinamização das economias locais, com significativo impacto no fortalecimento do mercado interno. 
		O chamado Terceiro-Setor aparece como uma alternativa de organização que pode, contribuir para que ao se articular com o Estado?
	
	
	
	
	
	assegurar maior participação da juventude nas decisões do seu bairro. 
	
	
	aparecer como um importante veículo para receber recursos do entes públicos. 
	
	
	assegurar a participação cidadã ao trazer respostas inovadoras. 
	
	
	contribuir para construção de um processo mais democrático entre os partidos nos bairros. 
	
	
	desenvolver um modelo mais participativo entre os representantes dos bairros e as lideranças políticas.
		Assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	
	
	A implantação da Agenda Social, contribui para redução das desigualdades sociais, promovendo um desenvolvimento mais distributivo e sustentável.
	
	
	A Gestão Social nos obriga a repensar as formas de organização social, redefinindo a relação dos atores estatais, empresariais e comunitários;
	
	
	No chamado desenvolvimento local, a urbanização permite articular o social, o político e o econômico em políticas integradas e coerentes, a partir de ações de escala global. 
	
	
	O Terceiro Setor aparece como uma opção de organização que estimula a participação cidadã, ao trazer respostas inovadoras;
	
	
	As tendências recentes da gestão social nos obrigam a repensar formas de organização social, a redefinir a relação entre o político, o econômico e o social, a desenvolver pesquisas cruzando as diversas disciplinas.
		Das duas alternativas abaixo, qual traduz melhor o quadro proposto pelas situações caracterizadas a seguir: (1) o cidadão associado à gestão da saúde do seu bairro está interessado em não ficar doente e está consciente de que se trata da sua vida; (2) ou um pai, associado à gestão da escola do seu bairro, não vai brincar com futuro dos seus filhos. 
	
	
	
	
	
	A forma mais eficiente é a adotada pelo países da Europa, que por serem mais antigas conseguir conciliar os novos modelos com as antigas tradições. 
	
	
	A forma mais adequada sugere um novo paradigma, onde o cidadão assume a gestão dos recursos arrecadados e executa a sua aplicação. 
	
	
	A forma adotada pelos países ricos tem mostrado ser a mais adequada, pois não existe miséria entre eles, basta ver o exemplo dos EUA. 
	
	
	A forma mais eficiente de atendimento ao direto do cidadão, apontando para novos paradigmas onde o desenho sugere desenhar uma forma desburocratizada e flexível de Gestão Social. 
	
	
	A forma mais correta é onde os cidadãos assume o controle do governo e os governantes acatam 100% o que a população determina.

Outros materiais