Buscar

Apol ll Fase ll Modelos contemporaneos de Adm.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol ll - Fase II – Nota 100
Disciplina(s):
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Modelos Contemporâneos de Gestão
Questão 1/5
(CONCURSO- Analista Técnico Administrativo- Superior/ESAF/2014) Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.
( )Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.
( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.
( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
	
	A
	E, C, C, C
Questão 2/5
A regra de ouro da reciprocidade — “trate os outros da mesma forma como gostaria de ser tratado” — é antiga e bem aceita. Mas, ela não é suficiente quando queremos alcançar o sucesso nos negócios e na vida. Isso porque o sucesso não tem a ver só com você: ele requer outros. Você precisa ajudar os outros a alcançarem os sonhos deles, se você quiser atingir o seu. Precisa se conectar as memórias e desejos deles. Sendo assim, a regra deveria ser mais parecida com “trate os outros da forma como eles gostariam de ser tratados por você” — que foi o que um sábio pai fez para escolher um mentor para seu filho há mais de 2300 anos. Na minha experiência, o que distingue aqueles que alcançam posições de cúpula em uma estrutura organizacional ou constroem grandes organizações é a vontade de ajudar os outros a alcançarem seus objetivos. Eles ensinam, ouvem e desenvolvem pessoas.
ALBION, M. O que nos faria líderes admirados e eficazes como Alexandre, o Grande? Endeavor Brasil, 2015. Disponível em: < https://endeavor.org.br/alexandre-grande-lider/>
O líder para alcançar seus objetivos deve empregar um estilo que seja confortável e produtivo tanto para ele quanto para sua equipe. Nesse sentido, a liderança democrática se baseia na:
	B - Na tentativa da chefia em tentar ouvir as ideias da equipe, aceitar sugestões, estimular, encorajar a participação de todos.
	
Questão 3/5
(CESGRANRIO- 2014- Banco do Brasil) Uma empresa do setor bancário atua de maneira bastante agressiva no mercado, sempre buscando informações dos concorrentes para poder antecipar-se ao lançamento de novos produtos. Com esse objetivo, seus empregados são treinados constantemente para serem participativos na criação de novos produtos e na identificação das necessidades do mercado e de seus clientes. 
As características apresentadas por essa empresa são relativas à:
	
	A
	Cultura organizacional
Questão 4/5
Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que podem englobar desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado. Ainda assim, saber dar nó em pingo d’água não é o suficiente para ser um bom líder. Algumas habilidades são essenciais para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades.
VAZ, T. Quais habilidades um gestor de sucesso precisa ter? Revista Exame, 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-habilidades-essenciais-de-um-bom-lider>
Mintzberg apresenta, em seus estudos, oito habilidades que devem ser inerentes aos gestores.  Associe as colunas que contemplem os conceitos das habilidades apresentadas por tal autor.
I. Habilidade de Relacionamento
II. Habilidades de Liderança
III. Habilidade de Resolução de Conflitos
IV. Habilidade de Processamento de Informações.
V. Habilidade de Tomar Decisões em Condições de Ambiguidade
VI. Habilidade de Alocação de Recursos
VII. Habilidades Empresariais
VIII. Habilidades de Introspecção
a) Características interpessoais para intermediar conflitos entre pessoas e capacidade para decidir quanto se faz necessários resolver certos distúrbios.
b) Saber lidar com as situações imprevistas, pois elas necessitam ser diagnosticas e exige do gestor a capacidade de decidir se é necessária alguma ação.
c) Capacidade de estabelecer e manter tantas relações formais quanto informais com os colegas, prioritariamente os do mesmo nível hierárquico.
d) Consiste em aprender a construir redes informais e desenvolver habilidades de comunicações.
e) Fornece ao gestor os critérios para a definição de prioridades a fim de que as escolhas sejam as melhores.
f) Capacidade de reflexão e autoanálise, pois o gestor compreender seu cargo e seu impacto para a organização.
g) Se baseia na busca de problemas e oportunidades e a implantação controlada de mudanças organizacionais.
h) Essencial para a realização de tarefas que envolvem equipe.
Assinale a alternativa que faz a associação correta entre as colunas:
	E
	I (C); II (H); III (A); IV (D); V (B); VI (E); VII (G), VIII (F
Questão 5/5
"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação." (Drucker,2004, palestra na universidade  de Oxford)
A base da gestão administrativa está na capacidade que o gestor tem de utilizar todos os recursos disponíveis para administrar o negócio de maneira organizada. Quando falamos dos recursos disponíveis não estamos falando apenas dos membros da empresa que realizam diretamente o trabalho ou dos equipamentos adquiridos, mas também todos os indiretos (http://www.administradores.com.br, acessado em 30/11/2015)
Marque a resposta correta.
São características do Administrador:
	
	E
	Todas as alternativas.

Outros materiais