Buscar

Reflexão Filme A Onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME
Filme: A Onda 
Título original: Die Welle
País: Alemanha
Ano: 2008
Roteiro: Dennis Gansel e Peter Thorwarth
Elenco principal: Jurgen Vogel (Rainer Wenger), Max Riemelt (Marco), Maximilian Mauff (Kevin), Christiane Paul (Anke Wenger), Jennifer Ulrich (Karo, Maximilian Vollmar (Bomber), Frederick Lau (Tim), Cristina do Rego (Lisa) e Elyas M' Barek (Sinan)
Sinopse: Um professor fica responsável por lecionar aulas sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Para conseguir a atenção e o interesse dos alunos, o professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura. Porém, esse experimento vai além dos limites e acaba desencadeando consequências inesperadas.
REFLEXÃO 
É nesse contexto que o filme se desenrola. A ‘boa’ e impensada intenção do professor acarreta consequências trágicas que fogem totalmente ao seu controle, demonstrando o quanto o papel do professor é importante para o aluno construir sua identidade ideológica, política, social e pessoal.
Na sua função de docente, tão influente ou até mais do que a própria família, o poder de construção e destruição de uma vida está em suas mãos, lhe atribuindo instantaneamente uma responsabilidade pedagógica e social com relação à vida de seus alunos. 
Isso é claramente notado no filme ‘A Onda’, pois o professor utilizando de uma estratégia educativa dinâmica e voltada para a prática, com o objetivo dos alunos compreenderem melhor os conceitos sobre autocracia, anarquismo e fascismo, acaba por não acompanhar o processo de desenvolvimento das atitudes de seus alunos, chegando até mesmo a fechar os olhos para o emergente problema causado por sua aula, já que há uma tentativa frustrada de alguns alunos em alertá-lo sobre as desastrosas ocorrências que vinham acontecendo decorrentes da sua proposta ‘educativa’.
É possível notar pelo filme que, mesmo atualmente, podem-se criar doutrinas ideológicas em sala de aula, utilizando apenas o ‘poder da palavra’, principalmente de alguém que exerce um papel tão importante na sociedade, como o professor, por exemplo, pois não raras vezes é visto como modelo a ser seguido pelos seus alunos.
A família também é tema abordado no filme, pois dependendo de seus diferentes modelos de estruturação, problemas e crenças ideológico-sociais, podem vir a apoiar ou se deixar manipular por determinadas atitudes e ideais políticos, chegando mesmo à alienação e ao cultivo de lideranças autoritárias, onde não há espaço para a democracia, mas sim, para a ‘psicologia das massas’, em que o indivíduo, para se sentir pertencente a um determinado grupo, se deixa influenciar pela maioria.
Enfim, pelo ‘poder’ atribuído ao professor na construção do saber de um indivíduo, há que se pensar na importância de suas palavras, na escolha de metodologias e estratégias de ensino, nos padrões e didáticas pedagógicas a serem empregadas e até mesmo em suas atitudes cotidianas de cidadão, pois é a partir desses elementos que os alunos constituirão sua identidade, cujo papel de cada um terá significativa importância na sociedade.
 	
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Campus de São José do Rio Preto

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes