Buscar

Teníase: Parasitose causada pela Tênia

Prévia do material em texto

Teníase
A teníase é uma parasitose causada pela presença do verme Tênia, também conhecida como solitária, no intestino delgado do ser humano, podendo originar sintomas como enjoos, diarreia ou dor abdominal, por exemplo. Ela é transmitida pela ingestão de carne de boi ou de porco crua ou mal cozida, que está contaminada com o parasita.
A teníase e a cisticercose são doenças causadas pelo mesmo parasita, porém, a teníase é causada pela forma adulta da Tênia que se desenvolve no intestino delgado e a cisticercose pela ingestão dos ovos que se alojam nos tecidos, como coração ou cérebro, por exemplo.
Os agentes causadores ou agentes etiológicos da teníase são a Tênia Solium, na carne de porco, ou a Tênia Saginata, na carne de boi.
Tênia Solium
Tênia Saginata
Diferença entre as espécies da Tênia
Sintomas de teníase
Os sintomas de teníase incluem:
Diarreia frequente ou prisão de ventre;
Enjoo;
Dor abdominal;
Dor de cabeça;
Falta ou aumento do apetite;
Irritação;
Cansaço e insônia.
A teníase geralmente não provoca sintomas, no entanto na presença destes sintomas, o indivíduo deve consultar um gastrenterologista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento.
O diagnóstico da teníase, normalmente, é feito através da análise do exame de fezes e da observação da Tênia no bolo fecal.
Tratamento para teníase
O tratamento para teníase, geralmente, é feito com remédios antiparasitários, como a Niclosamida, o Mebendazol ou Albendazol, por exemplo, prescritos pelo médico.
Saiba mais sobre o tratamento para teníase.
Ciclo de vida da teníase
O ciclo de vida da teníase pode ser representado da seguinte forma:
A teníase é adquirida pelo homem quando ele ingere carne de porco ou de boi contaminada com as larvas da tênia. As larvas da tênia alojam-se no intestino delgado, evoluindo para a sua forma adulta. Depois de 3 meses, a tênia adulta começa a liberar os seus ovos que serão eliminados através das fezes.
Prevenção da teníase
Para prevenir a teníase, deve-se adotar alguns cuidados como:
Não ingerir carne crua ou mal cozida;
Beber água mineral, filtrada ou fervida;
Lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições;
Lavar os alimentos com água filtrada.
Além destas medidas, é importante dar água limpa aos animais e não adubar a terra com fezes humanas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes