resumo ciencias socias prepara av 1
7 pág.

resumo ciencias socias prepara av 1


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais11.850 materiais137.000 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fundamentos das Ciências Sociais
Resumo - Av1:
 - Senso comum e conhecimento científico. 
As coisas não têm um sentido em si, os homens é que lhes dão sentido, através do pensamento e da palavra, que,sistematizados de alguma maneira, formam o CONHECIMENTO.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos.Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.Saiba mais sobre o significado de conhecimento empírico.O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos.Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: \u201cDeve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido\u201d.
Características:
 - Acrítico (ou seja, não estabelece uma visão do que vê, não questiona o que é dito.)
 - Assistemático
 - Ametódico não tem método, ou seja, é um saber que não segue nenhum conjunto de regras formais.)
 - Dogmático (verdade não questionavel)
 - Empírico (Experiencia baseada nos sentidos/observação)
 - Subjeito (cada indivíduo vê o mundo à sua maneira, formando as suas opiniões, sem a preocupação de testá-las ou de fundamentá-las num exame isento e crítico da realidade.)
O conhecimento científico, no entanto, é aquele que é resultado de estudos e busca por conhecimento. Esse tipo de conhecimento surgiu da necessidade e do desejo que o ser humano tem em saber como as coisas funcionam, não aceitando-as de forma passiva e sem questionamentos. Com isso, foi possível ao ser humano entender os fenômenos naturais e intervir cada vez mais nos acontecimentos diários. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de conhecimento traz muitos avanços para a humanidade. No entanto, quando for usado incorretamente, pode gerar catástrofes. Como exemplo de aplicação desse conhecimento, citamos a descoberta da cura de doenças que destroem milhares de vida. Mas quando usadas de forma errada, podem, com o mesmo conhecimento, criar uma arma de destruição em massa.
Caracteríticas:
- Crítico
- Sistemático
- Metódico
- Objetivo
- Rigoroso
O que é Sociologia?
Comecemos do princípio. Em termos simples, a sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.
O olhar sociológico nos traz sempre uma nova perspectiva sobre situações que aparentemente são de natureza individual, mas que acabam por atingir uma gama muito maior de nossa realidade coletiva. Podemos tomar como exemplo o desemprego que, embora seja uma terrível tragédia na vida do indivíduo, ecoa em toda cadeia social, afetando nossa realidade econômica e acentuando a desigualdade social e, possivelmente, agravando outros problemas como a violência, a fome e a precarização da educação.
 
 * Ciências Sociais:
Pode-se dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Ocupando-se sistematicamente do comportamento social humano, o objeto das Ciências Sociais é, portanto, o ser humano em suas relações sociais. 
Tendo como objeto de interesse o ser humano em suas relações sociais, o objetivo das Ciências Sociais é ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações. 
Assim, as Ciências Sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos e dos fatos e processos sociais que nos rodeiam. 
A investigação científica é o método usado pelas Ciências sem suas atividades.
 * Áreas constitutivas das ciencias sociais:
- Sociologia : Estuda o homem e o universo sociocultural e as inter relações entre os diversos fenômeno sociais.
- Antropologia : Estudas os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades.
- Ciência Política : Analisa as questões ligadas as instruções políticas.
Ciência Natural x Ciência Social:
Ciência Natural: 
- Normalmente trata-se de eventos que tem uma única causa ou uma única cadeia lógica que leva a um fim único (Física, biologia e química).
- Eventos isolaveis - os fenômenos pode ser analisados separadamente e fora do contexto em que foram produzidos.
Ciência Social:
-Eventos que tem causas múltiplas que interagem entre si em determinadas circunstâncias e produzem eventos únicos e específicos ( Sociologia, antropologia e ciencia politica).
- Os eventos não podem ser analisados isoladamente, pois perdem seu significado se forem analisados sem levar em consideração o contexto em que foram produzidos.
As ciência sociais ao contrário das ciências naturais, não só lidam com a realidade, com os fatos exteriores ao homem, mas com as interpretações que são feitas a realidade.
 *Cultura:
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
 *Etncentrismo:
Trata-se da visão do mundoonde o nosso próprio grupo é tomado comocentro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. 
No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença.
 *Relatismo Cultural:
É um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisador.
 * Diversidade Cultural e Globalização:
Em todas as sociedades humanas percebemos a existência de diversos hábitos, costumes, linguagem, estilos de vida.  Essa  multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir no mundo denomina-se diversidade cultural.
Como consequência das grande transformações verificadas com a expansão do processo de globalização nas últimas décadas, o mundo tornou-se, cada vez mais, marcado pela diversidade cultural e a convivência de diferentes formas de agir, de padrõesculturais, de estilos de vida.
 * Multiculturalismo:
Preconiza a interação entre as diferentes culturas, sem hierarquização de saberes e modos de vida.
O multiculturalismo pressupõe uma visão positiva da diversidade cultural, privilegiando  o reconhecimento, valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas.
 * Difusão cultural:
Para se modificar, uma sociedade não conta apenas com sua própria invenção. Se tal fato ocorresse, as mudanças sociais seriam mais lentas.
A língua que falamos, a religião que seguimos, muitos utensílios e maquinas que usamos não se formaram e nem foram inventados no Brasil.
A difusão aumenta e expande a cultura das varias sociedades e acelera o ritmo de mudança.
Quando um aspecto cultural de uma sociedade se revela útil e compatível com a cultura de outra sociedade, é mais feito facilmente por esta.
No processo de difusão, o poder econômico e o prestigio da cultura doadora também são um dado importante na assimilação de seus valores pela cultura receptora (exemplo: o modismo e as tendências musicais estadunidenses que são facilmente aceitas no Brasil).
* Alteridade:
Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode
Mari
Mari fez um comentário
Muito bom!!!!
0 aprovações
erika
erika fez um comentário
Material showww????????????????
0 aprovações
Carregar mais