Sitting Bull
1 pág.

Sitting Bull


DisciplinaInglês19.827 materiais134.570 seguidores
Pré-visualização1 página
Primeiro ele foi chamado \u201cLento\u201d, muito devido a sua falta de habilidade nas artes bélicas. Mas após m matar seu primeiro búfalo, aos 10 anos, e, quatro anos depois, participar bravamente contra um clã rival, o menino foi batizado como Tatanka-Iyotanka, um nome Lakota que descreve um búfalo repousanto em seu \u201ctraseiro\u201d.
	A maior parte de sua vida foi marcada pela luta contra a nação americana em expansão.
	Ele nasceu em alguma data incerta em 1831 no que hoje é chamado Dakota do Sul, e em 1863 foi quando pegou em armas pela primeira vez, o que se repetiu um ano depois na famosa batalha de Killdeer Mountain, Tudo isso logo apó de ser nomeado como lider da sociedade Strong Heart (ou Coração Forte), histórica associação americana.
	Em 1865, liderou um ataque ao recém construido forte Rice, e seu prestígio foi gradativamente crescendo até que ele foi nomeado chefe dos Lakota, etnia indígena das grandes planícies norte americanas, em 1868.
	Após alguns anos, a descoberta de ouro nas Black Hills (montanhas negras), terras sagradas para as tribos nativas americanas e reconhecidas pelo governo americano como pertencentes aos índios desde o tratado de Fort Laramie também em 1868.
	Com o aumento da chegada de mineradores a região, o governo americano decidiu simplesmente ignorar o acordo e declarou guerra as tribos nativas que o impedisse de ocupar as terras.
	Durante uma cerimonia da Dança do Sol, na grande comunidade de Little Bighorn (ou Pequeno Grande Chifre) ele dançou por trinta e seis horas consecutivas, feriu os próprios braços em sinal de secrifício, e absteve-se de beber água. Ao final da ceromonia ele informou que havia recebido uma visão onde o exército americano era derrotado.
	Alguns dias depois, em junho de 1876, o chefe liderou um exitoso ataque as forças americanas na batalha de Rosebud e, logo depois, entrou em conflito com a famosa cavalaria do general George A. Custer na hoje famosa Batalha de Little Bighorn. Ali Touro Sentado comandou milhartrs de nativos contra uma força muito menor comandada pelo general. Foi uma derrota embaraçosa para os legalistas o que levou o governo redobrasse suas tropas na região para dominar o território e também fez com que o chefe fugisse para o Canadá onde ele passaria alguns anos.
	Em 1881 ele retornou aos Estados Unidos e foi preso por dois anos. Em 1885 juntou-se ao circo de Bufalo Bill Cody onde recebia cinquenta dólares por semana para uma volta a cavalo perla arena. Um bom dinheiro na época. Mas o chefe logo ficou chocado com a pobreza nas cidades por onde passava e com o ódio que a sua pessoa despertava em alguns, o que o fez voltar para seu povo. Segundo suas próprias palavras: \u201c(Eu) prefiro morrer um índio a viver como um branco.\u201d
	Após seu retorno, Touro sentado vivia sua vida descompromissadamente em sua cabana, rejeitando o cristianismo e honrando o modo de vida de seu povo. Mas em 1889 os nativos americanos adotaram uma cerimonia chamada Ghost Dance (Dança Fantasma) onde eles cavalgavam pelas terras dos homens brancos com o objetivo de reestabelecer o estilo de vida dos nativos americanos, e, logo, touro Sentado uniu-se a eles.
	Temendo a enorme influencia do chefe, as autoridades enviaram um grupo de policiais Lakota para prende-lo. Em 15 de Dezembro de 1890 eles invadiram sua casa,e quando arrastaram-no para fora de sua cabana. Seguiu-se o tiroteio. Touro Sentado foi atingido na cabeça e morreu no local. Ele foi enterrado em Fort Yates, Dakota do Norte, mas em 1953, seus restos mortais foram transferidos para Mobridge, Dakota do Sul, onde permanece até hoje.