dicasetruques   CPMA.COMUNIDADES.NET

dicasetruques CPMA.COMUNIDADES.NET


DisciplinaPortuguês72.564 materiais1.782.186 seguidores
Pré-visualização11 páginas
No menu flutuante, escolha a opção Criar Atalho. 
O trabalho pesado termina aqui. Da próxima vez que o sistema for ligado, o browser da Netscape surgirá na tela de forma automática (lembre-se que levará o mesmo tempo que antes). Para incluir outros aplicativos na pasta Iniciar será preciso encontrar o arquivo .exe correspondente.
Como se livrar dos ícones da Systray no Windows 98 
Na barra de tarefas do Windows 98, sempre há alguns ícones à esquerda do relógio. Eles ficam em uma área chamada System Tray (Systray). Eles representam alguns dos aplicativos que rodam nos bastidores do sistema. Livrar-se deles, no Windows 95, era complicado. Na versão 98, a Microsoft conseguiu tornar a tarefa mais fácil. Clique Iniciar, escolha Executar e, no campo Abrir, digite "msconfig" (sem as aspas). O comando provocará a carga do discreto utilitário. Entre outras qualidades, o Msconfig permite criar perfis de "boot": para cada perfil, pode-se escolher o que deve ou não ser carregado na memória. Drivers, comandos do Autoexec, módulos e programas auxiliares podem ser deastivados. Para esse truque, alguns passos simples bastam. No Systray, clique na ficha Inciar e encontre, na janela da ficha, a linha que corresponde à aplicação indesejada. Desmarque a caixa correspondente à opção. Em seguida, clique Ok. O Windows solicitará um "reboot". Autorize e espere o resultado. O micro será reinicializado e, quando a tela do desktop for reexibida, o ícone não fará mais parte da Systray. Manobra radical: se houver escassez de recursos do sistema (visível clicando-se o ícone Meu Computador com o botão direito e escolhendo Propriedades | Desempenho), experimente teclar Control-Alt-Del, marcar a linha Systray e clicar Finalizar Programa. Em alguns casos, pode-se retomar até 20% dos recursos consumidos.
Como apressar o desligamento do Windows 98 
Quando se está com pressa não há como tolerar a demora no desligamento do PC. Os mais impulsivos apertam o botão liga-desliga e pronto - mas sabem que, no dia seguinte, terão de rodar o ScanDisk em busca de pedaços de arquivos perdidos. Para os equilibrados, há uma forma de apressar o Windows 98 sem comprometer a segurança do HD. Clique com o botão direito mouse em uma área livre do Desktop. Escolha Novo e, em seguida, Atalho. O assistente para criação de atalho surgirá na tela. Digite, no campo Linha de Comando, a seguinte instrução: c:\windows\rundll.exe user.exe,exitwindows. (Dê um espaço antes de user.exe) Clique o botão Próximo e, na tela seguinte, digite um nome para o atalho, como "Desligue Já!". Depois, clique o botão Terminar. Quando quiser desligar o Windows 98, dê dois cliques no ícone do novo atalho - o sistema sairá do ar sem exigir confirmação. Claro que o truque não impede a verificação dos periféricos ou a atuação de utilitários de manutenção, responsáveis pela maior parte do tempo de shutdown. Mas economiza tempo precioso, desde que seja usado com atenção.
Como impedir a carga automática de programas no Windows 
A carga automática de programas no Windows 95 pode irritar alguns usuários. Se é o seu caso, a solução é vasculhar o sistema e neutralizar tais comandos - a começar pela pasta Iniciar. 
Abra as pastas Windows | Menu Iniciar | Programas | Iniciar. Se existir um atalho que aponte para o programa inconveniente, há duas saídas: apagá-lo (e perder a chance de mudar de idéia) ou guardá-lo em outra pasta, até que se tenha certeza do sucesso da alteração. 
Se o atalho não for encontrado, será preciso examinar o banco de dados Registry. Rode o programa Regedit (clique Iniciar | Executar, digite Regedit e clique Ok). Abra as pastas HKEY_LOCAL_MACHINE\ SOFTWARE\Microsoft\Windows\ CurrentVersion\Run. Se houver uma chave para o programa procurado, clique-a duas vezes e digite, à frente do conteúdo atual da chave, a palavra REM. Clique Ok. 
Vale a pena pesquisar também as chaves da pasta RunServices. Ela fica em HKEY_LOCAL_MACHINE\ SOFTWARE\Microsoft\Windows\ CurrentVersion. Para cada chave suspeita, clique-a duas vezes e digite, antes do conteúdo, a palavra REM. Em seguida, clique Ok. 
O último refúgio de um comando de carga automática é o arquivo Win.ini. Rode o programa Sysedit e clique a janela do Win.ini. Procure, na seção [windows], as linhas "load=" e "run=". Se encontrar a chamada ao programa, faça uma cópia dessas linhas e apague as referências ao programa. No começo da linha original, digite um ponto-e-vírgula (;). Dessa forma, ela será interpretada como com entário.
Como transferir textos entre o Windows e janelas do MS-DOS
A instalação de jogos e aplicativos pode envolver instruções do DOS. Geralmente o usuário clica Iniciar | Programas | Prompt do MS-DOS e escreve os comandos. Mas seria bem mais fácil copiá-los de um manual em Word diretamente para a linha do DOS, sem erros. É para isso que existem, no Windows 95, os comandos Copiar e Colar.
Para testá-los, carregue o aplicativo WordPad e abra uma janela do MS-DOS. No WordPad, escreva um comando DOS, como "dir/w". Com o mouse, marque o trecho digitado. No menu superior, escolha Editar | Copiar (ou pressione as teclas Control e C, a partir do teclado). No DOS, clique o botão Colar (com ícone de prancheta). O comando digitado no WordPad aparecerá. Para executá-lo, pressione Enter.
A operação inversa -- copiar textos do DOS para o WordPad -- é igualmente simples. Na janela DOS, clique Marcar (é o botão com um quadrado em linha pontilhada). Clique o início do trecho e arraste o mouse até marcar toda a área desejada. Quando terminar, clique o botão Copiar (que tem o desenho de folha de papel). Para obter o texto no WordPad, escolha Editar | Colar ou pressione Control-V.
Vale lembrar que, para que os botões de edição possam ser vistos, é preciso reduzir a janela DOS. Se o DOS ocupa toda a tela quando é chamado, aperte as teclas Alt e Enter ao mesmo tempo. Os comandos Copiar e Cortar são encontrados em qualquer aplicativo para Windows. Portanto, são válidos em qualquer editor -- e não apenas no WordPad.
\ufffd
Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos 
Se o Explorer não mostra as extensões de alguns arquivos, selecione exibir/opções e desmarque "Ocultar extensões..." 
Duas seções do Explorer lado a lado 
Querer é poder - se você quiser duas janelas do Explorer, abra duas vezes o programa e clique na barra de ferramentas com o botão contrário do mouse. Escolha no menu que se abre a opção Lado a Lado Vertical ou Horizontal. 
Veja as propriedades de um arquivo rapidamente 
Dê um duplo clique no arquivo que você deseja ver as propriedades mas mantenha a tecla ALT pressionada. - ALT + Duplo clique (como se fosse acionar um programa).
Fazendo o Windows Explorer abrir diretamente no diretório D e não o C:
Clique na área de trabalho c/ botão direito do mouse e escolha novo atalho. Na linha de comando escreva, ou copie e cole:
C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,D:\
Agora dê o nome que desejar e escolha a tecla de atalho se quiser.
Abrir com 
Para abrir um arquivo associado com outro programa, mantenha pressionado SHIFT e use o botão direito do mouse para clicar no arquivo. Clique em Abrir Com no menu para abrir o arquivo com outro programa.
Explorer Personalizado Dois caminhos para acesso a drives e pastas 
É possível abrir o Windows Explorer diretamente numa pasta desejada. Digamos que você quer abrir no drive D. Há dois caminhos. Clique com o botão direito numa área livre do desktop, escolha Novo/Atalho e, em Linha de Comando, digite a seguinte linha: c:\windows\explorer. exe /e,/root,d:\ 
Essa opção abre o Explorer exclusivamente para a pasta d:\ e suas subs (não há acesso para outros drives). A segunda opção é: c:\windows\explorer.exe /e,d:\ 
Nesse caso, o programa põe o foco em d:\, mas os outros drives ficam disponíveis.
Teclas de atalho
[Teclas de aceleração e outras] 
Pasta Geral / Atalhos do Windows Explorer para um objeto selecionado: 
Teclas: Ação: 
F2 Renomear 
F3 Localizar 
CTRL+X,C,V Recortar,