TRABALHO INDUSTRIA PIRA
13 pág.

TRABALHO INDUSTRIA PIRA


DisciplinaAdministração116.593 materiais831.631 seguidores
Pré-visualização2 páginas
gestão da Indústria de Bebidas Pira. 
A partir da sua decisão, elabore um texto justificativo.
Fica constatado pela empresa de consultoria que os dois candidatos a sucessores possuem muitas habilidades e competências para se tornarem gestores. Ambos possuem deficiências que poderão ser aprimoradas com cursos de capacitação e formação acadêmica.
 	Dessa forma, diante de uma visão global da organização, consideramos que a sucessão deve ser feita de forma reativa e gradual, ou seja, deve-se acontecer aos poucos e de forma tardia, sendo acompanhada e monitorada pelo Dr. João, até que tomado o cargo por inteiro, visando o bem estar e perenidade da empresa, bem como o lado emocional do sucedido e preparação do sucessor para as responsabilidades do novo cargo, eliminando possíveis conflitos entre eles. 
 	Diante da análise das habilidades e competências de Paulo e Iran podemos verificar que ambos possuem competências para assumir o cargo, porém, Paulo apresentou melhores resultados que são imperativos para a realização de uma boa administração. Fica certo que ele deverá buscar paralelamente ao processo de transição da presidência da indústria uma formação acadêmica voltada para o ramo da empresa. 
 	O fato de Paulo possuir um bom relacionamento com os funcionários o ajudará a ter uma equipe unida que lutará pelos mesmos objetivos, estabelecendo e cumprindo metas da forma mais eficaz possível.
 	Com uma empresa com essas características, fica notória a sua produtividade, pois um dos maiores desafios dos gestores na atualidade é conseguir manter todos os setores e departamentos com a mesma linguagem estratégica.
 	A escolha se justifica pela capacidade de Paulo detectar, analisar e colocar em ação as oportunidades para conservar, inovar, melhorar e renovar as atividades da empresa diante das dificuldades, perigos e ameaças que a cercam.
PASSO 04
NOVA FUNÇÃO DO SUCESSOR IRAN
Agora que você definiu o gestor que possui as competências e habilidades satisfatórias para a gestão da empresa, indique a partir da análise dos dados apresentados nas tabelas dos passos anteriores, qual(is) será a função exercida por aquele(s) que não foi designado como gestor principal da empresa. 
A partir da sua decisão, elabore um texto justificativo
	Sugerimos a criação do cargo de Superintendente Geral para Iran, que será ligado ao nível institucional, e dará um equilíbrio maior à organização, pois possui conhecimento e visão sistêmica da empresa. Sugerimos ainda a criação de uma Gerência de Comunicação e Marketing, visando aperfeiçoar o processo de comunicação interno e externo da empresa, para obter resultados de maior lucratividade e agilidade dos processos e atividades internas da empresa com maior eficiência e conseqüente crescimento.
 	O mercado é dinâmico e o marketing atua como facilitador na aplicação das táticas planejadas, ademais, o marketing está por toda parte e afeta nossas vidas diariamente.
PASSO 05	
NOVO ORGANOGRAMA DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA
 	Agora que você estabeleceu as funções que serão exercidas por Paulo e Iran, será necessário propor um novo organograma para a empresa. Considere as competências e habilidades requeridas para cada função e analise a importância de contratação, ou não, de novos colaboradores para assumir os cargos demandados. Construa o organograma e justifique a sua decisão de contratar, ou não, novos colaboradores.
Diante das análises expostas nos passos anteriores, foi elaborado um novo organograma da Indústria de Bebidas Pira, com apresentação dos cargos que serão ocupados por Paulo e Iran, além da nova gerência de marketing, que fica por conta de sua colaboradora Ester, graduada em marketing e comunicação.
 	Não foi detectado necessidade de novas contratações, afinal, os funcionários são bem peparados e qualificados, podendo continuar nos cargos já ocupados.
Abaixo segue modelo de organograma atualizado da empresa:DIRETORIA GERAL
PAULO
SUPERINTENDENTE GERAL 
 IRAN
Gerência Industrial
I
Gerência Comercial
Gerência Administrativa
Gerência Financeira
Gerência de Marketing
*Divulgação da Marca e Produtos;
*Controle de Informações Internas e Externas
*Contas a Pagar e a Receber;
*Custos;
*Contabilidade
*Qualidade;
*Administração de Pessoas
*Administração de Compras e Vendas
*Programação e Controle da Produção;
*Movimentações internas e expedição
CONCLUSÃO
Mudanças de cenários de mercado e de negócios são cada vez mais constantes. Nota-se, no entanto, que se exige muito da dedicação e conhecimento para se manter em mercados com essa dinâmica. Por isso, é importante organizar e preparar a empresa e a equipe para a sucessão de modo a assegurar a sua continuidade com segurança e sem conflitos. Se esse planejamento não existir, não há como a empresa sobreviver, pois os sistemas tecnológicos são cada vez mais avançados. 
 	Nessa linha constante de mudanças, é preciso ter o perfil gerencial dos gestores alinhados com as tendências modernas para não ficar sempre um passo atrás dos demais concorrentes. É muito importante a busca constante por inovações, qualidade, capacitação, pro - atividade, sem esquecer o prazer no que se faz.
 	Foram analisadas as competências e habilidades de cada sucessor e conseqüentemente Paulo foi o escolhido por possuir competências e habilidades para assumir o cargo.
 	Com a escolha de Paulo e o auxílio do Dr. João, a Indústria de Bebidas Pira tem tudo pata continuar a ser referência no mercado de bebidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MORAIS, Rodrigo. O poder e a importância do Marketing nas organizações. 2014. Disponível em: http://empreendedorx.com.br/marketing/poder-e-importancia-do-marketing. Acesso em: 03/09/2015.
ARAUJO, Leonardo; GAVA, Rogerio . Empresas proativas \u2013 como antecipar mudanças no mercado, em entrevista ao site Administradores. Disponível em: http://www.administradores.com.br/entrevistas/administracao-e-negocios/sua-empresa-e-proativa/69/. Acesso em: 08/09/2015.
RICCA, Domingos. Importância e Desafios da Sucessão, em entrevista ao programa Mesa de Negócio. Entrevista disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BOdLVy7WI54 , Acesso em: 14/09/2015.