A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Caso Concreto 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, em minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia? Uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso Eu, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.
MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência: a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381
Acesso em 08 jun. 2013
1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais,  citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.
Resposta: Os valores determinam a nossa individualização, pois nos desenvolvemos ela com o decorrer da nossa vida. Fazendo com que cada indivíduo possua valores, desejos e perspectivas diferentes uns dos outros.
2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.
QUESTÃO
Marque a alternativa correta: 
O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou: 
I - uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional. 
II - alternativas  psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu
Lugar ideal de trabalho: o consultório
III  -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica. 
É correto APENAS o que se afirma em
A) I.
B) II.
C) III.
D )I e II.
E) II e III