Materia redes de computadores

Materia redes de computadores


DisciplinaRedes de Computadores21.038 materiais266.372 seguidores
Pré-visualização35 páginas
1
(e) Roteador 2
O IPv6 utiliza endereços de 16 bytes. Se um bloco de um milhão de endereços for alocado a cada picossegundo, qual será a duração desses endereços?
Com16 bytes, existem 2128 ou 3,4×1038 endereços. Se os alocarmos à velocidade
de 1018 por segundo, eles irão durar por 1013 anos. Esse número é
1.000 vezes a idade do universo. É claro que o espaço de endereços não é
plano, de modo que eles não são alocados linearmente, mas esse cálculo
mostra que até mesmo um esquema de alocação que tenha uma eficiência
de 1/1.000 (0,1%), nunca se esgotará.
p1 (1).jpg
p1 (2).jpg
p1 (3).jpg
questoes_p1_redes.doc
Universidade Federal RURAL DO RIO DE JANEIRO
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
Curso de Sistemas de Informação
Disciplina: Redes de Computadores 
Exercícios para a P1
Aluno: _________________________________________ Matrícula: __________
Valor de cada questão: xx pontos. A interpretação é parte da prova (quaisquer suposições feitas devem ser expostas claramente).
Descreva a arquitetura de aplicações de transferência de arquivos utilizando o protocolo FTP, considerando ambos os lados: cliente e servidor. Descreva, em linhas gerais, as interações entre cliente e servidor segundo este protocolo, considerando as duas conexões envolvidas e os tipos de mensagens trocadas. Centralize sua descrição em um diagrama.
Descreva a arquitetura de um sistema de correio eletrônico na Internet, considerando dois usuários e dois servidores de correio. Os usuários utilizam um protocolo de acesso para leitura de suas mensagens de correio. Quais os protocolos padrão envolvidos, quais as estruturas de dados necessárias nos servidores, e como se dá o encaminhamento das mensagens? Ilustre a descrição com um diagrama.
Descreva, em linhas gerais, as três abordagens discutidas em classe para distribuição eficiente de conteúdo na WEB/Internet. Em seguida, compare as três abordagens com base nos seguintes critérios: aplicabilidade, distribuição do custo (quem paga pela maior eficiência?), e tolerância a falhas.
O que é um protocolo de comunicação e quais os três elementos básicos que fazem parte da definição de um tal protocolo? Ilustre sua resposta com a descrição e projeto de um protocolo de aplicação hipotético para comunicação entre um terminal de transações de cartão de crédito e o servidor da operadora de cartões. Considere, para tanto, uma transação simples de compra com cartão.
Compare as redes baseadas em comutação de circuitos, comutação de pacotes e comutação de mensagens. A definição, as características, vantagens e desvantagens destes três tipos de comutação devem estar aparentes na comparação. Forneça um bom argumento para a escolha de se construir uma rede de comutação de pacotes
Descreva a arquitetura de aplicações de transferência de arquivos utilizando o protocolo FTP, considerando ambos os lados: cliente e servidor. Descreva, em linhas gerais, as interações entre cliente e servidor segundo este protocolo, considerando as duas conexões envolvidas e os tipos de mensagens trocadas. Centralize sua descrição em um diagrama.
Quais as características ou requisitos típicos de aplicações que se comportam melhor quando construídas sobre protocolos de transporte não-confiáveis? Explique.
Descreva o funcionamento do DNS: serviços oferecidos, características, tipos de servidores, modos de consulta, tipo de mensagem, etc.
Elabore uma questão sobre protocolos de comunicação e forneça a respectiva resposta à questão elaborada (obviamente, a pontuação dada vai ser diretamente proporcional ao grau de complexidade e de completude tanto da questão quanto da resposta, que por sua vez deve estar correta, ou seja, perguntas fáceis com respostas fáceis obterão pontuação baixa)
10. P2P \u2013 ver livro Kurose
Boa Prova!
redes-resumo.docx
Redes de Computadores
Capitulo - 01
A internet é uma rede de computadores que interconecta milhares de dispositivos computacionais ao redor do mundo.
Servidores - armazenam e transmitem informações, como páginas da web e mensagens de e-mail.
Sistemas finais são conectados entre si por enlaces (link) de comunicação e comutadores de pacotes. Enlaces diferentes podem transmitir dados em taxas diferentes, sendo a taxa de transmissão de um enlace medida em bits por segundo.
Quando um sistema final possui dados para enviar a outro sistema, o sistema emissor segmenta esses dados e adiciona bytes de cabeçalho a cada segmento.
Comutadores de pacote - encaminha o pacote que chega em um de seus enlaces de comunicação de entrada para um de seus enlaces de comunicação de saída. Os dois mais são roteadores e comutadores de camada enlace (switches).
Comutadores de camada de enlace são tipicamente utilizados em redes de acesso, enquanto que os roteadores são utilizados principalmente no núcleo da rede.
O pacote utiliza uma rede de computadores.
Sistemas finais acessam a Internet por meio de provedores de serviços de internet (ISPs). Cada ISP é uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação, também fornecem acesso a provedores de conteúdo, conectando sites Web diretamente á internet.
Cada rede ISP é gerenciada de forma independente, executa o protocolo IP e obedece a certas convenções de nomeação e endereço. 
Os sistemas finais, os comutadores de pacotes e outras peças da internet executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações.
TCP - protocolo de controle de transmissão, IP - protocolo da internet, são os dois protocolos mais importantes da internet, o IP especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais.
API (interface de programação de aplicação) especifica como o componente de software que é executado no sistema final solicita á infraestrutura da internet que envie dados a um componente de software de destino especifico. 
A API da internet é um conjunto de regras que o software emissor deve cumprir para que a internet seja capaz de enviar os dados ao componente de destino.
- A internet possui uma API que o software emissor de dados deve seguir para que a internet envie os dados para o software receptor.
Um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento.
A internet e as redes de computadores em geral fazem uso intenso de protocolos, diferentes tipos de protocolos são usados para realizar diferentes tarefas de comunicação.
Os computadores e outros dispositivos conectados á internet são frequentemente chamados de sistemas finais. Sistemas finais também são denominados hospedeiros (hosts) porque hospedam (executam) programas de aplicação, tais como um programa browser da web, um programa servidor, um leitor de email ou um servidor de email.
hospedeiros = sistemas finais
Sistemas finais as vezes são subdivididos em duas categorias: cliente e servidores.
- Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor, que funciona em um outro sistema final.
Uma vez que um programa cliente normalmente roda em um computador e o programa servidor, em outro, aplicações cliente-servidor de internet são, por definição, aplicações distribuídas. O programa cliente e o programa servidor interagem enviando mensagens um para o outro pela internet. Nesse nível de abstração, os roteadores, enlaces e outros componentes da internet funcionam como uma caixa preta que transfere mensagens entre os componentes distribuidos, comunicantes, de uma aplicação da internet.
P2P - peer to peer, os sistemas finais interagem e executam programas que apresentam funções de servidor e de cliente.
Dial-up - acesso discado á internet por meio de linhas telefonicas analógicas utilizando