Aula 07

Aula 07


DisciplinaEducação e Economia Política720 materiais4.872 seguidores
Pré-visualização4 páginas
comunidade.
*
*
O BANCO MUNDIAL E A TEORIA DO
CAPITAL HUMANO
Para os neoliberais, na medida em que a escola passe a ser tratada como uma empresa, isto é, na medida em que ela priorize um rígido controle gerencial para a obtenção da qualidade total, é que se obterá a produtividade e a eficiência necessárias para que a teoria do capital humano surta os efeitos desejados: o crescimento econômico.
A Teoria do Capital Humano assume novos contornos e o principal disseminador dessas novas idéias é o Banco Mundial. Buscando conformar a educação aos ideais neoliberais, o Banco Mundial apresenta propostas de reformulação do sistema educacional, entendendo que a educação deve ter como meta a criação de condições para o desenvolvimento econômico dos países. O Banco Mundial defende a teoria do capital Humano, isto é, que a educação é um meio de ascensão social e de elevação de renda, tanto no plano individual, quanto nacional.
*
*
OS DOCUMENTOS DO BANCO MUNDIAL
\u201cA melhoria das aptidões e da capacidade do trabalhador é essencial para o êxito econômico numa economia global cada vez mais integrada e competitiva. Os investimentos em capital humano podem melhorar o padrão de vida familiar, expandindo as oportunidades, aumentando a produtividade, atraindo investimentos de capital e elevando a capacidade de auferir renda.\u201d
\u201cPara o crescimento econômico e o bem-estar da família, é universalmente reconhecida à importância do investimento em capital humano, especialmente em educação\u201d. (BANCO MUNDIAL, 1995)
*