Aula 10
23 pág.

Aula 10


DisciplinaEducação e Economia Política720 materiais4.872 seguidores
Pré-visualização3 páginas
de uma leitura salvacionista, redentora da escola. É necessário entender a escola a partir de uma análise estrutural e superestrutural da sociedade, enfatizando o caráter histórico da luta de classes.
É preciso combater a exacerbação do indivíduo como responsável, através de formação polivalente, por sua inclusão e sucesso no mundo do trabalho. É necessário caminhar na direção contrária ao discurso da empregabilidade, chamando atenção dos trabalhadores para o fato de que \u201co indivíduo pode possuir determinadas condições de empregabilidade e nem por isso garantir sua inserção no mercado de trabalho\u201d (GENTILI, 2004, p. 55), para o fato de que a exclusão é um problema estrutural e não individual. 
*
*
CONCLUSÃO
Entende-se ser essencial a análise a respeito das incoerências do projeto educativo da burguesia, para compreender a lógica contraditória do capital e chamar atenção para a impossibilidade de realização humana num sistema capitalista excludente.
Importa denunciar o caráter ideológico da pedagogia burguesa e fortalecer os movimentos sócioeducativos que se colocam a favor do processo de emancipação humana. 
Trata-se de colocar nossa atuação acadêmica e política em prol da luta contra os interesses unilaterais da sociedade e da escola capitalista.
*