ED   Desenho Técnico Expressivo   2º Semestre
42 pág.

ED Desenho Técnico Expressivo 2º Semestre


DisciplinaDesenho Tecnico Expressivo99 materiais5.186 seguidores
Pré-visualização6 páginas
DESENHO TÉCNICO EXPRESSIVO \u2013 UNIP 2º SEMESTRE 
 
1 - Observe o desenho apresentado a seguir. 
 Marcos Acayaba. Concurso Público Nacional para a elaboração de Plano de Reurbanização do Vale do Anhangabaú - São 
Paulo, SP \u2013 1981. PMSP/EMURB. 
Disponível em <http://www.marcosacayaba.arq.br/lista.projeto.chain?id=8>. Acesso em 11 dez. 2009. Com base na observação do croqui do arquiteto e considerando o tipo de perspectiva utilizada, são feitas as afirmações a seguir. I. No desenho em perspectiva cônica, vemos os edifícios com uma face frontal, mantendo-se paralelas as linhas verticais e horizontais. II. A profundidade é obtida com um único ponto de fuga para onde convergem as linhas de uma das faces laterais. III. O ponto de vista coincide com o ponto de fuga. IV. As profundidades convergem para dois pontos de fuga situados na linha do horizonte. São corretas as afirmações Resposta: D (I \u2013 II - III) 
Justificativa: A perspectiva com 1 ponto de fuga é geralmente usada para estradas, vias férreas, ou edifícios que se encontram diretamente de frente em relação ao observador e em todos os objetos que são compostos de linhas paralelas em relação a linha de visão do observador. Sendo assim apenas a alternativa IV está errada, pois o desenho não possui 2 pontos de fuga. 
2 - As rampas são planos inclinados que ligam dois ou mais níveis, com ou sem patamares, utilizadas para circulação de pessoas ou veículos. As dimensões mínimas de largura e inclinação das rampas são especificadas pela NBR9050/2004 (acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e pela legislação municipal. Considerando a NBR9050/2004, que estabelece a inclinação máxima de 8,33% para acesso de deficiente físico, qual das alternativas a seguir representa a altura (diferença de nível) e comprimento da rampa para atender a essa inclinação? 
Resposta: A 
Justificativa: Utilizando a inclinação de 8,33%, a norma NBR9050/2004 define que a diferença de nível é de 0,80 metros. Para calcularmos o comprimento da rampa utilizamos a equação: I= (H x 100) C 8,33 = (0,80 x 100) C C = 80 / 8,33 C = 9,60 
3 - O desenho abaixo representa o corte transversal de uma residência para veraneio dos arquitetos Roberto Montezuma, Cátia Avelar e Glicia Fernandes em Maragogipe, Alagoas (2000). 
 Revista Projeto n. 125, p. 100. Considerando o nível do pavimento térreo igual a 0,50 e a escala gráfica indicada, quais os valores do nível do pavimento superior e da inclinação do telhado mais alto, aproximadamente? Resposta: D Justificativa: Utilizando a escala gráfica conseguimos calcular todas as medidas da casa, e chegamos ao valor de 3,15m do nível superior. Para o cálculo da inclinação do telhado, peguei a medida do comprimento do telhado, no caso 6m, e a medida da altura do telhado, no caso 3m, e utilizei a fórmula: I = (H x 100) C I = (3 x 100) 6 I = 300 / 6 I = 50 % 
4 - A escada apresentada abaixo, projeto da arquiteta Fernanda Machado, possui estrutura de ferro parafusada nas extremidades e degraus de vidro laminado de 8 mm. 
 Considere as dimensões abaixo. \uf0b7 Pé direito= 2,70 m. \uf0b7 Espessura da laje= 0,10 m. \uf0b7 Largura do degrau= 0,30 m (piso). O número de degraus e a altura do espelho são Resposta: C Justificativa: Aplicaremos a Formula de Blondel, para calcularmos o tamanho do espelho e número de degraus. 2E + P = 0,65 2E = 0,65 \u2013 0,30 E = 0,35 / 2 E = 0,175 Num. E = H / E Num. E = 2,80 / 0,175 Num. E = 16 
5 - No sistema de representação cônica, todos os elementos são projetados sobre um plano de forma convergente e não ortogonal. O desenho em perspectiva representa os espaços em toda sua profundidade, reproduzindo as características tridimensionais da realidade. 
Observe o desenho em perspectiva cônica do conjunto habitacional com unidades iguais e equidistantes apresentado a seguir. 
 Box House (Yuri Vital, São Paulo, 2008). 
Disponível em <http://www.arqbacana.com.br/etc/uploads/48be9f4b52a16.jpg>. Acesso em 11 jun. 2010. Considerando o tipo de perspectiva utilizada, são feitas as afirmações a seguir. I. A distância entre as casas diminuirá à medida que se afastam e seu tamanho também diminuirá na proporção indicada pelas retas que convergem para o ponto de fuga. II. As linhas verticais são paralelas entre si. III. As profundidades são obtidas com um único ponto de fuga para onde convergem as linhas das faces laterais. IV. As profundidades convergem para dois pontos de fuga situados na linha do horizonte. São corretas as afirmações: Resposta: E (I \u2013 II - IV) Justificativa: A perspectiva com dois pontos traduz-se por dois pontos que representam um jogo de linhas paralelas. Tomemos como exemplo olhar uma casa de um canto, poderíamos reparar que uma parede seria puxada em direção a um ponto de fuga, e a outra parede em direção ao ponto de fuga oposto. Portanto só a alternativa III está errada, pois se tivéssemos apenas 1 ponto de fuga, as casas estariam de frente para o observador. 
6 - Observe a charge a seguir. 
 
Maria Isabel G., 2007. 
Disponível em <http://carmoeatrindade.blogspot.com/2007/04/acessibilidades-um-blog-que-d-respostas.html>. 
 Acesso em 18 jun. 2010. Considere as seguintes afirmações sobre os recursos expressivos usados pela autora e o uso de rampas nas edificações. I. Na circulação vertical de uma edificação, deve-se garantir que qualquer pessoa possa se movimentar e acessar todos os níveis da edificação com autonomia e independência. II. O caráter irônico da charge mostra o descaso em relação ao excesso de inclinação das rampas. III. A utilização de elementos arquitetônicos como rampas, com inclinação compatível, é essencial para o conforto e segurança do deficiente ou pessoa com dificuldade de locomoção. IV. A charge mostra, ironicamente, que a rampa é muito inclinada somente para deficientes físicos e crianças. Para os outros tipos de usuários, a inclinação é livre. São corretas as afirmações: Resposta: D Justificativa: As três primeiras frases estão corretas, a quarta está errada, pois podemos notar que a inclinação da rampa não está confortável para nenhum usuário. A inclinação deveria ter no máximo 8,33%. 
7 - Você foi convidado a projetar um mezanino para a área de showroom, com pé-direito duplo, de um edifício comercial de cinco andares. No seu projeto, será necessário prever uma escada para chegar ao nível intermediário do pavimento térreo. Observe o corte esquemático apresentado a seguir e calcule qual a altura total do edifício (h) e quantos degraus deve ter a escada projetada. 
 As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às seguintes condições: 
 Piso (p): 0,28 m < p < 0,32 m. Espelho (e): 0,16 m < e < 0,18 m. 
 Resposta: E Justificativa: O piso começa numa altura de + 0,25m, o piso intermediário está a +3,10, fazemos a subtração de 3,10m - 0,25m para acharmos a altura do desnível, no caso será igual a 2,85m. Com a altura do desnível é possível calcular o número de degraus. Número de Degraus = Desnível / 0,17 => D = 2,85/0,17 => D = 16,76, portanto teremos 16 Degraus. A altura total do prédio podemos calcular pegando o valor da Altura Final (15,5) - Altura Inicial (0,25) => AF - AI => 15,5 - 0,25 ==> 15,25m. 
 8 - A cumeeira é o elemento que divide horizontalmente duas águas de um telhado em seu ponto mais alto. As inclinações das águas do telhado são definidas pelo fabricante, e dependem do material, forma e rugosidade da telha. A inclinação adequada permite o escoamento da água sem infiltrações. Considerando o desenho da vista superior do telhado apresentado a seguir, qual será a altura da cumeeira se a inclinação for de 30%? 
 Resposta: A Justificativa: Utilizei a fórmula I = (H x 100) / C, nesse caso teremos que dividir o tamanho do comprimento por 2, pois o telhado tem dois lados de queda de água, portanto o comprimento seria igual a 3,40. I = (H x 100)
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
Legal
1 aprovações
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
E muito legal
1 aprovações
anny
anny fez um comentário
não consigo acessar, poderia me mandar a respostas das perguntas? acabei não conseguindo pegar com os professores e estou encima do tempo...
1 aprovações
Patrícia
Patrícia fez um comentário
Vc poderia me mandar as respostas desse arquivo? Nao consigo acessar e to sem tempo de resolver todas as questoes
1 aprovações
Jeniffer
Jeniffer fez um comentário
Muito Obrigada me ajudou muito
3 aprovações
Carregar mais