ED   Desenho Técnico Expressivo   2º Semestre
42 pág.

ED Desenho Técnico Expressivo 2º Semestre


DisciplinaDesenho Tecnico Expressivo99 materiais5.183 seguidores
Pré-visualização6 páginas
C 30 = (H x 100) 3,4 102 = 100 H H = 1,02 
9 \u2013 Para o projeto do edifício Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo, de autoria do escritório de Aflalo & Gasperini, foram realizados vários estudos até resultar na configuração final com 4 edifícios. Os primeiros esboços datam do final da década de 90 e previam apenas a construção de três torres. As duas primeiras torres concluídas, chamadas de A e B, possuem basicamente o mesmo projeto, com 16 pavimentos-tipo, fachadas inclinadas e lajes maiores nos andares superiores. A Torre C é a maior de todas e a Torre D, a menor. Observe as imagens do projeto do edifício Rochaverá Corporate Towers apresentadas a seguir. 
 Disponível em <http://arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/942/aflalo-gasperini-rochavera-sequencia-estudos.jpg> 
 Disponível em <http://www.tishmanspeyer.com.br/img/conceito_01.jpg> Com base nas informações e nas imagens apresentadas, quais os números de pavimentos das torres C e D, respectivamente? Resposta: C Justificativa: Utilizei as janelas dos prédios para contar o número de andares que cada um possuía. Verifiquei primeiramente nas torres A e B para ver se cada faixa de janela correspondia a 1 andar. 
10 - Observe o desenho esquemático do escritório norte-americano KMD para o projeto do International Trade Center. No desenho, observam-se a forma ortogonal do bloco de escritórios, as linhas curvas que compõem a fachada principal do edifício hoteleiro e um bloco horizontal destinado ao restaurante. 
 International Trade Center (Collaço e Monteiro Arquitetos Associados, São Paulo). Disponível em <http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/61/croqui1.gif>. Acesso em 09/07/2010. Com base na observação do desenho em perspectiva reproduzido acima, são feitas as afirmações a seguir. 1 No desenho, em perspectiva cônica de 2 pontos de fuga, a linha do horizonte localiza-se acima dos edifícios. 2 No desenho, somente as linhas verticais são paralelas entre si. 3 As profundidades dos edifícios são obtidas com um único ponto de fuga localizado na linha do horizonte. 4 O desenho, em perspectiva cônica, possui dois pontos de fuga localizados na linha do horizonte. São corretas as afirmações: Resposta: C Justificativa: I - ERRADA, pois a linha do horizonte se encontra no meio dos edifícios. II - CORRETA, pois as linhas verticais estão paralelas entre si. III - ERRADA, pois para se obter as profundidades são necessários dois pontos de fuga. IV - CORRETA, pois o desenho possui dois pontos de fugas horizontais. 
11 - No projeto de reforma do arquiteto René Fernandes Filho para uma loja em São Paulo, o terceiro degrau da escada se alonga formando uma bancada e uma área de descanso. A parede de fundo da escada é formada por frisos que indicam a altura do espelho de cada degrau. Supondo as dimensões: Pé direito= 3,00m Espessura da laje= 0,15m Largura do degrau= 0,30m (piso) Com base nas informações e imagens apresentadas qual o número de degraus e a altura do espelho? 
 
Resposta: A Justificativa: Aplicaremos a Formula de Blondel, para calcularmos o tamanho do espelho e número de degraus. 2E + P = 0,65 2E = 0,65 \u2013 0,30 E = 0,35 / 2 E = 0,175 Num. E = H / E Num. E = 3,15 / 0,175 Num. E = 18 
12 - Observe a imagem apresentada a seguir. 
 Escola de Gastronomia do Senac (M/PA Pedreira de Freitas Arquitetos, Águas de São Pedro, SP) Com base na observação do desenho e considerando o tipo de perspectiva utilizada, são feitas as afirmações a seguir. I- No desenho em perspectiva cônica de 1 ponto de fuga vemos o edifício com uma face frontal, mantendo-se paralelas as linhas verticais e horizontais. II- No desenho em perspectiva cônica de 2 pontos mantem-se paralelas as linhas verticais e horizontais. III- A profundidade é obtida com um único ponto de fuga para onde convergem as linhas de uma das faces laterais. IV- O ponto de vista coincide com o ponto de fuga. São corretas as afirmações: Resposta: D (I \u2013 III \u2013 IV) Justificativa: A perspectiva com 1 ponto se encontram diretamente de frente em relação ao observador e em todos os objetos que são compostos de linhas paralelas em relação a linha de visão do observador. Sendo assim apenas a alternativa II está errada, pois o desenho não possui 2 pontos de fuga. 
13 - Na circulação vertical, deve-se garantir que qualquer pessoa possa se movimentar e acessar todos os níveis da edificação com autonomia e independência. 
 Em relação as escadas de uso coletivo são feitas as afirmações a seguir. I \u2013 Para o piso e espelho do degrau deve ser considerada a seguinte restrição: 0,60m < P + 2E < 0,65m. II \u2013 Largura livre mínima recomendada de 0,50m e admissível 0,40m. III - Patamar de 1,20m de comprimento no sentido do movimento, a cada 3,20m de altura ou quando houver mudança de direção. IV \u2013 Espelho máximo com altura de 0,20m e piso mínimo de 0,25m. São corretas as afirmações: Resposta: A Justificativa: Resposta tirada usando a norma ABNT NBR 9050:2015. I - Correta - Segundo a norma, a restrição seria 0,63 m < p + 2e < 0,65 m, mas pesquisando na internet achei - quando, no caso especial de acesso a jiraus, torres, adegas e situações similares: 0,60m. Por isso considerei essa como correta. II - Errada - A largura mínima recomendável para escadas fixas em rotas acessíveis é de 1,50m, sendo o mínimo admissível 1,20m. III - Correta - Entre os lances de escada devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima de 1,20 m. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da escada. As escadas fixas devem ter no mínimo um patamar a cada 3,20 m de desnível e sempre que houver mudança de direção. IV - Errada - Espelhos (e) 0,16 m < e < 0,18 m; 
14 - Josef Albers, membro da Bauhaus durante a década de 1920, realizou diversas pesquisas sobre a percepção da cor. Através de suas experiências e estudos propostos observou a ação das cores e as relações que se estabelecem entre elas. Em relação a essas experiências pode-se afirmar que: I. Nos exercícios práticos propostos, Albers demonstra através da ilusão cromática a relatividade e instabilidade das cores. II. As cores se modificam somente com a incidência de uma cor quente. III. O tom de uma cor ou seu matiz poderá parecer diferente sob a influência de outra cor. IV. A ambigüidade cromática é favorecida pelos vários tipos de fontes luminosas. São corretas as afirmações Resposta: E [ I \u2013 III \u2013 IV] Justificativa: I - Correta - Josef Albers, demonstra que uma cor parece ser duas diferentes pela variação das cores de fundo, pois nosso cérebro por compensar a ausência de alguma cor, criando uma ilusão, portanto as cores são relativas. II - Errada - As cores não se modificam somente com a incidência de uma cor quente, existe uma série de outros fatores que podem influenciar sua modificação, como a luminosidade; III - Correta - Mesmo caso da primeira alternativa, uma cor parece ser duas diferentes pela variação das cores de fundo (Relatividade e Instabilidade das cores). IV - Correta - Fontes luminosas podem causar esse efeito de ambiguidade das cores. 
15 - As fotos dos ambientes a seguir são exemplos de contrastes cromáticos. Identifique cada um deles. 
 Figura 1 Figura 2 
 Figura 3 Resposta: E Justificativa: Figura 1 - Contraste de Temperatura \u2013 O laranja é uma cor quente e o azul uma cor fria; Figura 2 - Contraste de Complementares \u2013 O Verde e o Vermelho são complementares, assim como o Azul e o Laranja; Figura 3 - Contraste Simultâneo - Apesar do cinza ser a cor em que é mais fácil se perceber esse efeito, o contraste simultâneo pode acontecer em todas as cores. Nesses casos, cada cor tenta transformar a outra em sua complementar, no caso do Azul Violetado percebemos que o cinza fica mais Amarelo Alaranjado, no caso do Verde o cinza fica mais Avermelhado e no caso do Amarelo, o cinza fica mais Violeta. 
16 - Segundo Josef
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
Legal
1 aprovações
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
E muito legal
1 aprovações
anny
anny fez um comentário
não consigo acessar, poderia me mandar a respostas das perguntas? acabei não conseguindo pegar com os professores e estou encima do tempo...
1 aprovações
Patrícia
Patrícia fez um comentário
Vc poderia me mandar as respostas desse arquivo? Nao consigo acessar e to sem tempo de resolver todas as questoes
1 aprovações
Jeniffer
Jeniffer fez um comentário
Muito Obrigada me ajudou muito
3 aprovações
Carregar mais