ED   Desenho Técnico Expressivo   2º Semestre
42 pág.

ED Desenho Técnico Expressivo 2º Semestre


DisciplinaDesenho Tecnico Expressivo97 materiais5.176 seguidores
Pré-visualização6 páginas
Albers quase nunca se vê uma cor como ela realmente é fisicamente. Uma mesma cor pode ter inumeráveis leituras. Efeitos cromáticos são produzidos através do reconhecimento da interação da cor. No exercício (VI-3) foram utilizadas 3 cores. Neste estudo, Albers propõe que se encontre uma cor intermediária entre dois fundos de cores diferentes dando a ilusão da utilização de somente 2 cores. 
 Estudo VI-3. ALBERS J. A interação da Cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009. O resultado deste exercício poderá ser mais eficiente quando os fundos forem de cores: Resposta: A Justificativa: No Exercício acima os fundos escolhidos por Josef Albers são com cores complementares. Amarelo e Violeta. 
17 - A arquiteta e lighting designer Neide Senzi no projeto de luminotécnica para a loja de telefonia celular da GSM/TIM, em Curitiba, pretende demonstrar os alcances, a modernidade e a imagem de tecnologia da marca por meio da arquitetura e da iluminação de caráter espetacular. \u201cTodo o fechamento perimetral da loja é revestido na cor preta , o que desloca a percepção do usuário para a série de cenários coloridos da luminotécnica, criados em correspondência com a setorização da arquitetura em três ambientes principais. O espaço GSM, formado por torre metálica de acesso à Internet e por piso elevado e circular de vidro, possui iluminação no sistema RGB. A circunferência de vidro foi dividida em 12 partes radiais idênticas, cada uma delas iluminada por três lâmpadas fluorescentes coloridas, que, fixadas em calhas metálicas, iluminam um fundo espelhado implantado em nível rebaixado do piso. Cada trecho do piso possui um sensor de presença conectado a um sistema computadorizado, que determina a mudança de cor quando acionado. Na ausência de movimento, a cor de espera é o verde. \u201d 
 
 Disponível em <http://www.arcoweb.com.br/lighting/neide-senzi-luminotecnica-da-02-08-2004.html>. Acesso em 
03/08/2012. Considere as afirmações a seguir I- No projeto de luminotécnica de Neide Senzi é possível se obter as inúmeras combinações do sistema RGB. II- O sistema RGB (Red, Green and Blue \u2013 Vermelho Verde e Azul) representa a síntese subtrativa da física. III- A reflexão do fluxo luminoso das lâmpadas garantiu a homogeneidade da iluminação. IV- O sistema que regula as cores dos corpos que emitem luz é conhecido como RGB (Red, Green and Blue em inglês, ou seja, vermelho, verde e azul) e o sistema que regula as cores de corpos opacos é o CMY (Cyan, Magenta and Yellow em inglês, ou seja, ciano, magenta e o amarelo). São corretas as afirmações: Resposta: D Justificativa: I - CORRETA - Texto tirado do site em questão. \u201cMas não queríamos apenas uma tonalidade de cor. Ao contrário, a idéia foi trabalhar as inúmeras combinações do sistema RGB e, ainda, tornar o procedimento interativo com o percurso do visitante\u201d. 
II - ERRADA - O sistema RGB é um sistema de cores Aditivas. III - CORRETA - Texto tirado do site em questão. &quot;O primeiro deles é o espaço GSM, formado por torre metálica de acesso à Internet e por piso elevado e circular de vidro, que possui iluminação no sistema RGB (iniciais em inglês das cores vermelho, verde e azul). A circunferência de vidro foi dividida em 12 partes radiais idênticas, cada uma delas iluminada por três lâmpadas fluorescentes coloridas, que, fixadas em calhas metálicas, iluminam um fundo espelhado implantado em nível rebaixado do piso. Assim, o que se vê é a reflexão do fluxo luminoso das lâmpadas, procedimento que garantiu a homogeneidade da iluminação e a minoração dos cálculos quantitativos&quot;. IV - CORRETA - Segundo definição do sistema de cores RGB e CMYK. 
18 - Em uma proposta cromática para um ambiente ou edificação deve-se considerar as relações entre cor e forma, os contrastes, a percepção cromática, as combinações de cores, a iluminação e o impacto da cor em diferentes texturas de materiais. Em relação ao uso das cores nos espaços pode-se afirmar que: I- Cores quentes tendem a aproximar planos e cores frias tendem a afastar. II- Uma cor clara em fundo escuro pode parecer ainda mais escura. III- Cores claras podem gerar a percepção de espaços mais amplos e cores mais escuras podem dar a impressão de menores. Analisando as afirmações, conclui-se que: Resposta: Conversei com a professora e a resposta correta é a D, ela falou que iria arrumar a questão pois o exercício está considerando a E (Todas afirmações estão corretas), como correta. Justificativa: I \u2013 CORRETA - Geralmente cores quentes parecem estar muito mais próximas e maiores, porque para enfocá-las torna-se necessário acomodar o cristalino do olho de uma forma semelhante ao que se enfocaria para ver os objetos próximos. Ao contrário das cores quentes, as cores frias, dão a impressão das formas estarem mais longes, menores e serem mais leves. II \u2013 ERRADA - Quando utilizamos mais de uma cor em um ambiente, a percepção de temos sobre cada uma das cores altera-se, sendo assim cores claras sobre um fundo escuro, parecem mais claras. Cores escuras sobre um fundo escuro parecem mais escuros. III \u2013 CORRETA - Cores frias e de tonalidades claras são muito indicadas para ampliar espaços, tornando-os mais leves e com maior luminosidade, cores quentes e escuras tem o efeito inverso, produz a sensação de um ambiente menor. 
19 - No projeto para a escola primária Martinet do escritório Mestura Arquitectes, em Barcelona, construído em 2007, foi criado em uma das fachadas \u201cUma grande \u201ctela\u201d utilizando blocos cerâmicos para proteger do sol o lado sul dos corredores que levam às salas de aula primária. Os azulejos possuem 300mm x 200 e 100mm x 300mm com 22mm de espessura e são colocadas em ângulo reto um em relação ao outro em um plano vertical (para fora ou para dentro salientes 10 centímetros). Os lados voltados para oeste usam 3 tons de verde, representando a primavera, enquanto os lados voltados para leste usam uma combinação de 3 tons de vermelho, representando o outono. A utilização de soluções passivas de proteção solar são essenciais na Espanha, principalmente quando associadas a ventilação natural\u201d. 
 
 
Disponível em <http://www.milazzo.com.br/wordpress/?tag=arquitetura-escolar>.Acesso em 06/07/2012. 
Neste projeto a escolha das cores partiu de uma paleta presente nas estações do ano. Se considerarmos a relação destas cores no círculo cromático poderíamos classificá-las em uma escala: 
 Resposta: B Justificativa: Podemos classificá-las na escala complementar, pois são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático. De acordo com a definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matriz é aquela que mais absorve seu espectro. 
20 - Muitos estudos sobre a percepção da cor foram realizados ao longo do tempo. Em relação a esses estudos pode-se afirmar que: I- A síntese subtrativa é o resultado da mistura de luzes coloridas, principalmente o amarelo, o magenta e o cyan. II- A teoria de Newton explica a reflexão e refração da luz. III- Quando a luz incide em uma superfície pigmentada alguns comprimentos de onda são absorvidos e outros refletidos. Os comprimentos de onda refletidos determinam a cor que vemos. Analisando as afirmações, conclui-se que: Resposta: B Justificativa: I - ERRADA - A síntese subtrativa é o resultado da mistura de pigmentos coloridos, e não luzes coloridas. II - CORRETA - Newton desenvolveu um estudo bastante amplo sobre reflexão e refração da luz, esses estudos deram origem ao livro OPTICKS. III - CORRETA - É a definição de cor pigmento (subtrativa). Portanto, o que chamamos de tinta vermelha é tinta que absorve luz verde e luz azul, enquanto a tinta verde absorve vermelho e azul. Logo, cada pigmento absorve mais luz do que reflete. 
21 - projeto para o conjunto habitacional \u201cBox House\u201d, do arquiteto Yuri Vital, foi concebido em um terreno com grande declive. De acordo com o programa, determinado
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
Legal
1 aprovações
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
E muito legal
1 aprovações
anny
anny fez um comentário
não consigo acessar, poderia me mandar a respostas das perguntas? acabei não conseguindo pegar com os professores e estou encima do tempo...
1 aprovações
Patrícia
Patrícia fez um comentário
Vc poderia me mandar as respostas desse arquivo? Nao consigo acessar e to sem tempo de resolver todas as questoes
1 aprovações
Jeniffer
Jeniffer fez um comentário
Muito Obrigada me ajudou muito
3 aprovações
Carregar mais