ED   Desenho Técnico Expressivo   2º Semestre
42 pág.

ED Desenho Técnico Expressivo 2º Semestre


DisciplinaDesenho Tecnico Expressivo99 materiais5.186 seguidores
Pré-visualização6 páginas
pela visão humana. Este tipo de perspectiva é baseado na projeção das formas de um corpo tridimensional sobre um plano, usando linhas projetantes que convergem a um ou mais pontos de fuga. O ponto de fuga é o ponto para o qual convergem as linhas na perspectiva, denotando a profundidade dos objetos. Identifique o número de pontos de fuga das figuras apresentadas a seguir. 
 
 Figura 01 Figura 02 
 
 
 
Figura 03 
 
Resposta: D Justificativa: Figura 1 \u2013 A perspectiva com 3 pontos de fugas é geralmente utilizada para ver os objetos de cima ou de baixo, nesse caso o edifício é observado de cima. Figura 2 \u2013 Trata-se de uma perspectiva simples com um ponto de fuga, pois todas as linhas do desenho apontam para um ponto situado na linha do horizonte, onde os trilhos se juntam. Figura 3 \u2013 Perspectiva com dois pontos de fuga, podemos notar que uma parede é puxada para um ponto de fuga e a outra parede para um ponto de fuga oposto. 
34 - Os desenhos da coluna da esquerda representam as plantas dos três pavimentos da casa do arquiteto americano Charles Gwathmey. Identifique os desenhos das respectivas vistas representadas na coluna da direita. 
 
Resposta: A Justificativa: A - Vista NORTE - (Lado direito do desenho), essa vista identifiquei apenas utilizando a planta do piso 0 e do primeiro pavimento, vemos claramente que ao lado da seta com indicação norte, temos um arco e esse arco não continua no segundo andar, do lado oposto, ao lado da escada caracol, vemos que o andar 0 é fechado por paredes e o primeiro andar é aberto, identificando janela. B - Vista LESTE - (Lado inferior do desenho), essa vista identifiquei apenas utilizando a planta do piso 0, dá para ver claramente duas portas e a janela após um espaço com parede, podemos utilizar as outras plantas apenas para nos certificarmos que a escolha foi correta, no primeiro andar vermos um espaço aberto que está em cima das portas e vai até a janela, e na planta do segundo andar notamos que é a planta é toda fechada apenas com uma abertura da janela. C - Vista Oeste - (Lado superior do desenho), vista mais fácil de identificar pelo recuo da casa. D - Vista SUL - (Lado esquerdo do desenho), essa vista identifiquei utilizando a planta do piso 0 e do primeiro andar, podemos ver claramente um muro grande, que é a parte em semi-círculo da planta, ao lado desse muro temos a porta de acesso, e em cima temos porta de acesso para a varanda. 
35 - As rampas, escadas e elevadores são elementos utilizados na circulação vertical das edificações. Em um projeto arquitetônico deve-se considerar as especificidades de cada um desses elementos em relação às demandas do programa. Sobre rampas e escadas pode-se afirmar que: I- O ângulo de inclinação de uma escada confortável é maior do que o de uma rampa nas mesmas condições. Isso significa que, para uma escada vencer um desnível, é necessário um menor deslocamento horizontal do que o necessário para que uma rampa vença o mesmo desnível. II- Em uma rampa de pedestres, segundo a NBR 9050, deve-se prever patamares no início e no final de cada segmento com comprimento recomendado de 1,50m e mínimo admitido de 1,20m, no sentido do movimento. III- Conforme estabelecido pela NBR/9050, a inclinação adequada de uma rampa é praticamente a mesma de uma escada, podendo-se utilizar uma mesma fórmula para o dimensionamento desses elementos. 
Analisando as afirmações, conclui-se que: Resposta: D (I e II estão corretas) Justificativa: I - Vamos definir um desnível de 0,80m para exemplificarmos a questão. Se utilizarmos a menor altura de espelho permitida pela normal NBR 9050, que é de 0,16m (essa medida tem o menor angulo de inclinação para uma escada), e utilizarmos o maior valor de comprimento da pisada 0,32m (Seguindo a norma NBR 9050), teremos um comprimento horizontal de 1,6m (pisada * número de degraus). Para vencermos esse mesmo desnível utilizando o maior angulo de inclinação possível para uma rampa confortável, no caso 8,33%, precisaremos de um comprimento de 9,60m. I = (H * 100) / C 8,33 = (0,80 * 100) / C C = 80 / 8,33 C = 9,60m Portanto a alternativa está CORRETA, o angulo de inclinação de uma escada é maior do que o angulo de inclinação de uma rampa (e no exemplo usamos o menor angulo possível). II - Alternativa correta segundo a normal NBR 9050. III - ERRADA - conforme mostramos no exemplo da questão I, a inclinação de uma escada é maior que a inclinação da rampa. 
36 - Dada a vista superior de um telhado, qual o ângulo formado entre as arestas a e b? Qual o nome técnico dos elementos 1, 2 e 3, respectivamente? 
 
 
Resposta: B 
Justificativa: O elemento 1 é a cumeeira, o 2 é o espigão é o rincão (água furtada). O Ângulo é de 120º, conseguimos calcular pois podemos transportar o angulo em relação a retas paralelas, então transportamos o angulo de 60º, e como ângulos vizinhos são suplementares, calculamos, 180º - 60º obtemos o ângulo de 120º. 
37 - Na planta de situação a seguir, percebemos um desnível de 0,70m da calçada em relação ao terreno. 
 
 
Para o acesso de pessoas à edificação podemos projetar: 
 
Resposta: E 
Justificativa: Para analisar todas as questões utilizei a fórmula I = (H x 100) / C para calcular o comprimento da rampa, e multipliquei o número de degraus pelo valor do espelho para chegar a altura do desnível. A \u2013 ERRADA \u2013 I = (H x 100) / C => 10 = (0,70 * 100) / C => 10C = 70 => C = 7m. B \u2013 ERRADA \u2013 I = (H x 100) / C => 8 = (0,70 * 100) / C => 8C = 70 => C = 8,75m. C \u2013 ERRADA \u2013 6 * 0,18 = 1,08m D \u2013 ERRADA \u2013 6 * 0,175 = 1,05m e I = (H x 100) / C => 8 = (0,70 * 100) / C => C = 8,75m E \u2013 CERTA \u2013 4 * 0,175 = 0,70m e I = (H x 100) / C => 8 = (0,70 * 100) / C => C = 8,75m 
38 - A Residência José Mário Taques Bittencourt, em São Paulo, 1960, projeto dos arquitetos João Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi \u201cé composta por um pavimento térreo com salas e cozinha, um intermediário destinado ao estúdio, um superior aos dormitórios e um último, enterrado, abrigando os serviços \u2013 abolindo a tradicional edícula brasileira. A casa configura-se como um único corpo sob o qual se abriga todo o programa. Um pátio interno, organiza e promove a integração visual de todos os espaços, que são articulados em meios-níveis por uma rampa, na dimensão de uma das suas larguras. A solução estrutural é definida por duas paredes \u201cde carga\u201d, apoiadas em quatro reduzidos pontos, que recebem as lajes nervuradas em concreto armado.\u201d (disponível em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.074/335>. Acesso em 11/08/2012.) Observe os desenhos das plantas e do corte do projeto e analise as afirmações a seguir. 
 
 
 Disponível em <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.074/335>. Acesso em 11/08/2012. I. O corte representa a interseção do plano vertical com o volume. A posição dos planos de corte depende do interesse de visualização. II. As plantas e os cortes são suficientes para a execução de uma obra. III. O desenho arquitetônico é uma forma de expressão que utiliza símbolos, linhas, traçados, números e indicações textuais para representar bidimensionalmente a forma espacial de um projeto. IV. O corte apresentado corta a edificação no sentido longitudinal. São corretas as afirmações: Resposta: B Justificativa: A planta e os cortes, junto as cotas de nível e detalhamentos da obra são suficientes para identificar todos os elementos necessários para a execução da mesma. E na tentativa de criar uma linguagem para identificar esses elementos, surge o desenho arquitetônico. 
 
39 - Dada a vista superior de uma cobertura qual será a altura máxima do telhado maior se a inclinação for de 30%? 
 Resposta: C Justificativa: Utilizei a fórmula I = (H x 100) / C, nesse caso teremos que dividir o tamanho do comprimento por 2, pois o telhado tem dois lados de queda
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
Legal
1 aprovações
Wellington Thales
Wellington Thales fez um comentário
E muito legal
1 aprovações
anny
anny fez um comentário
não consigo acessar, poderia me mandar a respostas das perguntas? acabei não conseguindo pegar com os professores e estou encima do tempo...
1 aprovações
Patrícia
Patrícia fez um comentário
Vc poderia me mandar as respostas desse arquivo? Nao consigo acessar e to sem tempo de resolver todas as questoes
1 aprovações
Jeniffer
Jeniffer fez um comentário
Muito Obrigada me ajudou muito
3 aprovações
Carregar mais