APOL 02   ADMIN E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES   NOTA 100
2 pág.

APOL 02 ADMIN E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES NOTA 100


DisciplinaAdministração116.497 materiais830.778 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
	A
	Apenas a alternativa I está correta;
	B
	As alternativas I e II estão corretas;
	C
	Apenas a alternativa III está correta;
	D
	As alternativas II e III estão corretas;
Questão 2/5
Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais. A principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
CATHO ONLINE. Modelos de Habilidades e Competências. Disponível em: http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
Os indivíduos, como explicitado na contextualização, devem possuir certas competências de forma a agregar valor à empresa. Nesse sentido, assinale a alternativa que contemple o conceito de \u2018Ter Visão Estratégica\u2019.
	A
	Compreender o negócio da organização, bem como seu ambiente, sabendo identificar oportunidades e alternativas para a organização.
	B
	Saber o que e o porquê fazer tal tarefa. Ou seja, deve-se saber julgar e decidir sobre determinadas circunstâncias.
	C
	Criar sinergia e mobilizar os recursos e competências.
	D
	Saber empreender e assumir riscos, ou seja, comprometer-se.
	E
	Trabalhar o conhecimento e a experiência, isto é, rever os modelos mentais, baseando-se no saber desenvolver-se.
Questão 3/5
(MAPA- Agente Administrativo- 2010) Considere a frase: \u201csignifica um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização\u201d. Segundo Beckhard, essa frase corresponde ao conceito de:
	A
	Sistema organizacional
	B
	Desenvolvimento organizacional
	C
	Cultura organizacional
	D
	Clima organizacional
	E
	Estrutura organizacional
Questão 4/5
Comandar uma grande empresa requer habilidades para lidar com inúmeros desafios, que podem englobar desde saber gerir equipes e mantê-las motivadas até traçar rotas de crescimento competitivas, mesmo com alguma alteração de regra do mercado. Ainda assim, saber dar nó em pingo d\u2019água não é o suficiente para ser um bom líder. Algumas habilidades são essenciais para executivos que conduzem cargos estratégicos das grandes companhias e querem fazer delas as melhores dentro de seus ramos de atividades.
VAZ, T. Quais habilidades um gestor de sucesso precisa ter? Revista Exame, 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-habilidades-essenciais-de-um-bom-lider>
Mintzberg apresenta, em seus estudos, oito habilidades que devem ser inerentes aos gestores.  Associe as colunas que contemplem os conceitos das habilidades apresentadas por tal autor.
I. Habilidade de Relacionamento
II. Habilidades de Liderança
III. Habilidade de Resolução de Conflitos
IV. Habilidade de Processamento de Informações.
V. Habilidade de Tomar Decisões em Condições de Ambiguidade
VI. Habilidade de Alocação de Recursos
VII. Habilidades Empresariais
VIII. Habilidades de Introspecção
a) Características interpessoais para intermediar conflitos entre pessoas e capacidade para decidir quanto se faz necessários resolver certos distúrbios.
b) Saber lidar com as situações imprevistas, pois elas necessitam ser diagnosticas e exige do gestor a capacidade de decidir se é necessária alguma ação.
c) Capacidade de estabelecer e manter tantas relações formais quanto informais com os colegas, prioritariamente os do mesmo nível hierárquico.
d) Consiste em aprender a construir redes informais e desenvolver habilidades de comunicações.
e) Fornece ao gestor os critérios para a definição de prioridades a fim de que as escolhas sejam as melhores.
f) Capacidade de reflexão e autoanálise, pois o gestor compreender seu cargo e seu impacto para a organização.
g) Se baseia na busca de problemas e oportunidades e a implantação controlada de mudanças organizacionais.
h) Essencial para a realização de tarefas que envolvem equipe.
Assinale a alternativa que faz a associação correta entre as colunas:
	A
	I (C); II (D); III (E); IV (G); V (A); VI (H); VII (F); VIII (B).
	B
	I (A); II (E); III (F); IV (A); V (H); VI (C); VII (C); VIII (D).
	C
	I (H); II (A); III (C); IV (D); V (G); VI (B); VII (F); VIII (E)
	D
	I (E); II (A); III (B); IV (D); V (C); VI (F); VII (H); VIII (G)
	E
	I (C); II (H); III (A); IV (D); V (B); VI (E); VII (G), VIII (F).
Questão 5/5
Nos dias de hoje, o ambiente empresarial no Brasil está com exigências e desafios cada vez mais desenvolvidos, o que, por vezes, acaba por abalar a gestão da empresa. Os consumidores e clientes, por sua vez, estão cada vez mais exigentes; o que é um dos efeitos do imediatismo frequente que tomou conta não só do cenário empresarial, como de muitos outros, após o avanço desenfreado da informatização e do avanço emergente das tecnologias. E é exatamente por conta disso que a gestão empresarial se torna cada vez mais essencial em meio a uma organização, para atender não só a demanda dos clientes, como a própria demanda interna da organização em questão, que precisa se manter firme em meio a tais mudanças. A gestão empresarial é aquela que irá apontar para os focos da organização, assim como as ações que devem ser tomadas para o seu desenvolvimento.
ROBERTO, J. Desafios da Gestão Empresarial. Portal Administradores, 2014. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/desafios-da-gestao-empresarial/81585/>
Os desafios da administração contemporânea são recorrentes nas organizações inseridas na sociedade atual. Nesse sentido, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas.
() Houve um tempo que a noção gerencial sobre um produto recaía sobre a sua data de venda e em relação ao serviço recaia na data de vigência do contrato, entretanto, hoje tais noções atém-se a duração da necessidade do cliente.
() A vida humana e as organizações estão desassociadas, ou seja, elas não se relacionam entre si, e as forças que permeiam a sociedade atual (velocidade, conectividade e intangibilidade) agem separadamente sobre a vida dos indivíduos e as organizações.
() O trabalho, no contexto da revolução industrial, passou a ser realizado dentro das casas dos indivíduos, continuando tal perspectiva até os dias atuais.
()A conectividade, a velocidade e a intangibilidade estão redefinindo nossas empresas e nossas vidas.
Assinale a alternativa correta:
	A
	V-V-F-F.
	B
	V-F-F-V.
	C
	F-F-V-V.
	D
	F-V-V-F.
	E
	F-F-F-V.
João Pedro
João Pedro fez um comentário
qual gabarito?
0 aprovações
Rubinei
Rubinei fez um comentário
valeu
0 aprovações
Dj
Dj fez um comentário
obrigado... me ajudou muito
0 aprovações
Carregar mais