apol curriculo e sociedade e didatica
18 pág.

apol curriculo e sociedade e didatica


DisciplinaCurrículo e Sociedade324 materiais1.871 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Questão 1/10
\u201cToda prática humana tem seus pressupostos teóricos, e é somente através da explicação e de analise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos\u201d.
SANTOS, Carlos Alberto. Pressupostos teóricos da didática. In CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 37 
Partindo da colocação de Santos compreendemos a importância da compreensão histórica do processo educacional, de sabermos quais teorias e teóricos estiveram em voga e em qual período econômico-político. Assim, relacione cada teórico abaixo às características de sua proposta:
Herbart *
Comênio
Dewey
* o nome de um teórico está grafado errado nas páginas 37 e 38, ao invés de Herbart está Herbat. 
( ) Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
( ) Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.
( ) É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos.
( ) Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações.
( ) Considera o professor como \u201cinspetor supremo\u201d, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções.
Agora selecione a sequência correta:
	A	1, 1, 2, 2, 3
	B	1, 3, 2, 3, 2
Você acertou!
Herbart - Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação; (LIVRO-BASE, p. 37)
Comênio - É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos. Considera o professor como \u201cinspetor supremo\u201d, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções. (LIVRO-BASE, p. 35)
Dewey - Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação. Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações. (LIVRO-BASE, p. 40)
	C	 2, 3, 2, 1, 3
	D	3, 3, 2, 2, 1
	E	1, 2, 3, 3, 2
Questão 2/10
A aplicação do método de estudo de casos pode ser diversificada e depende da forma como o professor espera que os alunos trabalhem na solução do problema proposto.
BROIETTI, Fabiele. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. Disponível em:< https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/882/913>. Acesso em: 11/02/2015. 
Com base nas aulas e nos conteúdos abordados no livro-base, Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas: 
I. ( ) A prática de discussão para o estudo de caso é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação.
II. ( ) A proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem sistematização coletiva do conhecimento.
III. ( ) A técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor.
IV. ( ) A prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do \u201caprender a aprender\u201d proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. 
Agora, marque a sequência correta:
	A	V, F, V, V
	B	F, V, V, F
	C	F, V, V, V
As afirmativas II, III e IV estão corretas. A afirmativa II está correta pois a proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem sistematização coletiva do conhecimento. A afirmativa III estão correta pois a técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor. A afirmativa IV esta correta pois a prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do \u201caprender a aprender\u201d proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. A afirmativa I está incorreta pois a prática de discussão para o estudo de caso não é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação, que apenas ambiciona que o aluno ouça e assimile o conhecimento, assim pode-se dizer que o estudo de caso não se encaixaria como estratégia metodológica desta abordagem, porque requer algum nível de interação do aluno com o conhecimento, para além da simples assimilação.(LIVRO-BASE, p.35-49)
	D	V, F, V, F
	E	V, V, V, F
Questão 3/10
O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.109.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas a seguir:
I. Apesar de o planejamento não ser neutro, a ação docente o é, pois o planejamento é feito de acordo com as concepções teóricas adotadas pela escola, sem a participação do professor.
II. As concepções de homem, mundo e sociedade que o corpo docente possui não influencia na escolha das concepções teóricas e nas abordagens didáticas a serem adotadas pela escola.
III. Não se pode desvincular a prática educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo.
IV. Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola. 
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativa I e II, apenas.
	B	Afirmativas III e IV, apenas.
As afirmativas III e IV estão corretas. Não se pode desvincular a pratica educativa de um planejamento elaborado pelo professor em parceria com a escola, o planejamento é o norte do processo educativo (p.56). Há inúmeras concepções de educação porque esta está diretamente relacionada ao contexto histórico na qual seus pensadores estão inseridos, bem como depende de suas concepções de mundo, homem, educação, escola (p. 34-35). As afirmativas I e II estão incorretas, pois a ação docente não é neutra, porque o professor se orienta por uma teoria a sua escolha, que pode ser a mesma da escola onde leciona ou outrem (p. 63).
 (LIVRO-BASE, p.63; Aula 1 \u2013 slide 12 - vídeo 3 aos 8\u2019 39\u2019\u2019)
	C	Afirmativa III, apenas.
	D	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	E	Afirmativa II, apenas.
Questão 4/10
Há 355 anos, Comênio convidava os educadores a pensar na questão educacional, propondo a utopia da criação de um método que fosse capaz de ensinar tudo a todos, especialmente o domínio da leitura e da escrita, base para a compreensão e interpretação dos textos bíblicos.
PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática \u2013 análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf >. Acesso em: 08/02/2015. 
Com base nas aulas da Professora Jussara Finatti, analise as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino