EXERCÍCIOS AULA 08 BALDANZI FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
3 pág.

EXERCÍCIOS AULA 08 BALDANZI FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


DisciplinaFilosofia da Educação10.483 materiais287.918 seguidores
Pré-visualização1 página
1a Questão (Ref.: 201602010640)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Sua obra pode ser vista como um marco na filosofia moderna e se notabiliza por duas obras clássicas, em especial: a "Crítica da Razão Pura" e a "Crítica da Razão Prática".
		
	
	Marx
	
	Platão
	
	Descartes
	
	Hegel
	 
	Kant
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601632948)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Foi um movimento de grande importância a partir da segunda metade do século XVIII e tem as seguintes características: I. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, as ciências, a teoria política, as teorias pedagógicas e a doutrina jurídica. II. Reflete a necessidade de tornar transparente à razão. O seu pressuposto básico do afirma, que todos os homens são dotados de racionalidade que é uma espécie de luz natural. III. Possui caráter pedagógico. O pensamento é fortemente voltado para o laico e o secular. IV. Volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. Tem caráter ético e emancipador. Este movimento chama-se:
		
	
	Cristianismo
	 
	Iluminismo
	
	Funcionalismo
	
	Humanismo
	
	Positivismo
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601634731)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A PALAVRA EMPIRISMO, DERIVA DA PALAVRA GREGA ¿EMPEIRIA¿, QUE SIGNIFICA BASICAMENTE UMA FORMA DE SABER DERIVADO DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, E DE INFORMAÇÕES ACUMULADAS COM BASE NESTA EXPERIÊNCIA, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE FINS PRÁTICOS. SOBRE A CORRENTE FILOSÓFICA DO EMPIRISMO PODEMOS AFIRMAR QUE: I. TODO CONHECIMENTO TEM ORIGEM NA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. II. A MENTE ELABORA IDEIAS COMPLEXAS, ALGUMAS DAS QUAIS PODEM SER FALSAS SE NÃO TIVEREM NENHUMA IMPRESSÃO CORRESPONDENTE. III. NÃO HÁ NADA NA NOSSA MENTE QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS. IV. DEFESA DE UM PENSAMENTO METAFÍSICO-ESPECULATIVO QUE VISA CONCILIAR RAZÃO E FÉ NO PLANO TEÓRICO E PRÁTICO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
		
	
	2. SOMENTE OS ENUNCIADOS II E III ESTÃO CORRETOS
	
	5. SOMENTE OS ENUNCIADOS II E IV ESTÃO CORRETOS
	
	3. SOMENTE OS ENUNCIADOS I, II E IV ESTÃO CORRETOS
	
	1. SOMENTE OS ENUNCIADOS I E III ESTÃO CORRETOS
	 
	4. SOMENTE OS ENUNCIADOS I, II E III ESTÃO CORRETOS
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601977367)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	O Pensador Comenius que viveu no período de 1592 a 1670, propõe em sua teoria o primeiro projeto moderno de educação com matizes utópicas. Indique nas opções abaixo aquela que trata corretamente do modelo de escola proposta por este pensador:
		
	 
	O pensador propõe a universalização da educação e afirmava que a humanidade é construída pela educação.
	
	Para este pensador a educação nada tem a ver com o processo de humanização.
	
	Dissociação entre escola der homens e mulheres e de ricos e pobres.
	
	Sua tese é a recusa da universalidade da educação.
	
	Comenius afirma a impossibilidade de que o homem se torne racional a partir do processo educativo.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601571614)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Qual dos filósofos abaixo compreende que o conhecimento do objeto resulta da contribuição das faculdades da nossa mente, ou de nossa razão, da estrutura ou forma da sensibilidade e a estrutura ou forma do entendimento?
		
	
	René Descartes
	
	Adam Smith
	
	David Hume
	
	Francis Bacon
	 
	Immanuel Kant
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601571651)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com Danilo Marcondes, o Iluminismo, ou Século da Luzes, foi um movimento de pensamento europeu característico basicamente da segunda metade do século XVIII. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, sobretudo a literatura, as ciências, a teoria política e a doutrina jurídica. A respeito deste movimento iluminista dos século XVIII podemos afirmar que:
I.  Através da metáfora da luz e da claridade, uma oposição às trevas, ao obscurantismo, à ignorância, à superstição, ou seja, à existência de algo oculto.
II.  O seu grande instrumento é a consciência individual, autônoma em sua capacidade de conhecer o real; suas armas são, portanto, o conhecimento, a ciência e a educação.
III.  Somente alguns homens são dotados de uma espécie de luz natural, de uma racionalidade, uma capacidade natural de aprender, capaz de permitir que conheçam o real e ajam livre e adequadamente para a realização de seus fins.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente os enunciados I e II são corretos.
	 
	4. Somente o enunciado II é correto.
	
	1. Somente os enunciados II e III são corretos.
	
	3. Somente o enunciado I é correto.
	
	2. Somente o enunciado III é correto.
Daniel
Daniel fez um comentário
Boa noite pessoal. Todas as questões estão com gabarito!! Se vcs acharem que o material está bom é só aprovar lá em cima.
1 aprovações
Carregar mais