Buscar

Engenharia Mecatronica - O que é e o que faz.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENGENHARIA MECATRÔNICA – O QUE É E O QUE FAZ
INTRODUÇÃO
	A Mecatrônica é uma das grandes áreas da engenharia, tão essencial, que no dia a dia de qualquer pessoa ela está inserida seja de forma direta ou indireta como, por exemplo, quando se observa uma linha de produção industrial pode-se notar uma grande gama de máquinas e em alguns casos uma produção totalmente robotizada ou, então, quando adquirimos algum produto industrializado o qual de alguma forma, em seu processo de produção, tenha utilizado algum sistema automático controlado por computador como, por exemplo, a fabricação de recipientes metálicos para armazenamento de alimentos ou outros tipos de produtos, a construção de placas de circuito impresso, a fabricação de televisores, rádios e outros eletroeletrônicos, etc.
	Mas afinal, o que é engenharia Mecatrônica e o que ela faz? Esse é um tipo de questionamento que, em geral, a grande maioria se faz e, por falta de conhecimento cometem vários equívocos ao descrevê-la ou, então, quando se ingressa nesta ramificação da engenharia chega-se ao final do curso sem ter conhecimento, pelo menos, de uma definição mínima sobre essa área. O tópico a seguir descreverá uma resposta para esse questionamento espera-se que a mesma alcance um nível satisfatório.
O QUE É ENGENHARIA MECATRÔNICA?
	Muitas pessoas associam a engenharia mecatrônica simplesmente a criação, desenvolvimento e aprimoramento de robôs ou máquinas robóticas sem uma finalidade específica, o que na realidade suprime e diminui a sua grande importância e gama de atuação, funcionalidade e praticidade nos mais variados setores industriais e do nosso próprio dia a dia.
	A mecatrônica é uma área da engenharia a qual engloba conceitos mecânicos, elétricos e computacionais aplicados a uma determinada finalidade ou objetivo específico tais como o desenvolvimento de um equipamento cirúrgico controlado por computador, automatização/otimização de uma linha de produção, máquinas e equipamentos automáticos destinados a facilitar ou melhorar a vida de pessoas portadoras de necessidades especiais, melhorias e aprimoramentos de sistemas automáticos, etc.
	Segundo Adamowski e Furukawa (2001), o conceito de mecatrônica representa a combinação adequada de materiais, mecanismos, sensores, atuadores, eletrônica e processamento digital.
	A figura 1, abaixo, exemplifica, em uma apresentação esquemática, a relação, concorrente e harmoniosa, entre as áreas científicas que compõem a engenharia Mecatrônica onde se extraí dessas áreas o que há de mais adequado para que se possa obter dessas combinações o resultado mais satisfatório possível para a aplicação desejada.
Figura 1 – Uma apresentação esquemática da Mecatrônica (Adamowski e Furukawa, 2001).
	Desta forma, então, pode-se dizer que a Engenharia Mecatrônica é uma ramificação da área de engenharia que utiliza e combina conceitos e princípios computacionais, mecânicos e elétricos, como ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas automáticos que são controlados por computador. Sendo essa combinação concorrente, como pode ser observado na figura 1, a Engenharia Mecatrônica extrai o que existe de mais adequado em cada uma das áreas (Mecânica, Eletrônica e Computação) com a finalidade, não apenas da mesclagem das ciências envolvidas, mas sim, uma integração concorrente e harmoniosa das áreas científicas envolvidas a fim de se obter o melhor resultado possível para a aplicação que se deseja realizar.
	Definido, então, o que é Engenharia Mecatrônica deve-se agora apresentar suas atribuições e responsabilidades, isto é, o que faz um profissional da área de Engenharia Mecatrônica. O próximo tópico tratará desse assunto.
O QUE FAZ A ENGENHARIA MECATRÔNICA?
	Quando se fala das atribuições profissionais de um engenheiro mecatrônico a grande maioria das pessoas acredita que esse profissional passa o tempo inventando e projetando robôs, o que com certeza não é verdade minimizando e muito a sua grande gama de atribuições e responsabilidades. 	Segundo o PORTAL ENIAC o engenheiro mecatrônico atua com projetos e instalações de máquinas operatrizes, gerenciamento de operação e manutenção, desenvolvimento e implantação de softwares para operar equipamentos.
	As atribuições de um engenheiro mecatrônico de acordo com a CATHO são projetar, implantar, testar o funcionamento e aperfeiçoar sistemas automatizados, realizar manutenção, elaborar documentos técnicos, assessorar a comercialização de produtos, assim como também, coordenar as equipes de trabalho, além de ministrar treinamentos na área de Mecatrônica.
	Pode-se observar na figura 2, abaixo, uma linha de produção automatizada onde a produção de pães é realizada por robôs. Esse tipo de melhoria em um sistema de produção, isto é, substituir um sistema mecânico ou manual por um sistema automático controlado por computador, é resultado da aplicação de conceitos e propriedades mecatrônicas, ou seja, faz parte das atribuições e responsabilidade de um Engenheiro Mecatrônico.
Figura 2 – Robôs sendo usados na produção de pães (SOUZA, 2011).
	Como havíamos mencionado, as atribuições e competências de um engenheiro mecatrônico são bem amplas e abrangentes, de tal forma, que ele não se limita apenas há projetos de automação industrial, ele também possui conhecimentos e habilidades que podem, devem e são aplicados no setor residencial, também conhecido como domótica ou automação residencial. É possível observar na figura 3 a aplicação e integração de sistemas mecânicos, elétricos e computacionais operando harmoniosamente que resultam na automação das principais funções da residência, similarmente a automação industrial, onde se substitui o trabalho manual ou mecânico em uma linha de produção por um sistema automático controlado por computador, na automação residencial substitui-se as tarefas manuais ou mecânicas por sistemas automáticos controlados por computador a fim de proporcionar as pessoas uma vida mais prática, segura, ágil, confortável e sustentável.
Figura 3 – Apresentação esquemática de automação residencial (DINIZ, 2014).
	Pode-se notar, através das figuras 1 e 2, que o engenheiro mecatrônico pode atuar tanto no campo da automação industrial como no campo da automação residencial, pois como já foi mencionado a mecatrônica absorve o que há de melhor nas áreas de mecânica, elétrica e ciências computacionais e aplica todos os conceitos necessários, provenientes dessas áreas científicas, e os aplica no projeto para obtenção do resultado esperado. Com isso, fica evidente que o Engenheiro Mecatrônico não se limita apenas a construir e testar robôs ou sistemas robóticos, através da sua grande gama de conhecimento, ele vai além disso, esse profissional é capaz de criar, projetar e implantar sistemas automáticos tanto no setor industrial como também no setor residencial, além disso, ele também é capaz de implantar softwares para automação, realizar cálculos tanto de projetos e materiais como também cálculos financeiros, gerenciar a produção industrial e/ou a manutenção industrial, elaboração de documentação técnica, ministração de treinamentos, etc.
	Diante das informações descritas acima pode-se dizer que o Engenheiro Mecatrônico é um profissional que dispõe de grandes habilidades e recursos tendo várias atribuições no desempenho de sua atividade profissional dentre elas destaca-se a automação industrial e residencial, coordenação de equipes e projetos, ministração de treinamentos, elaboração de documentação técnica, cálculos técnicos e financeiros, etc.
CONCLUSÃO	
	O presente trabalho abordou um tema simples e ao mesmo tempo com um grau de complexidade, pois a definição de Engenharia Mecatrônica é muito ampla e variada assim como sua gama de atribuições e responsabilidades, contudo, por falta de conhecimento muitos a definem incompletamente ou então concluem que sua área de atuação se limita a construção de máquinas e sistemas robóticos o que é um equívoco, pois ficou evidente, através da apresentação
deste trabalho, que a área de Engenharia Mecatrônica abrange além de sistemas robóticos, atribuições como a ministração de treinamentos, a otimização e automação de linhas de produção, elaboração de documentos técnicos, etc. Além disso o texto apresentou uma definição simples e sucinta de Engenharia Mecatrônica atingindo assim o seu principal objetivo que é transmitir de forma simples e clara as respostas às questões levantadas neste trabalho.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS
ADAMOWSKI, Júlio Cezar; FURUKAWA, Celso Massatoshi. Mecatrônica – Uma Abordagem Voltada à Automação Industrial. [Editorial]. Mecatrônica Atual, Nº1, Out./Nov., p. ix – x, 2001.
CATHO – Guia de Profissões e Salários – Cargo de Engenheiro Mecatrônico. Disponível em: 
<http://www.catho.com.br/profissoes/engenheiro-mecatronico/#o-que-faz-um-engenheiro-mecatronico>. Acessado em: 21/01/2016>.
DINIZ, Marisa Fonseca – Automação Residencial: A casa do futuro. Disponível em:
<https://marisadiniz.wordpress.com/2014/02/09/automacao-residencial-a-casa-do-futuro/>. Acessado em: 22/01/2016.
SOUZA, Felippe de – Automação + Robotização. Disponível em:
<http://automacaofuturo.blogspot.com.br/2011/12/atraves-dos-seculos-o-homem-tembuscado.html>. Acessado em: 22/01/2016.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais