Buscar

PROVA DISCURSIVA DE DIDÁTICA E CURRÍCULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DE DIDÁTICA E CURRÍCULO
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
Embora simples, a pergunta "o que é currículo?" não tem encontrado resposta fácil. Desde o início do século passado ou mesmo desde um século antes, os estudos curriculares têm definido currículo de formas muito diversas e várias dessas definições permeiam o que tem sido denominado currículo no cotidiano das escolas. Indo dos guias curriculares propostos pelas redes de ensino àquilo que acontece em sala de aula, currículo tem significado, entre outros, a grade curricular com disciplinas/atividades e cargas horárias, os planos de ensino dos professores, as experiências propostas e vividas pelos alunos.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias de currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Cap. 1.
 
Partindo das colocações feitas por Lopes, e dos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, explique:
O que é currículo? (60%) 
Quais são os aspectos que influenciam na concepção de currículo? (40%)
Nota: 10.0
	O aluno deve ter compreendido alguns aspectos sobre currículo:
Questão 1-
Currículo é o caminho a ser seguido, percurso a ser realizado, ele não é linear, mas é construído pela coletividade, por todos os que participam da caminhada;
é transformação não apenas no que se refere a mudar de sentido, mas também pela busca de novas alternativas, novas soluções, conquistas;
Questão 2-
Sua elaboração depende das condições que aqueles que o elaboram possuem: depende de suas concepções, seus conhecimentos e do que se apropriam em sua vivencia e das experiências que ainda irão construir;
O currículo é politico
Questão 2/5
A Pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento iniciou-se com um grupo de reflexão e avaliação em busca desta construção, a fim de:
 
“abrir novos caminhos para a elaboração de propostas concretas para o ensino, desenhando o contorno dos referenciais para a avaliação escolar. a organização desse trabalho previa dois processos simultâneos: um processo de investigação exploratória sobre a prática docente um processo de formação daquele grupo de professores, viabilizando a unidade pesquisa-formação. Imaginava-se que, por meio da reflexão da prática, seria possível constituir ‘um processo que ultrapassasse o nível da crítica e da denúncia para produzir, de forma coletiva, propostas concretas de ações transformadoras”.
 
DALBEN, Ângela. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 120.
 
 
O texto dado descreve o processo inicial de investigação e elaboração da proposta da “sistematização coletiva do conhecimento” por Pura Martins.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas descreva duas das principais características da “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento”.
	RESPOSTA DO PROFESSOR CORRETA:
É importante que o aluno cite ao menos duas características:
è Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
è Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
è Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar à alteração das relações sociais.
 è Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento.
è Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
 (LIVRO-BASE, p. 23)
Questão 3/5
Moreira propoe um enfoque triangular para analisar as características do campo curricular brasileiro, sendo o primeiro deles correspondente às condições internacionais:
“Esse componente aponta para uma análise dos fatos relacionados à transferência do campo do currículo dos Estados Unidos para o Brasil, tais como: o inicio da influencia americana nos anos 20, os acordos entre Brasil e Estados Unidos, a modernização da educação brasileira após 1964 e a influência americana nesse processo, as bolsas de estudo para a especialização em currículo em universidades americanas, a assistência direta de especialistas americanos, a influencia de livros-texto e autores americanos, o conteúdo dos modelos e teorias americanas ‘transferidos’ e os interesses e missões de tais modelos e teorias. Outras influencias estrangeiras também fazem parte das condições internacionais”
MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990. p. 44.
 
Moreira e alguns outros autores defendem a tese da forte influência teórica estrangeira sobre a organização curricular nacional, principalmente americana e francesa, dando a este fenômeno o nome de transplante ou transferência cultural, ou ainda transferência educacional.
Com base nos conteúdos do livro-base e no texto acima explique:
Porque o currículo brasileiro não pode ser considerado apenas uma mera cópia dos currículos estrangeiros?
RESPOSTA CERTA DADA PELO PROFESSOR:
	A tradição curricular americana não poderia ter sido introduzida em nossas universidades sem ter sido ‘contaminada’ pela maneira como nossos educadores lidavam com questões curriculares, 1filtrada’ pelas idiossincrasias das tradições históricas, culturais, politicas e socais brasileiras e, finalmente, ‘adulterada’ ao ser transmitida e utilizada por nossos professores e especialista (LIVRO-BASE, p.48).
Resposta:Porque os conteudos escolares organizados por meio do curriculo, refletem diretamente as especificidades do cenário brasileiro. O curriculo é uma ponte entre a sociedade e a escola, pois essa instituição pode ser apensa um espaço de reprodução de políticas vigentes quando se propõe a desenvolver projetos sem nenhuma análise e sem avaliação mais efetiva pela comunidade escolar.Porque a proposta pedagógica do ensino do Brasil são totalmente diferenciados dos currículos estrangeiros pois pensa nas possibilidades de concretização de uma estrutura pedagógica .
Questão 4/5
As teorias progressistas começam a se delinear a partir do século XVIII e se constituem como tentativa de buscar respostas aos problemas socioeconômicos advindos dos processos de urbanização e industrialização ocorridos nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX. A escola, nesse contexto, é vista como a instituição responsável pela compensação.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980.Campinas: Autores Associados, 2004. p.4.
 
Neste momento são empreendidas diversas mudanças educacionais, dentre elas uma importante com relação ao foco do currículo.
Explique qual o novo foco dado ao currículo.
	A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças
 (LIVRO BASE, p. 58).
Resposta:Que as escolas organizassem suas ações como uma empresa, ou seja especificassem quais resultados pretendiam obter, quais métodos usariam para adquiri-los e quais formas de mesuração para verificar os resultados
Questão 5/5
No período após o Golpe Militar de 1964, os debates sobre a didática alcançam importância no meio educacional, isto se deve em suma ao fato de a educação tornar-se prioridade do Plano Nacional de Desenvolvimento, com vistas ao crescimento econômico e ao desenvolvimento industrial. Neste período a racionalização do processo de trabalho e a hierarquização das organizações ganham força, sendo que se estabelece uma relação unilateral entre aqueles que pensam e dão as ordens e os trabalhadores, aqueles que executam. No caso da educação, por exemplo, o professor está subordinado ao pedagogo e ao psicólogo, por exemplo, devendo apenas dominar técnicas de intervenção derivadas do conhecimento científico.
 
Qual era o enfoquedado na formação do professor? (60%)
Qual o enfoque da didática neste período? (40%)
Nota: 20.0
	è A formação do professor passa a ser por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia. O professor é um técnico que domina as aplicações do conhecimento cientifico produzido por outros e convertido em regras de atuação. O professor deve aprender conhecimentos e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática, apoiando-se nos conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Não necessita chegar ao conhecimento cientifico, senão dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam daqueles.
è O planejamento passa a ser o enfoque central da didática neste período.
(LIVRO-BASE, p. 18-19)
Resposta:Diante da discussão dos 2 encontros nacional dos professores de didática em 1972 e 1982 respectivamente a formação dos professores passam a ser feitos por meio de treinamento, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários `a aplicação do conhecimento científico e no encontro de 1982 enfatiza-se a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade, e mais comprometidos com as demandas das camadas populares cada vez mais presentes na escola e cedo dela excluidos. O enfoque da didática passa s ser fundamental a contextualização da prática pedagógica na busca por compreender a intima relação entre didática pensada e didática vivida.

Outros materiais