caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02
338 pág.

caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02


DisciplinaLei 8112/90158 materiais1.571 seguidores
Pré-visualização50 páginas
ela foi aprovada e nomeada em concurso público para provimento de cargo de analista judiciário no referido tribunal, motivo pelo qual pediu exoneração 
Cespe
43
Questõesdo cargo comissionado que ocupava. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
363. (Cespe Analista Judiciário TST 2007) Caso Adriana venha a ser reprovada no estágio probatório referente ao cargo de analista judiciário, ela não poderá ser reconduzida ao cargo que ocupava anteriormente no TST.Paulo, servidor público federal, detentor de cargo efetivo de auditor fiscal da previdência social, já havia adquirido a estabilidade no serviço público quando foi aprovado em concurso público para o cargo de analista do TCU, no qual tomou posse, assumindo a função em 15/1/2007.
364. (Cespe Defensor Público da União 2007) Nessa situação, conforme jurisprudência dos tribunais superiores, Paulo pode requerer a sua recondução ao cargo que ocupava anteriormente até 15/1/2009, mesmo sendo bem avaliado no estágio probatório em curso.(Verifique a jurisprudência vigente à época da questão.)
365. (Cespe Agente de Polícia Polícia Civil TO 2007) Caso um servidor seja injustamente demitido e a Justiça determine o seu retorno, esse retorno caracterizará um caso de reintegração.Maria, servidora pública, estava gestante quando se descobriu um ato por ela praticado que supostamente configuraria improbidade administrativa. Instaurou-se, então, sindicância e, posteriormente, comissão de processo disciplinar. Após ser regularmente processada, Maria, ainda grávida, foi demitida por ato de improbidade administrativa. Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.
366. (Cespe Defensor Público do DF 2006) Maria deve ser reintegrada ao cargo, pois a sua demissão é inconstitucional, devido ao fato de ela ainda estar grávida quando foi demitida.Marina, servidora pública, respondia a regular processo administrativo disciplinar por ter procedido de forma desidiosa no exercício da função. Ao fim do processo administrativo, Marina foi demitida, por restar provada a falta funcional. Por estar com 6 meses de gestação, Marina impetrou mandado de segurança contra o ato demissório, alegando estabilidade gestante. Julgue os próximos itens, relativos à situação hipotética acima.
367. (Cespe Titular de Serviços Notariais TJAC 2006) Nesse caso, a figura, na espécie, que corresponderia a eventual retorno da servidora ao cargo seria a reintegração.
elyesley silva do nascimento
44
Lei nº 8.112/90 
368. (Cespe Titular de Serviços Notariais TJAC 2006) O processo administrativo está eivado de nulidade, pois Marina foi demitida enquanto estava grávida e, portanto, enquanto era detentora de estabilidade provisória.
369. (Cespe Juiz Federal TRF 5º Região 2006) Conforme entendimento do STF, o servidor público federal tem direito de retornar a cargo federal anterior, mesmo após o estágio probatório de novo cargo assumido.
370. (Cespe Auditor de Contas TCE-PE 2005) É vedada a extinção de cargo ocupado por servidor estável.Mário ocupava há 5 anos cargo público de analista judiciário no Superior Tribunal de Justiça quando foi nomeado para o cargo de escrivão de polícia federal. Um ano após tomar posse e entrar em exercício no novo cargo, Mário teve sérias dúvidas quanto a continuar exercendo as funções de escrivão. Para pensar melhor, solicitou a concessão de licença para tratar de interesses particulares. Tal pedido, porém, foi prontamente indeferido pela administração, com base no fato de Mário ainda encontrar-se em estágio probatório. Mário, então, solicitou a sua recondução ao cargo de analista judiciário anteriormente ocupado. Tendo em vista essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, considerando que os escrivães de polícia federal são ocupantes de cargo público federal.
371. (Cespe Escrivão Polícia Federal 2004) Seria lícito o deferimento do pedido de recondução de Mário ao cargo de analista judiciário que ele anteriormente ocupava.
372. (Cespe Procurador do MP/TCU 2004) O servidor em estágio probatório não pode exercer cargo de provimento em comissão.
373. (Cespe Procurador do MP/TCU 2004) A reversão é forma de provimento de cargo público proscrita em face da exigência de concurso público.
374. (Cespe Especialista em Regulação Anatel 2004) O servidor público em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão, inclusive os relativos a funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação em que cumpre o estágio probatório.
375. (Cespe Especialista em Regulação Anatel 2004) O servidor público que, ao término do estágio probatório, não satisfizer as condições estabelecidas para esse estágio será demitido.
Cespe
45
Questões
Um servidor, estável no serviço público, após ter ocupado por cinco anos o cargo de Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DFT) foi aprovado em novo concurso para o cargo de Analista Judiciário \u2013 Área Judiciária, do STM tendo sido investido no novo cargo. Nesse caso, o referido servidor:
376. (Cespe Técnico Judiciário TJ-DFT 2003) Não mais será submetido a novo estágio probatório, haja vista o fato de a Emenda Constitucional nº 19/98 ter extinguido a estabilidade dos servidores públicos.
377. (Cespe Técnico Judiciário TJ-DFT 2003) Não mais se submeterá a novo estágio probatório, por já ter cumprido mencionado estágio probatório no primeiro cargo.
378. (Cespe Técnico Judiciário TJ-DFT 2003) Será submetido a novo estágio probatório e, se não o cumprir, será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, caso este ainda esteja vago.
379. (Cespe Técnico Judiciário TJ-DFT 2003) Será submetido a novo estágio probatório e, caso não o cumpra será exonerado do serviço público, haja vista o TJ-DFT não integrar a mesma esfera administrativa do STM.
380. (Cespe Técnico TJ-DFT 2003) Recondução é o retorno de servidor público estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou de reintegração do anterior ocupante.
381. (Cespe Técnico TJ-DFT 2003) Reintegração é a investidura de servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
382. (Cespe Técnico TJ-DFT 2003) Reversão é a reinvestidura de servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão.
383. (Cespe Técnico TJ-DFT 2003) Aproveitamento é a passagem de servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo poder.
384. (Cespe Técnico Judiciário do TJ-DFT 2003) Readaptação é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro com mudança de sede.
elyesley silva do nascimento
46
Lei nº 8.112/90 
385. (Cespe Analista Judiciário TST 2003) Sérgio, após aprovação em concurso público e quatro anos de espera, foi nomeado para o cargo de agente administrativo em determinado órgão federal. Com 22 meses de efetivo exercício, houve uma reforma administrativa e o referido cargo foi extinto. Nessa situação, Sérgio será posto em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até que seja aproveitado em outro cargo cujas atribuições e vencimentos sejam compatíveis com os do cargo anteriormente ocupado.
386. (Cespe Procurador Autárquico INSS 1999) O servidor reintegrado exercerá as atividades como excedente, na hipótese de encontrar-se provido o cargo.
387. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa TRE-MA 2009) Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor que não for redistribuído é colocado em disponibilidade ou, ainda, fica sob a tutela do Sistema de Pessoal Civil (Sipec). Essa forma de provimento denomina-se:
a) readaptação;
b) reversão;
c) reintegração;
d) recondução;
e) aproveitamento.
388. (Cespe Técnico Judiciário Área apoio
Bruna
Bruna fez um comentário
ASCENSÃO.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
esse gabarito esta correto? tem dizendo certo que ascenção e transferencia ainda estão vigentes na lei.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
E que a investidura ocorrerá com a nomeação .
0 aprovações
Carregar mais