caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02
338 pág.

caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02


DisciplinaLei 8112/90158 materiais1.570 seguidores
Pré-visualização50 páginas
e morte, ou sem extinção do vínculo, pela promoção, aposentadoria, readaptação ou recondução.
413. (Cespe Defensor Público DPE-AM 2003) Se um servidor solicitar regularmente sua exoneração, o ato administrativo que o exonerar será vinculado e não discricionário.
414. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa TRE-MA 2009) Se um servidor público estável for aprovado em outro concurso público que ofereça melhor remuneração, em cargo inacumulável, após sua posse no novo cargo, ficará caracterizada, em relação ao cargo anterior:
a) redistribuição;
b) vacância por posse;
c) remoção;
d) demissão do servidor, gerando a vacância no antigo cargo;
e) exoneração do cargo.
415. (Cespe Oficial Técnico de Inteligência Abin 2010) O servidor público removido de ofício, no interesse da administração, pode alegar a garantia da inamovibilidade para permanecer no local onde exerce suas funções.
416. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MT 2010) A substituição é hipótese excepcional na qual o servidor, ao ocupar a vaga do titular, poderá acumular, temporariamente, a remuneração de seu próprio cargo e do cargo que assumiu cumulativamente, independentemente do número de dias de efetiva substituição.
Cespe
51
Questões
417. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MT 2010) A remoção é forma de provimento derivado mediante a qual o servidor é deslocado para quadro diverso, somente podendo ocorrer de ofício, no interesse da administração.
418. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MT 2010) Pela redistribuição, o servidor é deslocado do cargo que antes ocupava para cargo diverso situado no âmbito do quadro de pessoal do mesmo órgão ou entidade.
419. (Cespe Analista Judiciário Área administrativa TRE-BA 2010) Os substitutos dos servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e dos ocupantes de cargo em natureza especial devem ser indicados no regimento interno ou, no caso de omissão, designados previamente pela chefia imediata do substituído.
420. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MT 2010) A remoção a pedido ocorre apenas se houver interesse da administração.
421. (Cespe Exame de Ordem OAB-SP 2009) Remoção caracteriza-se como o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo poder.
422. (Cespe Agente Administrativo MDS 2009) Considere a seguinte situação hipotética. Maria e João, servidores públicos federais, são casados e residem no DF. João foi deslocado, no interesse da administração, no âmbito do mesmo quadro, com mudança de sede. Nessa situação, Maria pode pedir remoção, para acompanhar João, independentemente do interesse da administração.Antônio e Luísa são servidores públicos estáveis do DF, trabalhando em órgãos distintos. Há quatro anos, Antônio e Luísa resolveram morar juntos e, desde então, vêm mantendo uma situação de união estável. Luísa, contudo, recebeu convite para assumir uma função de direção no âmbito do mesmo órgão, porém em repartição situada em outro Estado da Federação. Antônio, por sua vez, não teve condição de ser transferido sob o argumento de que não haviam vagas disponíveis. Com base nessa situação hipotética e na legislação em vigor, julgue os itens a seguir.
423. (Cespe Analista Administrativo Ibram 2009) Antônio pode valer-se do instituto da remoção, previsto na legislação, a fim de acompanhar Luísa.
elyesley silva do nascimento
52
Lei nº 8.112/90 
424. (Cespe Analista Administrativo Ibram 2009) Caso decida voltar ao Estado de origem, Luísa deve pedir a reversão para a antiga função.
425. (Cespe Técnico Judiciário STF 2008) Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável deve ser imediatamente redistribuído, sendo vedada sua colocação em disponibilidade, já que tal opção feriria o interesse público.
426. (Cespe Técnico Judiciário STF 2008) O servidor substituto fará jus à retribuição pelo exercício do cargo ou função de direção ou chefia ou de cargo de natureza especial, nos casos de afastamentos ou impedimentos legais do titular, superiores a trinta dias consecutivos, paga na proporção dos dias de efetiva substituição, que excederem o referido período.(Dissentimos do gabarito definitivo, em virtude de expressa previsão do 
§ 2° do art. 38 do Estatuto.)
427. (Cespe Procurador do Espírito Santo 2008) A circunstância de haver removido um servidor do hospital estadual localizado na capital para longínqua cidade no interior, como punição pelas reiteradas ausências aos plantões, não caracteriza desvio de finalidade porque, como secretário, agi dentro de minha competência de lotar servidores onde for melhor para o interesse público.
428. (Cespe Agente Administrativo Ministério da Saúde 2008) Se a administração remover, de ofício, um funcionário público, a fim de puni-lo por ter procedido de forma desidiosa, o ato de remoção será ilegal, por ter sido praticado com finalidade diversa da prevista em lei.
429. (Cespe Agente Administrativo MTE 2008) Maria, servidora pública federal, é esposa de Pedro, que foi recentemente aprovado em concurso público na esfera federal em localidade distinta do domicílio do casal. Nesse caso, Maria tem direito a ser removida para acompanhar o seu cônjuge.
430. (Cespe Analista de Informática STJ 2008) Maria é servidora pública federal lotada no STJ em Brasília. Tânia, sua filha, contraiu grave doença diagnosticada por junta médica oficial, cujo tratamento só pode ser feito na capital do Estado de São Paulo. Nessa situação, Maria poderá ser removida para a Justiça Federal de São Paulo, desde que haja requerimento nesse sentido e haja interesse da administração nessa remoção.
431. (Cespe Técnico Judiciário STF 2008) Enquanto na redistribuição o interesse da administração configura uma modalidade, na remoção o interesse da administração configura um preceito pressuposto.
Cespe
53
Questões
432. (Cespe Analista Judiciário TRE-PA 2007) A remoção de servidor público ocupante de cargo efetivo para localidade muito distante, com o intuito de puni-lo, caracteriza desvio de poder.
433. (Cespe Analista Judiciário TSE 2007) Na hipótese de redistribuição, não é o servidor que é deslocado de um cargo para outro, mas é o próprio cargo que é deslocado para outro órgão ou entidade, dentro do mesmo poder.
434. (Cespe Analista Judiciário TSE 2007) Na redistribuição, o deslocamento do cargo somente ocorre na hipótese de readaptação.Julgue o seguinte item, considerando que Alessandra é servidora estável ocupante de cargo público de provimento efetivo na Abin.
435. (Cespe Oficial de Inteligência da Abin 2004) Afirmar que Alessandra foi redistribuída do Ministério da Fazenda (MF) para a Abin equivale a dizer que ela foi transferida de um cargo lotado no MF para um cargo lotado na Abin.
436. (Cespe Procurador Autárquico INSS 1999) A redistribuição é forma de provimento de cargo público, utilizada na hipótese de extinção de órgãos.
437. (Cespe Delegado de Polícia Civil RN 2009) Uma empregada da Caixa foi transferida, de ofício, de Brasília para a cidade de Fortaleza/CE. O seu esposo, servidor da Receita Federal do Brasil, requereu ao seu órgão sua remoção para a capital cearense, justificando seu pedido com base na transferência da esposa. No entanto, o requerimento foi indeferido. Com base nessa situação hipotética, à luz da jurisprudência do STF, assinale a opção correta.
a) Não assiste razão ao servidor público, uma vez que a remoção para acompanhar cônjuge é devida apenas na hipótese de os dois agentes serem servidores regidos pela Lei nº 8.112/1990.
b) Tendo sido o pedido indeferido pela Receita Federal, cabe à empregada da Caixa impetrar mandado de segurança para garantir a sua permanência em Brasília por respeito à unidade familiar prevista na CF.
c) Não há impedimento para que seja concedida a pleiteada remoção pelo simples fato de os regimes
Bruna
Bruna fez um comentário
ASCENSÃO.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
esse gabarito esta correto? tem dizendo certo que ascenção e transferencia ainda estão vigentes na lei.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
E que a investidura ocorrerá com a nomeação .
0 aprovações
Carregar mais