caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02
338 pág.

caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02


DisciplinaLei 8112/90159 materiais1.571 seguidores
Pré-visualização50 páginas
5
Questões
36. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Luísa poderá tirar férias após doze meses de exercício e converter um terço das férias em abono pecuniário.
37. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Após cinco anos de efetivo exercício, Luísa fará jus ao adicional por tempo de serviço.
38. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Caso Luísa não possua imóvel no local de lotação, ela terá direito a auxílio-moradia.
39. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Se por necessidade do serviço Luísa trabalhar além da jornada de quarenta horas semanais, ela deve ser remunerada com acréscimo de cem por cento em relação à hora normal de trabalho.
40. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A prestação de serviço militar nas Forças Armadas suspende a contagem de tempo de serviço e o período não será considerado para efeito de aquisição de direitos e benefícios previstos na Lei nº 8.112/1990.
41. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) O servidor em estágio probatório não poderá licenciar-se para fins de atividade política.
42. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A remuneração do servidor público, incluindo-se as gratificações, adicionais e indenizações, é irredutível.
43. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) É permitido ao servidor ausentar-se do serviço por oito dias em razão de morte dos pais, madrasta, padrasto, enteados e irmãos.
44. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á sem prejuízo da remuneração do cargo.Maria, servidora pública federal, foi eleita para o cargo eletivo de vereadora do Município de seu estado natal, cidade onde já exerce cargo efetivo. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens sobre a situação funcional de Maria à luz do que prevê a Lei nº 8.112/1990.
45. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Maria deverá necessariamente optar pela remuneração do cargo efetivo.
46. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Maria terá que pedir exoneração, visto que os referidos cargos são inacumuláveis.
elyesley silva do nascimento
6
Lei nº 8.112/90 
47. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Caso Maria seja transferida de ofício para outro estado, ela deverá renunciar ao mandato de vereadora ou pedir exoneração do cargo efetivo.
48. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Se houver compatibilidade de horário, Maria poderá receber as vantagens de seu cargo cumuladas com a remuneração do cargo de vereadora.
49. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) Ao ser diplomada em cargo de mandado eletivo, Maria ficará automaticamente afastada do cargo efetivo.Manoel, servidor público estável de uma fundação pública, faltou ao serviço por diversos dias sem qualquer justificativa, razão pela qual seu superior hierárquico determinou que o fato fosse apurado, com posterior aplicação da Lei nº 8.112/1990 no que se refere ao processo administrativo disciplinar. Uma comissão de sindicância, após regular processamento, ouvido o servidor, concluiu que as faltas de Manoel ao serviço eram habituais e sem qualquer justificativa legal. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
50. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A materialidade da infração de Manoel ficará caracterizada pela indicação dos dias de falta ao serviço sem justificativa, por período igual ou superior a sessenta dias intercalados, num prazo de doze meses.
51. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A inassiduidade habitual somente fica caracterizada se for comprovado que Manoel faltou ao serviço de forma intencional por mais de trinta dias.
52. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A penalidade aplicada para o caso de inassiduidade habitual é a advertência e desconto dos dias não trabalhados.
53. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A abertura de sindicância suspende o curso do prazo de prescrição até a decisão final da autoridade competente.
54. (Cespe Analista Judiciário TRE-MS 2013) A administração tem o prazo máximo de dois anos, a contar do conhecimento do fato, para aplicar a penalidade a Manoel.
55. (Cespe Analista Judiciário Tecnologia da Informação TRT 10ª Região 
2013) O servidor público civil que fizer jus aos adicionais de insalubridade e periculosidade acumulará ambos os acréscimos sobre seu vencimento.
Cespe
7
Questões
56. (Cespe Analista Judiciário Tecnologia da Informação TRT 10ª Região 
2013) Ao servidor é facultado abater de suas férias as faltas injustificadas, de modo a preservar a remuneração referente aos dias em que deixar de comparecer ao serviço.
57. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013) A acumulação lícita de cargos públicos por parte do servidor é condicionada à demonstração de compatibilidade de horários.
58. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013) Havendo conveniência para o serviço, a pena de suspensão pode ser convertida em multa correspondente à metade por dia do vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer no desempenho de suas atribuições.
59. (Cespe Técnico Judiciário TRT 10ª Região 2013) Uma vez aplicadas ao servidor faltoso, as penalidades de advertência e de suspensão ficarão permanentemente registradas em seu assentamento funcional.
60. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considere que determinado cidadão tenha sido convocado como mesário em um pleito eleitoral. Nessa situação hipotética, no exercício de suas atribuições, ele deve ser considerado agente político e, para fins penais, funcionário público.
61. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considere que determinado servidor público tenha substituído seu chefe, afastado para gozo de licença, pelo período de 3 meses. Nessa situação hipotética, pelo período da substituição, o servidor substituto fará jus à retribuição pelo exercício da chefia, inclusive se a titularidade for de unidade administrativa organizada em nível de assessoria.
62. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Além do vencimento, o servidor público pode receber vantagens, como indenizações, gratificações e adicionais, sendo que as duas primeiras vantagens citadas incorporam-se ao vencimento ou provento.
63. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considere que determinado servidor público, dentro de suas atribuições, tenha se afastado do interesse público e atuado abusivamente. Nessa situação hipotética, esta conduta estará sujeita à revisão judicial ou administrativa, podendo, inclusive, o servidor responder por ilícito penal.
64. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Considere que determinado servidor público aposentado tenha se candidatado a 
elyesley silva do nascimento
8
Lei nº 8.112/90 deputado estadual. Nessa situação hipotética, caso seja eleito, ele poderá receber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado.
65. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Se um servidor público ocupar, em horários compatíveis, dois cargos de professor, ao se aposentar ele deverá optar pela remuneração de um dos cargos, embora haja previsão constitucional acerca de acumulação remunerada de cargos públicos.
66. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Embora seja vedado na CF o acesso de estrangeiros a cargos e funções públicas, não constitui requisito para a investidura nesses cargos e funções a condição de brasileiro nato.
67. (Cespe Analista Judiciário Área Administrativa CNJ 2013) Suponha que um empregado público de uma empresa pública federal seja nomeado, após aprovação em concurso, para o cargo de analista do CNJ. Nessa situação hipotética, o provimento no novo cargo será derivado, devido ao vínculo anterior que o empregado mantinha com a administração pública.
68. (Cespe Analista Judiciário Análise de
Bruna
Bruna fez um comentário
ASCENSÃO.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
esse gabarito esta correto? tem dizendo certo que ascenção e transferencia ainda estão vigentes na lei.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
E que a investidura ocorrerá com a nomeação .
0 aprovações
Carregar mais