caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02
338 pág.

caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02


DisciplinaLei 8112/90159 materiais1.571 seguidores
Pré-visualização50 páginas
cargo comissionado no TCU há exatos seis anos, solicitou que lhe fosse concedida licença para tratar de interesses particulares. Seu pedido foi recusado sob o argumento de que essa licença somente pode ser concedida a servidores ocupantes de cargo efetivo. Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens que se seguem.
536. (Cespe Analista de Controle Externo TCU 2005) O indeferimento do pedido de Reinaldo foi um ato administrativo vinculado.
537. (Cespe Analista de Controle Externo TCU 2005) O argumento utilizado para indeferir o pedido de Reinaldo é juridicamente correto.Alessandro, que é casado com Isabel e não tem filhos, completou recentemente cinco anos de exercício em um cargo público de provimento efetivo na administração pública do Distrito Federal. Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
538. (Cespe Analista de Administração Pública 2004) Considere que Alessandro solicite a concessão de licença remunerada de dois meses, para participar, na Espanha, de curso de capacitação em língua espanhola. Nessa situação, seria lícito ato da administração que indeferisse o pedido de Alessandro sob o argumento de que não há interesse da administração em que o servidor realize o referido curso.
elyesley silva do nascimento
68
Lei nº 8.112/90 
539. (Cespe Analista de Administração Pública 2004) Considere que Alessandro solicitou o parcelamento de suas próximas férias em três etapas, a serem gozadas em três meses diferentes. Nessa situação, a administração deve indeferir esse pedido, pois não há disposição legal que autorize o referido parcelamento.
540. (Cespe Analista de Administração Pública 2004) Alessandro tem direito a receber adicional de tempo de serviço correspondente a 5% dos seus vencimentos.Mário ocupava há 5 anos cargo público de Analista Judiciário no Superior Tribunal de Justiça quando foi nomeado para o cargo de Escrivão de Polícia Federal. Um ano após tomar posse e entrar em exercício no novo cargo, Mário teve sérias dúvidas quanto a continuar exercendo as funções de escrivão. Para pensar melhor, solicitou a concessão de licença para tratar de interesses particulares. Tal pedido, porem, foi prontamente indeferido pela administração, com base no fato de Mário ainda encontrar-se em estágio probatório. Mário, então, solicitou a sua recondução ao cargo de analista judiciário anteriormente ocupado. Tendo em vista essa situação hipotética, julgue o item que se segue, considerando que os escrivães de polícia federal são ocupantes de cargo público federal.
541. (Cespe Escrivão da Polícia Federal 2004) Teria sido ilícita a concessão a Mário da licença para tratar de interesses particulares por ele solicitada.
542. (Cespe Técnico Judiciário Área apoio especializado TRE-MA 2009) José, servidor público federal, é casado com Maria e reside em São Luís \u2013 MA. Maria foi eleita deputada federal e, por esse motivo, transferiu sua residência para Brasília. José requereu a licença por motivo de afastamento do cônjuge, para acompanhar sua esposa em Brasília. Nessa situação hipotética, a licença será por prazo:
a) indeterminado e remunerada nos primeiros seis meses;
b) indeterminado e remunerada durante todo o período da licença;
c) determinado de quatro anos e sem remuneração;
d) indeterminado e sem remuneração;
e) determinado de um ano e com remuneração integral.
543. (Cespe Técnico Administrativo em Educação 2011) Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito do Poder Executivo, pelos 
Cespe
69
Questõesministros de Estado, estando incluídos nesse limite a gratificação natalina e o adicional de férias.
544. (Cespe Técnico Administrativo em Educação 2011) Na hipótese de o servidor trabalhar em local insalubre e em contato permanente com substâncias radioativas, a lei determina a obrigatoriedade de o servidor optar por apenas um dos adicionais: insalubridade ou periculosidade.
545. (Cespe Técnico Administrativo em Educação 2011) A gratificação por encargo de curso ou concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.
546. (Cespe Técnico Judiciário Área Administrativa TRE-MT 2010) Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o regular exercício das atribuições do cargo, independentemente de compensação horária.
547. (Cespe Agente Administrativo MDS 2009) É dever do servidor público representar contra o abuso de poder, devendo a referida representação ser encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.
548. (Cespe Analista Judiciário - Execução de Mandados TRT 17ª Região 
2009) O servidor que, após dirigir requerimento a uma autoridade administrativa, obtiver resposta negativa, pode formular pedido de reconsideração à autoridade imediatamente superior à que decidiu contrariamente ao pedido formulado.
549. (Cespe Agente Administrativo FUB 2009) Servidor público federal que tem filho com paralisia cerebral tem direito a horário especial quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, sendo obrigado, entretanto, a compensar o horário, de forma a respeitar a duração semanal de trabalho.
550. (Cespe Exame de Ordem OAB-SP 2009) O servidor público que tenha sido absolvido na esfera criminal, por falta de provas da existência de crime, deve ser, obrigatoriamente, absolvido da infração administrativa.
551. (Cespe Técnico Administrativo Anac 2009) O servidor poderá ausentar-se do serviço por um dia, para doação de sangue, sem qualquer prejuízo.
elyesley silva do nascimento
70
Lei nº 8.112/90 
552. (Cespe Técnico Administrativo Anac 2009) Ao servidor público estudante que for removido de ofício será assegurada, na localidade da nova residência, matrícula em instituição de ensino congênere, em qualquer época, independentemente de vaga.
553. (Cespe Analista Administrativo Anac 2009) É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, de Estado, do Distrito Federal (DF) e de Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.Considere que Rodrigo, servidor do TST, ocupante de cargo efetivo, tenha solicitado o parcelamento de suas férias em duas etapas iguais, com a marcação da primeira etapa para fevereiro de 2008. Essa solicitação, porém, foi indeferida, em virtude de Rodrigo somente completar um ano de efetivo exercício no cargo em abril de 2008. Rodrigo, porém, dirigiu à autoridade que indeferiu sua solicitação um pedido de reconsideração, argumentando que seria lícita a marcação de metade de suas férias para o mês de janeiro, pois nesta data ele já teria cumprido mais da metade do período aquisitivo. O mérito desse pedido, porém, não foi apreciado, pois foi indeferido sob o argumento de que não cabe pedido de reconsideração de ato administrativo vinculado.Acerca dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
554. (Cespe Analista Judiciário TST 2007) O pedido de reconsideração formulado por Rodrigo é embasado em argumento juridicamente incorreto.
555. (Cespe Analista Judiciário TST 2007) Rodrigo deveria ter encaminhado o seu pedido de reconsideração à autoridade imediatamente superior à que negou a solicitação inicial por ele encaminhada, e não diretamente a esta última.
556. (Cespe Analista Judiciário TST 2007) É juridicamente incorreto o argumento utilizado pela autoridade para indeferir o pedido de reconsideração.Um servidor público da Anvisa solicitou a concessão de licença para tratar de interesses particulares, pelo período de seis meses. O servidor, com
Bruna
Bruna fez um comentário
ASCENSÃO.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
esse gabarito esta correto? tem dizendo certo que ascenção e transferencia ainda estão vigentes na lei.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
E que a investidura ocorrerá com a nomeação .
0 aprovações
Carregar mais