caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02
338 pág.

caderno de questoes lei 811290 140305072714 phpapp02


DisciplinaLei 8112/90158 materiais1.571 seguidores
Pré-visualização50 páginas
disciplinar, em 15/8/2006. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes, considerando o regime jurídico dos servidores públicos.
604. (Cespe Analista Judiciário TRT 9ª Região 2008) Se Pedro for punido com a penalidade de suspensão, os seus registros serão cancelados com o decurso de prazo de 3 anos de efetivo exercício, desde que não pratique, nesse período, nova infração.
605. (Cespe Analista Judiciário TRT 9ª Região 2008) O prazo prescricional de 5 anos fixado na Lei nº 8.112/1990 não será, necessariamente, aplicado na hipótese.
606. (Cespe Advogado Serpro 2008) Conforme determina a Lei nº 8.112/1990, prescreve em cinco anos a pretensão punitiva da administração nos casos de acúmulo ilegal de cargos públicos.
elyesley silva do nascimento
78
Lei nº 8.112/90 
607. (Cespe Professor da Secretaria de Educação do DF 2008) É dever do servidor público ser leal a superior hierárquico, ainda que haja prejuízo material ou moral para órgão ou ente público a que ele servir.
608. (Cespe Professor da Secretaria de Educação do DF 2008) As penalidades aplicáveis ao servidor público não incluem a cassação de aposentadoria.
609. (Cespe Analista Hemobras 2008) O servidor público que incorrer em falta poderá ter como punição a sua exoneração, após a instauração de processo administrativo que lhe garanta o contraditório e ampla defesa.
610. (Cespe Técnico de Controle Externo TCU 2007) A administração pública pode, após regular processo administrativo disciplinar, converter a penalidade de suspensão aplicada a servidor público em multa, quando isso for conveniente ao serviço público. Nesse caso, o ato praticado pela administração é discricionário.Julgue o item a seguir, considerando que um agente penitenciário estável do Espírito Santo tenha sido demitido em razão de ter sido condenado, em processo administrativo disciplinar, pela prática de corrupção.
611. (Cespe Agente Penitenciário Sejus-ES 2007) A referida demissão é nula porque servidores públicos estáveis não estão sujeitos a penalidade de demissão.
612. (Cespe Agente de Polícia Civil TO 2007) Considere que determinado escrivão de polícia não compareça habitualmente à delegacia onde está lotado, embora observe o horário de trabalho quando se faz presente. Nessa situação, esse escrivão descumpre o dever funcional da assiduidade.
613. (Cespe Técnico Judiciário - Área Segurança TJ-DFT 2007) Marcos é servidor público e, todos os dias, sai para bares com amigos e ingere grande quantidade de bebida alcoólica. Por conta disso, Marcos é conhecido por embriagar-se habitualmente, e, ainda que isso não interfira na sua assiduidade ao serviço, tem afetado reiteradamente a sua pontualidade, situação que Marcos busca compensar trabalhando além do horário de expediente. Nesse caso, o comportamento de Marcos não pode ser considerado incompatível com o serviço público.
614. (Cespe Técnico de Controle Externo TCU 2007) A administração pública pode, após regular processo administrativo disciplinar, converter a penalidade de suspensão aplicada a servidor público em 
Cespe
79
Questõesmulta, quando isso for conveniente ao serviço público. Nesse caso, o ato praticado pela administração é discricionário.
615. (Cespe Técnico Judiciário - Área Segurança TJ-DFT 2007) Cláudio é servidor público e, para aumentar a sua renda, comercializa, em seu ambiente de trabalho, mas fora do horário normal de expediente, cópias de CDs e DVDs. Nessa situação, a conduta de Cláudio não pode ser considerada imprópria ao serviço público, pois envolve uma atividade que não guarda relação direta com as atribuições de seu cargo.
616. (Cespe Técnico Judiciário Área Segurança TJ-DFT 2007) Há algum tempo, Bruno, servidor público responsável pelo controle do material de expediente do setor em que trabalha, observa que Joana, servidora pública lotada nesse mesmo setor, utiliza recursos materiais da repartição em atividades particulares. Em razão de seu espírito de solidariedade e da amizade que nutre por Joana, Bruno se abstém de levar ao conhecimento do chefe do setor os atos praticados por sua colega de trabalho. Nessa situação, Bruno age de forma correta, pois compete ao chefe detectar, por si mesmo, quaisquer irregularidades no setor, caracterizando ofensa à ética o servidor público denunciar colega de trabalho.
617. (Cespe Agente Segurança Município de Vitória 2007) Advertência, suspensão e demissão são modalidades de penalidades administrativas aplicáveis a servidores públicos em caso de cometimento de falta funcional.
618. (Cespe Analista Judiciário TSE 2007) A condenação de um servidor público pela prática de ato de improbidade administrativa deve ocorrer mediante processo administrativo disciplinar.Em razão de seu cargo, um escrivão de polícia federal soube que, na semana que vem, será realizada uma operação voltada à prisão de integrantes de uma quadrilha ligada à prática de descaminho. Apesar de saber que tal fato deveria ser mantido em sigilo, o referido escrivão revelou o local e a hora da operação a um jornalista, de modo a possibilitar cobertura jornalística ao vivo das prisões. Tendo em vista essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
619. (Cespe Técnico de Controle Externo TCU 2007) Apesar de os servidores públicos civis federais estarem organizados em estrutura hierarquizada na administração pública, não há a obrigação, por parte desses servidores, de dar cumprimento a ordem manifestamente ilegal, assim como não há a obrigação de representar contra seu superior no caso em que a ordem configure ilegalidade, omissão ou abuso de poder.
620. (Cespe Defensor Público da União 2007) Ao servidor público federal é proibido atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições 
elyesley silva do nascimento
80
Lei nº 8.112/90 públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.
621. (Cespe Analista de Controle Interno TJ-DFT 2007) Gisele ocupa exclusivamente cargo em comissão, do qual se valeu para lograr proveito próprio em detrimento da dignidade da função pública. Nessa situação, não caberia a demissão de Gisele, mas sim a aplicação da sanção de exoneração.
622. (Cespe Oficial de Chancelaria MRE 2006) A legislação não proíbe a participação de servidor público como acionista em sociedade comercial.Antônio é um agente de polícia federal que se negou a cumprir ordem emanada de seu superior hierárquico, por ser ela manifestamente ilegal. Em represália, o superior hierárquico determinou, de ofício, a remoção do agente para outro Estado da Federação. Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, considerando que os agentes de polícia federal são ocupantes de cargo público federal.
623. (Cespe Agente Polícia Federal 2004) Antônio praticou ato lícito ao negar-se a cumprir a ordem manifestamente ilegal.
624. (Cespe Agente Polícia Federal 2004) Antônio somente teria direito a impugnar judicialmente o ato de remoção de ofício após esgotados os meios administrativos de impugnação do referido ato.
625. (Cespe Agente Polícia Federal 2004) O ato de remoção é caracterizado exercício de poder disciplinar.
626. (Cespe Agente Polícia Federal 2004) O referido ato de remoção viola o princípio administrativo da finalidade.
627. (Cespe Especialista em Regulação Anatel 2004) É defeso a participação de servidor público em sociedade comercial limitada na qualidade de cotista majoritário.
628. (Cespe Procurador Federal AGU 2004) O patrocínio, ainda que indireto de interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário, é causa de demissão.
629. (Cespe Técnico Judiciário STJ 2004) Durante o período de doze meses, uma servidora pública se ausentou do serviço, sem causa justificada, por trinta dias interpoladamente. Nessa situação, restou configurado o abandono de cargo que é uma das causas de aplicação da pena disciplinar de demissão.
Cespe
81
Questões
Em razão de seu cargo,
Bruna
Bruna fez um comentário
ASCENSÃO.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
esse gabarito esta correto? tem dizendo certo que ascenção e transferencia ainda estão vigentes na lei.
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
E que a investidura ocorrerá com a nomeação .
0 aprovações
Carregar mais