Buscar

Prointer Relatório Parcial

Prévia do material em texto

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS | UNIDADE 3
FAC III
1ª SÉRIE
ROMILSON FERREIRA DA SILVA	RA 9918002036
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II) – 2º BIMESTRE
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS
CAMPINAS/SP
2015
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa de Limpeza Urbana. Esta empresa atua na área de coleta de resíduos sólidos, descartáveis, e recicláveis, representando 80% de seu faturamento. Nesse estudo aplicaremos na empresa alguns fundamentos do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA), que será a norma em relação ao qual os sistemas de gerenciamento ambiental da empresa será julgado. Este trabalho abordará superficialmente alguns passos da implantação do Sistema de Gestão Ambiental.
MB ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE LTDA
A MB Engenharia atua na prestação de serviços e no gerenciamento de resíduos, sempre focada na busca de melhores soluções e no respeito ao MEIO AMBIENTE.
Localização: R. Conceição, 233 - Centro, Campinas - SP, 13010-000
Breve Histórico
Desde o início de suas atividades, em 1994, a MB Engenharia e Meio Ambiente busca as melhores soluções para o gerenciamento de resíduos. A empresa trouxe para a América Latina, em 1996, os primeiros equipamentos de microondas para tratamento de resíduos de serviços de saúde, revelando sua característica inovadora.
Nessa época conciliamos o tratamento de resíduos de serviços de saúde, com o desenvolvimento de projetos e estudos de impactos ambientais para diversos empreendimentos, formando um quadro técnico de profissionais altamente capacitados. A partir do ano 2000, a empresa diversificou as atividades, iniciando a operação e recuperação de aterros sanitários, a coleta e destinação de resíduos industriais e o gerenciamento de serviços de limpeza pública. Em 2003, passou a oferecer o serviço de coleta e reciclagem de embalagem de óleo lubrificante, até então inédito no Brasil.
Atuando também na construção de obras civis de edificação e infra-estrutura e na manutenção de áreas verdes, a MB diversificou seus serviços ao longo dos anos sem perder o foco nos seus compromissos e na atuação voltada para a adoção de tecnologias e procedimentos favoráveis à preservação do meio ambiente. 
A MB Engenharia e Meio Ambiente destaca-se pelo pioneirismo e pela atuação focada no respeito ao meio ambiente.
Oferecendo aos seus clientes as mais modernas técnicas disponíveis, levando em consideração a melhor relação custo/ benefício.
Missão
Fornecer soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos, limpeza pública, manutenção urbana, obras civis e de saneamento básico; 
Respeitar e fortalecer o relacionamento com os colaboradores, clientes e comunidade.
Visão
Ser reconhecida no mercado de prestação de serviços como uma empresa com excelência em soluções aos seus clientes e respeito ao meio ambiente.
Valores
Pioneirismo na busca de novas tecnologias;
Prestar serviços com qualidade;
Compromisso com o meio ambiente;
Valorizar e respeitar nossos colaboradores, propiciando o seu crescimento;
Trabalhar com ética e respeito com os nossos clientes e parceiros.
Áreas de atuação
Limpeza Pública 
Gerenciamento de Resíduos
Manutenção de Áreas Verdes
Operação de Aterro Sanitário
Coleta e Reciclagem de Embalagens de Óleo Lubrificantes
Coleta e Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Obras Civis e de Saneamento Básico
Coleta Mecanizada
A Prefeitura de Campinas iniciou em agosto 2014 o sistema mecanizado para coleta de lixo, com esse novo sistema não haverá recolhimento de porta em porta e os moradores precisarão levar os materiais até contêineres que serão instalados no bairro. 
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, serão colocados de quatro a seis contêineres por quadra, com uma distância, de no máximo, 20 metros entre eles.
Ainda de acordo com a administração municipal, o recolhimento será diário e os contêineres serão higienizados a cada 30 dias.
 
Produto/Serviço
Gerenciamento de Resíduos Industriais
Coleta e Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde
Limpeza Pública
Manutenção de Áreas Verdes
Obras Civis e de Saneamento Básico
Coleta e Reciclagem de Embalagens de Óleo Lubrificante - Programa Jogue Limpo
A MB Engenharia e Meio Ambiente é especializada em construção civil, tanto no segmento de edificações como de infra-estrutura.
Possuindo larga experiência em serviços de engenharia, desenvolvendo serviços integrados para o setor público e privados.
Com uma equipe de profissionais qualificados, a MB executa obras de pequeno, médio e grande porte, contribuindo para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
A empresa atua de forma planejada, em conformidade com os regulamentos de construção e a legislação trabalhista.
A MB nasceu com o foco em meio ambiente, por isso tem uma conduta sustentável na execução dos empreendimentos.
Possuindo também experiência na execução de obras de saneamento básico, especificamente nos serviços de rede coletora de esgoto e estação de tratamento. A empresa oferece eficiência no planejamento e no monitoramento dos projetos de esgotamento sanitário.
Política Ambiental
Programa Jogue Limpo, de logística reversa
105 estabelecimentos produzem, mensalmente, 1.200 quilos de materiais.
Fabricantes de óleos lubrificantes lançaram em Piracicaba (SP) o Programa Jogue Limpo, que define o sistema de logística reversa para recolher e reciclar embalagens plásticas dos produtos vendidos. O descarte responsável envolve fabricantes, importadores, comerciantes, atacadistas e consumidores. A cidade produz, por ano, 14,4 toneladas de embalagens de lubrificantes (1.200 quilos por mês) em 105 estabelecimentos.
Do total de pontos geradores de lixo, de 20% a 25% não devolvem os materiais por meio do programa, segundo a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). Isso não significa necessariamente que as embalagens sejam jogadas irregularmente no meio ambiente por postos de combustíveis, concessionárias e oficinas mecânicas, mas a Prefeitura informou que irá mapear os estabelecimentos com o objetivo de identificar possíveis irregularidades.
O acordo setorial para a implantação do programa foi assinado em dezembro de 2012 entre o governo paulista e os sindicatos dos fabricantes e dos revendedores. O objetivo do lançamento local do programa, de acordo com a Sedema, é ampliar a adesão dos estabelecimentos para que encaminhem adequadamente todas as embalagens vazias aos locais de recolhimento.
A data escolhida para o lançamento foi simbólica, conforme o titular da pasta, Rogério Vidal e Silva, por ser véspera do Dia do Meio Ambiente. "O que reforça a preocupação do setor industrial de equacionar um dos grandes problemas ambientais, que é a destinação correta dos seus resíduos a partir da responsabilidade compartilhada", informou. No site www.programajoguelimpo.com.br estão dados relacionados ao projeto e a relação de endereços para o descarte das embalagens.
Principais Clientes | Empresas Coligadas
Consórcio Renova Ambiental
Av. Das Amoreiras, 6.312 – São João
CEP: 13050-575 – Campinas – SP
Serviço de limpeza urbana do Sistema Integrado de Limpeza Publica do Município de Campinas, compreendendo a coleta de resíduos urbanos, varrição de vias e logradouros públicos e serviços correlatos e a destinação final de resíduos sólidos urbanos.
Celus Ambiental LTDA
Rua Carlos Eduardo Nichele, 2.104
Santa Terezinha
CEP: 83829-004 
Fazenda Rio Grande – PR
Empresa especializada na coleta, transporte, armazenamento, beneficiamento e reciclagem de embalagens usadas de óleos lubrificantes.
Novoflex Indústria e Comércio Produtos Plásticos LTDA
AV. Duque de Caxias, 2375
Jardim Promeca
CEP: 13223-025 - Várzea Paulista – SP
Empresa fabricantede dutos corrugados em PEAD, estrategicamente instalada na cidade de Várzea Paulista/SP.
Consórcio Horto Ambiental
Rua Bela Dona , nº 81 – Jardim Boa Vista
CEP: 13187-045 – Hortolândia – SP
Sistema de Limpeza Pública no município de Hortolândia, compreendendo a coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, varrição manual de vias e logradouros públicos.
SGA.1
A importância do tema está em mostrar de que forma a manutenção de uma política de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social é vantajosa para as empresas e sociedade. Para a sociedade esta política garante melhorias na qualidade de vida e para a empresa gera novas oportunidades de negócios, um marketing social bastante favorável frente aos concorrentes e ganhos de competitividade que a diferenciará positivamente no mercado.
Considera-se que a importância do presente trabalho reside, basicamente, na oportunidade de estudar a relação entre proteção ao meio ambiente, responsabilidade social e empresa, e como essa relação pode ser aproveitada mercadologicamente.
SGA.2
O termo "desempenho sustentável" descreve como as organizações devem conduzir seus negócios para continuar conduzindo os mesmos negócios futuro adentro. Se o objetivo primeiro das organizações é permanecer vivas, então o desempenho sustentável descreve o que é necessário para permanecer vivas na nova era ambiental. Seu desempenho de qualidade tornou-se o lema desta década, desempenho sustentável (ou algo similar) irá se tornar o lema da próxima década.
Nesse contexto vislumbra-se um cenário futuro, cada dia mais presente, onde a gestão ambiental empresarial tornou-se sinônimo de produtividade e sobre tudo, de competitividade. Se outrora a poluição era compreendida como aquele indesejável mal necessário ao desenvolvimento, agora a poluição é entendida como recurso produtivo desperdiçado.
Entende-se por Gestão Ambiental o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físicos e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do diagnóstico e da situação relatada, apresente as suas considerações finais acerca da primeira etapa deste estudo.
As considerações finais, além de resgatar as ideias fundamentais sobre o assunto, também devem apontar para as questões futuras, decorrentes de tudo o que foi investigado até o momento, contribuindo com possibilidades para um melhor entendimento por parte dos leitores sobre determinado tema, deixando o mesmo em aberto para outras discussões futuras.
O processo de implantação do sistema de gestão ambiental proporcionará a Cia., uma melhoria sensível nos padrões de desempenho relativas as questões ambientais. O SGA promoverá um movimento que estabelecerá dentro dos setores, uma nova consciência na busca do convívio harmonioso com a natureza. Mostrará aos gerentes novos caminhos na busca do aprimoramento dos processos, estabelecendo novos patamares de responsabilidades, reaproveitamento e redução no consumo de matérias primas e energia, com conseqüências fundamentais para o custo da Cia. Estabelecerá aos empregados e a comunidade o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região, mostrando que a mesma vem tomando medidas que a caracterizam como uma empresa pró-ativa e que servirá de benchmarking para outras empresas. 
Este processo de implantação servirá de base para que no futuro, outras administrações possam pensar em lutar para conseguir a Certificação. A certeza está em que é possível alcançar esta meta, bastando vontade política de querer fazer, pois há no seio da comunidade, o despertar para a importância que é preservar o mundo que vivemos e deixá-lo, em condições melhores do que hoje se encontra para as futuras gerações. Essa Cia. pode e deve, com ações na área de reciclagem dos resíduos sólidos, ser uma peça fundamental no estabelecimento de uma nova ordem ambiental na cidade. Fica a nossa recomendação de que este trabalho venha a ser aprimorado, deixando de ser apenas um trabalho acadêmico e realmente posto em prática.
REFERÊNCIAS
http://www.mbengenharia.com/conteudo/conteudo.php?cod=1
MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. 2.ED. - Rio de Janeiro. Forense, 1994.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 3 ed. Ed. Rev. dos Tribs.,1991
SEBRAE - Sistema Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa - Curso Gestão Ambiental na Empresa - ISO 14000. Blumenau, maio de 1996.
GILBERT, Michael J. ISO 14001/BS7750: Sistema de Gerenciamento Ambiental; revisor
GAZETA MERCANTIL, Caderno especial de Gestão Ambiental: compromisso da empresa.

Outros materiais

Perguntas Recentes