Buscar

Questões Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para Revisão
01) Conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, Softeware Livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição....
02) A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre  (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do código fonte .
03) Software em domínio publico, acontece quando o autor do software renuncia à propriedade do programa (e todos os direitos associados) e este se torna bem comum
04) A Licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas
peracionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do Unix).
05) A Licença LGPL é mais permissiva que a GPL. Bibliotecas de funções sob esta licença, podem ser utilizadas por software proprietário, apesar de serem livres.
06) O sistema de copyright atribui donos ao software, e esses, pela definição, têm direito de estabelecer regras de distribuição da obra.
07) Afere-se que os programas de computadores serão considerados obras intelectuais passíveis de tutela pelo Direito autoral quando consistirem em idéias originais e exteriorizadas, expressas e contidas em um suporte físico, independentemente da natureza deste.
08) Alguns projetos de software open source fornecem duas licenças, uma livre e outra comercial. A licença livre normalmente é GPL, que exige que os trabalhos derivados também sejam GPL.
09) Como patentear uma invenção ?
O próprio interessado, pessoa física ou não, pode depositar um pedido de patente junto ao INPI. Para tanto, é fundamental que se observe os Atos Normativos, em especial o Ato Normativo 127/97, que pode ser facilmente localizado dentro do Portal do INPI na opção "Patentes", "Legislação Patente”. 
Os serviços são pagos mediante retribuições que são efetuadas com a retirada da "Guia de Recolhimento da União", que se encontra no Portal do INPI dentro do item "Serviços", "Acesso ao sistema de Guia de Recolhimento da União". Basta somente que o usuário cadastre-se, gerando senha e login para a retirada da guia que poderá ser paga em qualquer agência bancária. No Portal do INPI, você também encontra a documentação necessária.
10) Cite um exemplo de algo que não é patenteável ?
- Técnicas cirúrgicas ou terapêuticas aplicadas sobre o corpo humano; 
- Planos, esquemas ou técnicas comerciais de cálculos, de financiamento, de crédito, de sorteio, de especulação e propaganda; 
- Planos de assistência médica, de seguros, esquema de descontos em lojas e também os métodos de ensino, plantas de arquitetura, obras de arte, músicas, livros e filmes, assim como apresentações de informações, tais como cartazes e etiquetas com o retrato do dono; 
- Ideias abstratas, descobertas científicas, métodos matemáticos ou inventos que não possam ser industrializados.

Outros materiais