Buscar

Resuminho Deontologia 2.0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Punição ao agir sem ética: Os desrespeitos aos preceitos éticos consignados no Código de Ética Profissional, instituído pela Res. 1.002 de 26 de novembro de 2002, são punidos com uma das sanções previstas no art. 72 da Lei 5.194/66
CONFEA: composto pelo presidente e 18 conselheiros federais
CREA: 79 conselheiros de entidades de Classe e Instituições de Ensino Superior que formam um plenário é formado por um conselho composto de engenheiros, agrônomos e arquitetos e profissionais afins eleitos pelas associações, sindicatos e escolas lá representados.
O Engenheiro de Computação deverá ter, no âmbito da Computação, as competências e habilidades usuais do profissional de Engenharia, raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos; desenvolver e aplicar modelos matemáticos e físicos e fazer análises críticas; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar e avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas e processos; comunicar-se eficiente e sinteticamente nas formas escrita, oral e gráfica; atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais; avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; e assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Imperícia: Incumbir-se de atividades para as quais não possua conhecimento técnico suficiente. Punição: Autuação pelo CREA respectivo, por infração ao Código de Ética Profissional.
Imprudência: Profissional que não leva em consideração o que acredita ser fonte de erro. Punição: Autuação pelo CREA respectivo por infração ao Código de Ética Profissional.
Negligência: Atos negligentes do profissional perante o contratante ou terceiros, principalmente aqueles relativos à não participação efetiva na autoria do projeto e na execução do empreendimento, caracterizando acobertamento. Punição: Possibilidade de aplicação da penalidade de suspensão temporária do exercício profissional.
Se caracteriza por pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, reservados aos profissionais de que trata esta Lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais. Exemplo: Fazer projeto de construção sem ser engenheiro civil e assinar como tal.
A ART é uma súmula de um contrato firmado entre o profissional e o cliente para a execução de uma obra ou prestação de um serviço, que fica registrada no CREA. A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. A ABNT é a representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Eletrotechnical Comission); e das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
Software Livre, software de código aberto ou software aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial). Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de software livre que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
Liberdade 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. Liberdade 3: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e redistribuir seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade possa se beneficiar. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Outros materiais