Buscar

simulado HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201502257873)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante muito tempo os historiadores brasileiros utilizaram a palavra descobrimento para explicar a chegada dos europeus às Américas. Entretanto, a partir do ano 2000, durante as comemorações dos 500 anos dessa chegada, o termo entrou em discussão. O que percebemos é que a adoção dessa palavra no século XVI estava carregada de um sentimento de superioridade, os europeus consideravam suas maneiras de agir e de pensar superiores às dos povos que habitavam as Américas. Será que o sentimento de superioridade aconteceu por que desde o primeiro momento fica claro que, no caso do Brasil, os índios não fundiam metais, não viviam em cidades e andavam nus?
	
	
	 Certo
	A resposta certamente é não, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todos os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	a resposta certamente é sim, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todos os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	a resposta certamente é sim, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, justamente por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	 Errado
	a resposta certamente é não, astecas e maias moravam em florestas, não fundiam metais e vestiam roupas, por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores.
	
	a resposta é talvez, astecas e maias moravam em cidades, fundiam metais e vestiam roupas, nem por isso foi estabelecida uma relação de igualdade entre eles e os europeus. O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo, os europeus acreditavam que todas os povos que não partilhassem de seus hábitos, costumes, religião e formas de agir e de pensar era inferiores;
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201502618371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas abaixo e em seguida escolha a opção correta: I A chegada de Pedro Álvares Cabral à América portuguesa ocorreu quando Portugal e Espanha eram países concorrentes e disputavam o controle da navegação pelas águas do Oceano Atlântico. II A população que habitava a América portuguesa, antes da chegada dos europeus, foi capturada e transformada em escrava para servir a produção do tipo Plantation. III As motivações para a expansão marítima iam além das comerciais, já que nos séculos XV e XVI havia o desejo de expandir a fé Católica.
	
	
	
	a) I e II e III
	
	e) Apenas I
	 Certo
	b) Apenas I e III
	
	c) Apenas III
	
	d) Apenas II
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201502050732)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A colonização do Brasil foi fundamentada na estrutura monopolista do sistema colonial. Isto significa que:
	
	
	 Certo
	Os setores de exploração da América portuguesa reservavam-se diretamente ao benefício da metrópole.
	
	O Brasil tinha liberdade para comercializar com as nações amigas de Portugal.
	
	Portugal vendia produtos agrícolas as colônias e comprava destas produtos manufaturados.
	
	O comércio ultramarino tinha como objetivo desenvolver o sistema econômico da Companhia das Índias Ocidentais.
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201502048398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma pesquisa acadêmica o investigador observa a inserção do Brasil dentro do sistema mercantil entre os séculos XVI e XVIII. Conclui, ele, que a colônia fornecia alguns elementos agrícolas, metais e pedras preciosas à Metrópole e que obtinha produtos manufaturados, ficando limitado na sua produção aos interesses da metrópole. Que nome atribuímos aos instrumentos que controlava a colônia na sua relação com a metrópole?
	
	
	
	Tratados de exploração
	
	Protocolo de comércio
	 Certo
	Pacto Colonial
	
	Leis régias
	
	Medidas Mercantis
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201502104354)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expressão "Homens bons" era utilizada no Brasil colônia para designar sobretudo:
	
	
	
	Cristãos novos recém chegados de Portugal.
	 Certo
	Pessoas de prestígio social
	
	Produtores de gêneros de subsistência.
	
	Traficantes de escravos
	
	Navegantes estrangeiros
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201502050574)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao estimular o povoamento em terras brasileiras e para controlar as Capitanias Hereditárias, a Coroa portuguesa criou, em 1549, o cargo de governador geral. Sobre esse cargo é correto afirmar que:
	
	
	
	Não estava submetido ao controle direto do Rei.
	
	Fora um cargo criado para controlar o tráfico negreiro da colônia.
	
	Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, era subordinado aos capitães donatários, representantes da coroa.
	 Certo
	Era a principal autoridade lusitana no Brasil, subordinada ao Rei.
	
	O cargo de governador geral era o exemplo da descentralização política portuguesa para com a colônia.
	 Gabarito Comentado.
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201502105488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Portugal, eu o herdei, o comprei, o conquistei. O sol nunca se põe no meu Império. (Felipe II de Espanha) A respeito do período da União Ibérica e das Invasões Holandesas, assinale a afirmativa incorreta.
	
	
	
	A inflação provocava queda na renda real da nobreza, produzindo em muitos notáveis a convicção de que a união com Castela proporcionaria cargos cortesãos remunerados.
	 Certo
	O esgotamento das minas de prata do México e dos Andes, as perdas nas guerras contra a Inglaterra e a Holanda fizeram a Espanha estimular a busca de metais preciosos no Brasil, aproveitando a experiência bandeirante.
	
	Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco, buscando recuperar o controle dos negócios açucareiros que não alcançaram em 1624.
	
	Intensificaram-se a expansão bandeirante, a interiorização da pecuária nordestina e a criação de fortes no Nordeste e no Norte.
	
	No século XVI inicia-se uma crise de sucessão do trono português. O então rei D. Sebastião procurou fazer uma verdadeira cruzada no Marrocos, no entanto, na batalha Alcácer-Quibir em 1578, o rei de Portugal desapareceu, dando origem a crise sucessória no trono de Portugal. Então, no período de 1580 até 1640 Portugal e Espanha, por possuírem o mesmo rei, configuraram o período conhecido como:
	
	
	
	União da Península Ibérica.
	 Certo
	União Ibérica;
	
	União Cibernética;
	
	União das Nações Ibéricas;
	
	União Imperial;
	 Gabarito Comentado.
	
	Luis Felipe Alencastro, ao estudar a economia colonial, de certa maneira desconstrói o conceito de Pacto Colonial, pois segundo ele:
	
	
	 Certo
	Havia excedente econômico na colônia, mas este fugia do controle metropolitano
	
	A circulação de mercadorias (escravos, cana-de-açúcar e posteriormente o ouro) concentrou a
riqueza nas mãos da metrópole, não deixando nenhum excedente que fugisse ao controle de Portugal.
	
	As riquezas encontradas nas colônias eram exclusivas da metrópole.
	
	A colônia era capaz de produzir excedente econômico, mas este era incorporado pelos portugueses.
	
	Nunca houve excedente de produtos produzidos nas colônias, exceto no período aurífero (século XVIII).
	 Gabarito Comentado.
	
	O Pacto Colonial, ou Exclusivo Colonial define as relações econômicas, políticas, sociais e culturais entre a Metrópole e sua colônia. Por ele, todas as riquezas existentes na colônia eram de propriedade da Metrópole. Entretanto, sabe-se que nem sempre esse Pacto foi respeitado. Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica o Pacto Colonial entre Brasil e Portugal.
	
	
	 Certo
	O excedente econômico produzido na colônia não era conduzido, necessariamente, para a Metrópole. Tanto poderia ser consumido localmente quanto muitas vezes era negociado entre as próprias colônias portuguesas, como Moçambique.
	
	Com exceção do pau-brasil, todos os demais produtos coloniais de extração possuíam safras pré-determinadas. Sabendo-se o período de cada safra, a administração colonial poderia atuar com mais precisão no controle dessa produção e da sua exportação para a Metrópole.
	
	Portugal só exerceu um rígido controle sobre os produtos da colônia brasileira durante o ciclo do pau-brasil.
	
	A administração portuguesa falhou totalmente no controle da produção e exportação dos produtos coloniais tanto que, quando foi descoberto ouro em Minas Gerais, Portugal não teve quase nenhum lucro com essa descoberta, tal a monta dos desvios dessa produção.
	
	Em virtude da economia colonial respeitar ciclos de produção (pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração), o controle dessa produção e da exportação para a Metrópole ficava mais fácil de ser executado.
	 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais