Buscar

simulado EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201502714939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social. O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa. Qual o aspecto define o efeito de exclusão,descrito na afirmativa acima?
	
	
	
	político
	
	econômico
	
	social
	
	cultural
	 Certo
	psicológico
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201502636016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A prática da reflexão, do diálogo e de trocas de experiências, com diferentes pontos de vista, crenças e interpretações teóricas, tem suscitado  polêmica quanto aos objetivos da educação especial, sua função e formas de atuação em nosso país.  Podemos afirmar que a proposta inclusiva de educação no Brasil
	
	
	
	ainda permanece  segregadora, não permitindo  legalmente,  a permanência do aluno com deficiência na escola regular.
	 Certo
	visa garantir a educação para todos e vem norteando as discussões atuais no cenário social brasileiro.
	
	é excludente, dependerá somente dos objetivos propostos pelo  gestor educacional de cada município.
	
	clama pela construção de leis que envolvam o campo da educação inclusiva, pois a pessoa com deficiência não possui uma amparo legal que garanta sua permanência na escola regular.
	
	está se consolidando de maneira pacífica, sem necessidade de embates políticos, e lutas de representantes de grupos dos excluídos.
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201502635996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente a Creche Escola Criança Feliz tem matriculada uma criança com síndrome  de down, Luana com nove meses de idade. A creche oferece três vezes por semana o atendimento de estimulação precoce, com uma equipe multidisciplinar especializada.
As professoras e cuidadoras participam desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes, que poderão realizar durante a permanência de Luana na creche.
A Creche Escola Criança Feliz, segue a proposta:
	
	
	
	de terapia, que está sendo substituída aos poucos por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	de inclusão, onde a escola especial segregadora representa uma excelente oportunidade para uma participação social plena do aluno com deficiência.
	
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos
	 Certo
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum de qualidade para todos os alunos, oferecendo  os suportes necessários à escolarização.
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201502635999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Creche Mundo Encantado  oferece três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar especializada,   o atendimento de estimulação precoce para alunos com deficiência matriculados na instituição. As professoras e cuidadoras participam desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes.
Podemos afirmar que a Creche Mundo Encantado segue o modelo atual proposto pela Educação Especial,  representado pelo paradigma:
	
	
	
	de condicionamentos
	 Certo
	de suportes
	
	de competências
	
	assistencialista
	
	de serviços
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201502647447)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
	
	
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
	 Certo
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201502279741)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO  em:
	
	
	
	Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
	 Certo
	Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
	
	Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
	
	Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
	
	Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
	
	
	 Certo
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	Assinale a alternativa que responde corretamente o que é Deficiência física:
	
	
	 Certo
	Comprometimento do aparelho locomotor que compreende o Sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso.
	
	Inaptidão para solucionar problemas de elaboração mental.
	
	Deficiência na capacidade de locomoção devido a falhas no processo de aprendizagem.
	
	Inaptidão com a coordenação motora ampla por falta de lateralidade, equilíbrio e ritmo.
	
	Comprometimento da capacidade de andar rápido devido a pressa e falta de atenção
	
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva.
	
	
	 Certo
	Libras
	
	Reglete para Braille
	
	Sorobã
	
	Bengala
	
	Programa DOSVOX
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201502051076)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira.
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global.
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não apresentarem atraso no desenvolvimento global.
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual.
( ) É necessário
desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e alimentação, pois as demais são complexas demais para a infância.
A sequência correta é:
	
	
	
	V V V F
	 Certo
	F V F F
	
	V F F V
	A Educação Especial  busca  espaço para discutir, analisar e refletir, com mais profundidade sua identidade  no contexto escolar e sociocultural.  Podemos definir     o campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva como
	
	
	
	uma modalidade  excludente de ensino, que intensifica a qualidade e quantidade de estímulos educacionais oferecidas a pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.
	 Errado
	uma atitude favorável da escola para diversificar, flexibilizar o processo de ensino- aprendizagem, de modo a segregar a pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento no ambiente escolar.
	 Certo
	 uma modalidade de ensino  que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular, atendendo às necessidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
	
	uma proposta de ensino que oferece  um espaço segregador no ambiente escolar, com objetivo de  potencializar as dificuldades da pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.
	
	uma escola especial, voltada  apenas para o aluno com deficiência altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento, que ofereça o máximo de recursos pedagógicos e de saúde para promoção de desenvolvimento de seus alunos.
	
	Fernanda Honorato  trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006.  É  dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação. Já foi musa da Portela (Escola de Samba do RJ)  e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria - Embaixadores da Alegria.
Podemos afirmar que Fernanda  Honorato, jovem com síndrome de down:
	
	 Certo
	É um exemplo, pois a jovem com certeza superou os efeitos da exclusão sob o aspecto político.
	
	é um exemplo, pois em nosso país não temos um sistema legislativo que garanta a inclusão do aluno com deficiência na escola regular.
	
	é uma pessoa comum, pois em nosso país é fácil conseguir sair  da condição de dependência e  exclusão  social.
	
	não faz parte de um grupo de excluídos,  pois atualmente todas as escolas brasileiras apresentam um sistema educacional altamente inclusivo. 
	
	
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
	
	
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	 Certo
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	
	O conjunto de ideias que terminaram por definir o paradigma médico-assistencialista no campo da Educação Especial tinha como objetivo principal:
	
	
	
	a integração do aluno com deficiência na rede de ensino, o mais próximo possível da escola regular.
	
	pesquisar as melhores estratégias para educar crianças portadoras de deficiências sensoriais
	 Certo
	o cuidar e proteger a pessoa com deficiência, sem ênfase na sua escolarização.
	
	o trabalho pedagógico em escola regular.
	
	a inclusão de todos os alunos na rede regular de ensino.
	
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
	
	
	
	para deficientes/incapazes
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	disciplinar/democrática
	 Certo
	complementar/transversal
	
	para maioria/privada
	
	Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho educacional voltado para alunos com deficiência. Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro foi:
	
	
	
	Foi um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
	
	Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência física.
	 Certo
	Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição especializada no Brasil, na área de deficiência visual.
	
	Foi um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
	
	Foi um fato importante já que é considerado como a primeira instituição particular especializada no Brasil, na área de deficiência auditiva.
	
	Mariana sofreu um acidente e o quadro clínico que se estabeleceu após a lesão foi permanente,  localiza-se em estruturas do encéfalo responsáveis pela motricidade. De acordo com o exposto acima, Mariana possui
	
	
	
	Autismo
	
	Condutas típicas
	 Certo
	Paralisia cerebral
	
	Deficiência auditiva
	
	Déficit de atenção
	
	Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
	
	
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	 Certo
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	
	
	F F V
	
	V F
F
	
	V V V
	
	F F F
	 Certo
	V F V
	
	"Uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente".  A descrição acima se trata da:
	
	
	
	Autismo
	
	Paralisia cerebral
	
	Síndrome de down
	 Certo
	Cegueira
	
	Surdez

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais