Buscar

Elaboração de Gráficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
PRÁTICA I: ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS
ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS
Gráficos adequadamente traçados fornecem uma grande quantidade de informações, de uma maneira fácil de visualizar.
A partir de um gráfico de dados experimentais pode-se encontrar outras informações, descobrir relações entre as quantidades em análises, etc.
Os gráficos utilizados nos estudos de Matemática têm as escalas dos dois eixos iguais, a variável partindo, em ambos os eixos, do zero.
A título de lembrança, a variável independente é aquela a qual atribuímos valores. Em trabalhos de laboratório, a variável independente é aquela sobre a qual atuamos. Exemplos:
No estudo de variação da massa específica de soluções hidroetanílicas com a concentração de etanol, esta ultima é a variável independente, pois preparamos as soluções e medimos a massa específica com um picnômetro. 
No estudo da influência da temperatura sobre a viscosidade de um líquido, a temperatura é a variável independente.
Na realidade, em trabalhos laboratoriais nem sempre é fácil descobrir qual das variáveis é a independente.
Em geral, em trabalhos experimentais existe uma grande diferença na magnitude dos dois fatores que estão sendo grafados, de tal modo que se usarmos uma escala igual em ambos os eixos, provavelmente o gráfico saíra muito longo e estreito ou curto e largo.
Em muitos casos é interessante elaborar gráficos em que os eixos não se iniciem pela origem, desta forma estes se tornam ampliados, facilitando a obtenção de informações. Este tipo de técnica gráfica é denominada deslocamento de eixo.
Para que o gráfico apresente o máximo de informações desejadas, deve-se reservar o máximo de espaço para os dados em análise.
Ao grafar-se dados experimentais, é costume usar o eixo maior do papel retangular para o fator com maior faixa de variação dos dados em análise.
Se, por acaso, a variável independente tiver a maior faixa de variação, deverá então ser grafada no eixo maior do papel.
Mencione-se, por oportuno, a existência de diversos programas computacionais para elaboração de gráficos. No entanto, é aconselhável a utilização de tais programas somente quando se tem completo domínio sobre como traçar manualmente os gráficos.
 REGRAS BÁSICAS PARA ELEBORAÇÃO DE GRÁFICOS
Identifique, se possível, a variável independente. Lembre-se: ela deverá ser locada no eixo horizontal.
Determine a faixa de variação para cada variável.
Reserve o eixo maior para a variável com maior faixa de variação de valores.
Normalmente, use o papel com seu eixo menor servindo de base. No entanto caso a variável independente tenha a maior faixa de variação, gira-se o papel, ou seja seu eixo maior passará a ser a base.
Escolha as escalas para cada eixo de modo a utilizar o máximo do papel tendo também o cuidado de escolher escalas que facilitem a leitura dos dados, isto implica em efetuar a divisão das faixas de variação das variáveis independente e dependente pelos respectivos comprimentos dos eixos onde serão locadas.
Enumere somente as divisões maiores em cada eixo (ex. de 5 em 5 cm ou de 3 em 3 cm, em papel milimetrado). Não o faça de cm em cm a fim de evitar acúmulo de dados nos respectivos eixos.
Dê nome aos eixos, caso o papel não tenha margem reserve espaço para tal fim.
Coloque o título do gráfico. O espaço comumente utilizado é abaixo do eixo dos x ou no canto superior direito do gráfico, se for o caso.
Grafe os dados usando um ponto, um círculo, uma cruz ou qualquer símbolo que seja facilmente entendido. Não escreva os valores das coordenadas dos pontos nos respectivos eixos, vez que apenas os valores das grandes marcações devem permanecer.
Desenhe uma curva que passe intermediariamente pela maioria dos pontos grafados, sem fazer zig-zag. Use uma régua flexível se necessário.
As divisões dos eixos devem ter o mesmo número de algarismos significativos que as medidas. (não se pode aumentar a precisão das medidas através do gráfico.)
EXERCÍCIO SOBRE ELABORAÇÃO DE GRÁFICO
A partir dos dados abaixo, obtidos em um experimento sobre a variação do volume de um gás com o inverso da pressão aplicada, trace o gráfico correspondente.
V, L	(1/P) , atm-1
1250	2,50
750	1,50
500	1,00
412	0,77
350	0,71
297	0,59
150	0,30
a) Determine o volume do gás quando a pressão aplicada for 0,77 atm.

Outros materiais