Buscar

Trabalho G2 Ética Cristã

Prévia do material em texto

Ética Cristã G2
Segunda 7:00hrs 
Camila Cunha
Carolina Padilha
Giulia Gazaneo
Isabel Estides
Paola Pulitini
Filme: Os Intocáveis
Carolina analisou que Driss possui consciência verdadeira pois ele decide ajudar Philippe baseando-se em princípios morais autênticos. Sua principal virtude é a Generosidade, pois ele: 
Atua em favor de outras pessoas desinteressadamente e com alegria, levando em conta a utilidade e a necessidade da contribuição para essas pessoas, ainda que lhe custe um esforço. Dá, não do que sobra, mas também do necessário. Mas, chega não somente a dar senão a dar-se.
Esse esforço para levar a alegria ao próximo pode ser visto na cena em que Driss começa a dançar para entreter Philippe. (https://www.youtube.com/watch?v=rtP65AfFq0g)
Carolina ressaltou que de acordo com o conteúdo da unidade IV que trata do encontro com a alteridade, é válido observar que o encontro entre Driss e Philippe ajuda Philippe a se autoconhecer e compreender o que ele deseja ser em sua relação com os outros. 
Carolina sugeriu alguns valores que ficaram evidentes na obra artística, sendo eles: o amor ao próximo, a tolerância às limitações, a paciência, a benevolência e a alegria. 
Avaliação Grupal
Carolina achou o desenvolvimento das apresentações de G1 e G2 o mais importante neste curso. O exercício de fazer uma reflexão acerca dos temas estudados ajudou a levar o conteúdo da sala de aula para a vida prática. Com isso, a importância de cada tópico ficou muito mais clara. Os temas foram bem variados tornando as aulas interessantes. No entanto, as explicações a respeito das atividades no cronograma eram, em certos casos, ambíguas. Isso gerou muitas duvidas a respeito do que era esperado pela professora. 
Ver um dos filmes analisando-o conforme o Conteúdo da unidade V	
Dia 18 (2f) e 19 (3f): Conteúdo. : Consciência Ética e Normas Sociais.
1. Consciência Ética: Avaliação Ética feita por cada pessoa. 
2. Conflito Ético entre Consciência Pessoal e Norma Ética Social.
Fazer que o VÍDEO responda as seguintes perguntas; assim como a folha a ser entregue:
Qual personagem do filme escolhido possui a consciência Verdadeira. Sua Principal Virtude e Descrição da mesma.
1) Do ponto de vista da conformidade com a lei moral
a) Sôbre a consciência verídica ou reta, pouco ou nada há que observar: é o ditame que se apoia em princípios mo­rais autênticos, declarando lícito ou ilícito o que realmente é tal.
b) A consciência errônea é a que parte de falsos prin­cípios morais tidos como genuínos, ou parte de genuínos prin­cípios falsamente aplicados ao caso. Em qualquer das duas hipóteses, declara-se lícito ou ilícito aquilo que de fato não é tal. Os erros de tal consciência devem-se à ignorância ou a defeito de aplicação. Se estas causas podem ser debeladas, tem-se uma consciência vencivelmente errônea (muitas vêzes culpada); dado que não possam ser removidas, a consciência é dita invencivelmente errônea (é inculpada).
Mais precisamente: a consciência invencivelmente errônea é aquela que labuta em ignorância sem que todavia haja faltado dili­gência por parte do respectivo sujeito para conhecer a verdade. Um tal estado de alma não sendo culposo, os erros procedentes de tal consciência não são tidos como pecados formais.
A consciência vencivelmente errônea é a que se ressente de igno­rância que o sujeito pode remover e que ele muitas vezes não re­move ou por negligência ou pelo desejo afetado de não saber para não ser estimulado a mudar de vida. Nestes casos, é claro que o erro vem a ser culposo.
Como se caracteriza a consciência Errônea Culpável? Cena do filme que elucida. 
Quem expressa esse tipo de consciência? Por quê? 
Consciência Errônea Invencível. Quem a possui? Destacar cena do filme.
Cinco Valores da Obra Artística.
NA FOLHA ENTREGUE CONSTAR TAMBÉM A AVALIAÇÃO GRUPAL DO CURSO: 1.	O que considera ter sido mais importante para você neste curso. 2.	Avalie o curso quanto a: Administração dos Temas e Metodologia. Conteúdo e Cronograma. E, se o Objetivo foi cumprido.

Outros materiais