Buscar

AV1 ADM DE NOVOS NEGÓCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL – ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
1 - Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Baseado nesta afirmação assinale a alternativa correta: A empresa possui o ambiente geral e o ambiente de tarefa.
2 - Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar: Licenciar o produto.
3 - O ambiente econômico compreende basicamente três condições: conjuntura econômica, conjuntura do mercado e conjuntura global. Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio: Crescimento econômico, Inflação ou deflação e Taxa de juros.
4 - Faz-se necessário, na nova economia, o uso e aplicação de estratégias dinâmicas, que tenham o conhecimento advindo da informação como elemento principal do processo de formulação e implementação de estratégias. O sucesso da estratégia está na sua aplicabilidade. Podemos dizer que estratégia representa: Marque a única resposta CORRETA. Planos da Alta Direção.
5 - Os especialistas em estratégia recomendam que os empreendedores, para escolher um negócio, precisam entender o que têm de enfrentar, e ao mesmo tempo, avaliar os recursos com os quais podem contar, ou seja, precisam aplicar a análise SWOT ou FOFA . Assinale a alternativa que apresenta os elementos do ambiente interno da organização. Forças e Fraquezas.
6 - No Planejamento financeiro, no tópico de Investimento inicial, deve estar demonstrado uma previsão do Investimento total, que deve ser calculado apartir da fórmula: IT = Capital de Giro + investimento fixo.
7 - Identificar os principais concorrentes e seus diferenciais, avaliar a ameaça de entrada de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações de analise do: Ambiente de tarefa.
8 - As organizações, em seus contextos de atuação, interagem com o macroambiente e com o microambiente. É fundamental que todo bom gestor esteja sempre atento às relações de sua organização com os diversos componentes destes dois ambientes mencionados. Estas relações demandam análises e estratégias diferenciadas que variam de acordo com as mais diversas contingências. Diante do exposto, podemos afirmar que fazem parte do microambiente: concorrentes; clientes/consumidores; fornecedores; agências reguladoras.
9 - Assinale a alternativa que revela uma assertiva incorreta, no que se refere às características que compõem a etapa do Resumo da Empresa no Plano de Negócios: Esta etapa deve apresentar um conteúdo acerca da estrutura da empresa, mais conciso e objetivo do que o exposto no Sumário Executivo.
10 - Negócios são iniciados quando empreendedores desenvolvem ideias para novos produtos ou serviços. Não são apenas os produtos de alto conteúdo tecnológico que têm potencial para o sucesso. Na verdade, com frequência chegam ao mercado produtos e serviços sem nenhuma sofisticação tecnológica. As ideias de novos negócios nascem de muitas formas. Um empreendedor é capaz de transformar ideias em: Oportunidades de negócios.
11 - Em um ambiente econômico saudável não podemos encontrar: Carga tributária muito elevada.
12 - O empreendedor não deve se preocupar ao fazer novos investimentos em um novo mercado com: O plano de cargos e salários de sua empresa.
13 - Dentre as principais atividades para a Aprendizagem Organizacional, relacionamos: I - Resolução sistemática de problemas. II - voltar-se, principalmente, para o desenvolvimento de competências individuais. III - Experimentação de novas abordagens, preservando as crenças tradicionais. IV - Disseminar as vivências individuais. V - Aprender pela experiência e melhores práticas dos outros. Todos compõem as habilidades para a Aprendizagem Organizacional, exceto o(s): Itens II e III.
14 - De acordo com conhecimento sobre Análise SWOT assinale a opção correta: I - Ameaças e Fraquezas estão localizadas no ambiente externo. II - Oportunidades e Ameaças estão localizadas no ambiente externo. III - Forças e Oportunidades estão no ambiente externo. IV - Forças e Fraquezas estão localizadas no ambiente interno. 2 e 4 são verdadeiras.
15 - A definição da palavra "organização" tem dois aspectos inter-relacionados. Uma visão estática a considera uma estrutura em função de ser uma rede de relacionamento entre indivíduos, posições e tarefas. Uma visão dinâmica refere-se às funções gerenciais pelas quais as organizações são criadas, adaptadas e mudadas continuamente. Destaca-se que ambos são importantes para o desenvolvimento da empresa. Entre funções, a organização permite. EXCETO. Entender a missão da empresa de forma linear.
16 - No que se refere aos pequenos negócios, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as assertivas a seguir: ( ) Pelo Estatuto da ME e EPP, uma empresa de pequeno porte pode ter faturamento bruto anual de até R$ 3.600.000,00. ( ) Como um dos principais fatores que afetam os resultados da economia destaca-se a taxa de desemprego. Quanto menor o nível de desemprego maior é o crescimento econômico. ( ) O processo de administração estratégica é uma sequência de etapas que inclui uma fase de análise ambiental. Nessa etapa, inicialmente se faz a análise do ambiente interno para depois fazer a análise do ambiente externo. ( ) A função planejamento proporciona um senso de direção para a organização, reduz a incerteza ambiental e esclarece o papel das pessoas na empresa. V, V, F, V.
17 - Assinale a opção correta acerca das características do comportamento empreendedor: Apesar de não estarem subordinados a exigências de formação em gestão, os empreendedores adotam ações de planejamento ao estabelecerem metas e objetivos para seus negócios.
18 - Existem diferentes critérios utilizados na formação do preço de venda. A partir das opções apresentadas, identifique o método que não deve ser adotado: Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo.
19 - Utilizar-se de referências internas, em observância a que a empresa pretende atingir dentro de determinado prazo: Predomínio das forças autocráticas.
20 - Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento, função integrante do processo administrativo das empresas. I - O planejamento é um processo permanente, continuamente realizado nas organizações, não se limitando a um único plano de ação. II - O planejamento é voltado para o futuro, pois é uma relação entre o que deve ser feito e o tempo disponível para sua consecução, sendo o presente irrelevante nesse contexto. III - O planejamento é uma técnica que visa à alocação de recursos humanos e não humanos da organização, de modo a atingir a eficácia. IV- O planejamento é uma função administrativa que independe das demais funções para o seu pleno funcionamento. V- O planejamento é uma técnica capaz de inibir as mudanças e inovações impostas pelo ambiente, cuja função é minimizar as inovações e a necessidade de maiores adaptações da organização ao seu ambiente. Estão certas as seguintes afirmativas: Somente I e III.
21 - De acordo com Peter Drucker, a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Desta forma, o processo de planejamento é uma cadeia de objetivos e meios, que interfere na realidade para atingir uma realidade desejada, dentro de um intervalo de tempo. Planejar consiste em tomar alguns tipos de decisões. EXCETO. Definir Qualidade de produto.
22 - O organograma representa o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, que representa a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO representa um objetivo do Organograma: Identificar as relações familiares.
23 - Conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento. É a atividadeorganizadora dos recursos da organização e suas interações: Organograma.

Outros materiais