Buscar

DEBATE FATORES BIOLÓGICOS. (LUCAS)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PSICOLOGIA – 1º PERÍODO
PROCESSOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO HUMANO
PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA QUEIROZ
FATORES BIOLOGICOS
LUCAS EMANUEL DIOGO PINHEIRO DA SILVA
SANTA CRUZ
2016
É difícil optar por uma posição quando trata-se de uma questão tão complexa. Quem influência mais no comportamento do ser humano os fatores sociais ou os fatores biológicos? Para responder essa questão e defender um ponto de vista ao qual pra mim é mais leal à influência do comportamento, tomei base nos argumentos não moralistas de Richard Dawkins no seu livro; O Gene Egoísta, que reforçando mais ainda a teoria da evolução de Charles Darwin mostra que a evolução tem uma influência primordial no comportamento do ser humano, mesmo que seja de forma direta ou indireta.
Há aproximadamente três bilhões de anos, em nosso planeta, existia uma sopa primordial e nessa sopa habitava uma molécula (Replicadora) que podia criar cópias de si, mas nem todas essas cópias eram cópias perfeitas, havia falhas em algumas cópias, o que as tornavam instáveis. Ao decorrer do tempo, talvez milhares e milhares de anos, essas moléculas começaram a passar por um processo muito conhecido: A seleção natural. E com isso, as cepas (grupo de descendentes de um ancestral em comum) mais estáveis tiveram melhor desempenho para adaptar-se e sobreviver, enquanto que as cepas instáveis foram progressivamente se extinguindo. Logo mais, as disputas por sobrevivência foram ficando mais difíceis, acarretando em um agrupamento dessas cepas formadas por replicadores que criaram de forma complexa e lenta, uma máquina que fosse capaz de suprir todas as necessidades que esses genes precisariam ao longo de um caminho cheio de obstáculos que elas deveriam adaptar-se.
Essa formação de um organismo individual buscando melhores condições de sobrevivência com o tempo foi se complexificando mais de acordo com as necessidades impostas pelos meios. É o que vemos hoje! Todos os seres vivos que habitam hoje em nosso planeta são consequência dessa adaptação feita de forma instintiva e natural do genes que há três bilhões anos eram meros células primitivas, e o homem é um desses seres. Mas o fato dos genes terem feito grandes máquinas de sobrevivência mostra que somos então, “robôs orgânicos” e que a nossa finalidade de vida é apenas a sobrevivência para a preservação dos “genes” e não da “espécie”, transferindo-os para a próxima geração.
Essa breve explicação mostra que ao sermos máquinas de sobrevivência egoístas os eventuais comportamentos seriam mesmo que inconscientemente e instintiva de sobreviver e transferir a carga gênica para as próximas gerações. Mas isso não explica todos os comportamentos do homem. O homem criou um instrumento para melhor se beneficiar e ter um bem estar quase garantido chamado sociedade, que estudiosos afirmam ser o que mais influência no comportamento, mas ao ser um instrumento do homem para uma melhor organização e bem estar, a sociedade torna-se subserviente ao fator biológico (sobrevivência). Então mesmo que de forma indireta, a sociedade age para a finalidade que o fator biológico a criou.
Assim, os homens são apenas máquinas de sobrevivência influenciadas pelos genes de forma inconsciente e instintiva e mesmo com consciência, o poder de escolha, a razão, mas mesmo tentando fugir dessa natureza, eles não conseguem. Está inato, desde os primórdios. Pode até não ficar explicita, mas continua atuando sobre os homens graças ao egoísmo na busca da sobrevivência dos genes.
(Os genes não agem de forma consciente. Essa adaptação e formação de uma “máquina” para sobreviver, nada mais é do que um instinto natural dos mesmos).
O Altruísmo é o egoísmo do Homem
Sabe-se que o homem é um tipo de máquina criada pelo seu gene extremamente egoísta. Mas e o homem, é também um ser egocêntrico? A resposta é sim! Vemos que mesmo inserido em um grupo, o homem por si só tende a ter um egoísmo camuflado, também conhecido como altruísmo. Em base nas palavras de Dawkins, o homem mesmo em conjunto ele age pra si, mesmo que outrora beneficie também outras pessoas, dificilmente ele irá ser altruísta, a não ser no fato de uma mãe ou o pai que por instinto protetor torna-se altruísta para com seu filho, podendo até as vezes arriscar sua vida (Talvez seja porque eles já estão ciente de que seu “trabalho” está feito: Preservação do Genes para outra geração), ou seja, eles sabem que a prioridade agora é outra. Mas voltando para o altruísmo. Segundo André Rabelo em uma de suas publicações no blog; scienceblogs; ele comenta que por muitas das vezes o homem pode agir de forma generosa e solidária para benefício próprio, assim, diz-se que o altruísmo pode ser um ato com a esperança de retribuição afetiva e emotiva, mas para um bem estar pessoal. O que não deixa de ser um tipo de egoísmo disfarçado!
Referências: 
http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/03/altruismo-ou-egoismo-qual-e-a-motivacao-para-a-generosidade/
Livro; O Gene Egoísta – Richard Dawkins.

Outros materiais