Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AULA 4

Prévia do material em texto

Retornar
	
	
		  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0100_EX_A4_201408383501 
	Matrícula: 
	Aluno(a): 
	Data: 23/03/2016 08:11:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409100688)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 16)       Saiba  (4)
	
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	
	Dos comunistas.
	
	Do proletariado.
	 
	Da burguesia.
	 
	Da classe média.
	
	Dos trabalhadores.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409100748)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 16)       Saiba  (4)
	
	"O aparelho jurídico do Estado, na sociedade capitalista, tem como objetivos: organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado; favorecer os negócios da classe dominante. Dessa forma, não existe Estado representativo do conjunto da sociedade. Seu papel é o representante dos interesses da burguesia." O texto acima expressa o pensamento de qual autor?
		
	 
	Max Weber
	 
	Karl Marx
	
	Franz Boas
	
	Emile Durkheim
	
	Augusto Comte
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409085914)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 16)       Saiba  (3 de 4)
	
	Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia. Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
		
	 
	o contrato social.
	
	a nota fiscal.
	
	a constituição federal.
	 
	a moral e os bons costumes.
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409084613)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 16)       Saiba  (3 de 4)
	
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Augusto Comte
	
	Charles Darwin
	
	Herbert Spencer
	
	Cesare Lombroso
	 
	John Locke
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409085916)
	 Fórum de Dúvidas (7 de 16)       Saiba  (3 de 4)
	
	A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para Hobbes :
		
	 
	a sociedade política é uma criação natural que já existia no estado de natureza.
	
	quando todos renunciam a liberdade que têm sobre si mesmos inicia-se a guerra de todos contra todos.
	 
	a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.
	
	o Estado é resultado de um pacto para que todos possam ter sua "liberdade total" garantida.
	
	o poder absolutista é um erro e o governo deve ser democrático com a distribuição do poder entre todos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408433522)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 16)       Saiba  (1 de 4)
	
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Retornar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes