Buscar

apol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
As políticas sociais podem estar presentes no cotidiano da sociedade brasileira. Por vezes, por não ser usuário direto desta política, não se tem a real dimensão de seu alcance e dimensão de resultados. Assinale a alternativa que considerar correta:
	
	A
	A economia nacional não possui qualquer relação com o estabelecimento de metas e priorização de políticas sociais no Brasil.
	
	B
	Programas como o Fome Zero e o Programa Bolsa Família, são exemplos de políticas sociais que já demonstram alguns resultados na realidade social brasileira, atingindo a determinada parcela da população.
Você acertou!
Está correto de acordo com o conteúdo estudado e com o vídeo disponível nesta aula, na página 05. Por vezes, mesmo não sendo usuários diretos de determinadas políticas sociais, tais políticas demonstram-se presentes na sociedade brasileira e na especificidade social do país.
	
	C
	A ação do governo dita, diretamente as intervenções na economia, mas no que tange às políticas sociais tal afirmativa não é verdadeira.
	
	D
	As políticas sociais só podem ser assim consideradas se atingem resultados de curto prazo.
Questão 2/5
Uma realidade social presente no Brasil e que diz muito sobre seu processo histórico, colonizador e de escravidão, diz respeito à presença da população negra em grande parte dos brasileiros. Por diferentes motivos, de cunho multifatorial, o processo de racismo esteve (e ainda está) presente na sociedade brasileira contemporânea, sendo assumido como uma plataforma de combate do governo, por meio de políticas sociais. Sendo assim, segundo a notícia: Movimento negro celebra cinco anos de conquistas, publicado no portal Brasil, alguns dados são desvelados e permitem análise. É correto afirmar que:
	
	A
	A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial foi criada para registrar, apurar e acompanhar os casos de racismo e discriminação racial no País; cerca de 1.800 denúncias já foram registradas pela ouvidoria. Isso permite dizer que há uma maior sensibilização e conscientização por parte da população do tratamento digno e respeitoso que toda população deve receber.
Você acertou!
Está correto e de acordo com o que pode ser interpretado pela notícia veiculada. As demais respostas, para além do veiculado na notícia em comento, também devem ter como parâmetro de análise a interpretação de leitura.
	
	B
	Apesar das políticas de combate à miséria adotadas pelo governo federal, estas são excludentes, não gerando resultados satisfatórias à inclusão da população negra em programas de cunho social.
	
	C
	Não houve qualquer benefício da inclusão da população negra em programas sociais, como o bolsa família, por exemplo.
	
	D
	A lei que favorece cotas à população negra não combate à exclusão desta população diretamente, deixando-a à margem de todo o processo de inclusão social.
Questão 3/5
As políticas sociais, dentro do contexto da produção capitalista, servem a determinados objetivos. Enquanto alguns pensadores as defendem como estratégia de processos de enfrentamento de desigualdade social, outros as visualizam como mera estratégia de manutenção das desigualdades. Com relação à definição de políticas sociais ministrada pelo prof. Carlos Montaño, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As políticas sociais, apesar de serem compreendidas no âmbito de inter- relação entre diversos atores, não possuem relação direta com a dinâmica social.
	
	B
	Tais políticas surgem como instrumentos que legitimam, efetivamente, a ordem dominante, mas sem qualquer relação com as lutas da classe trabalhadora.
	
	C
	São exemplos de políticas sociais, por exemplo, a previdência social, a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, sendo tais políticas permeadas pela participação popular e luta intensa dos trabalhadores.
Está correto conforme entendimento de aula e definição demonstrada em Rota de Aprendizagem.
	
	D
	As políticas sociais, de modo geral, não guardam qualquer relação com alterações e melhorias (garantias de direitos fundamentais, por exemplo) da população como um todo.
Questão 4/5
Um dos movimentos sociais importantes na contemporaneidade e construído historicamente, diz respeito aos movimentos feministas. Tais movimentos possuem como característica própria:
	
	A
	A sororidade, entendida como a diferenciação entre as mulheres, é elemento utilizado como processo aglutinador de rotinas.
	
	B
	A sororidade apresenta a ideia de força por meio da unificação das mulheres, considerando os processos desiguais por quais passam em relação aos homens.
Você acertou!
Observem a conceituação e relativização do tema “sororidade” no universo do feminino, como apresentado no texto Movimentos feministas, feminismos de Suely Gomes Costa.
	
	C
	As lutas contra os sofrimentos vivenciados pelas mulheres neste processo, não identificam, necessariamente, relação com o movimento feminista.
	
	D
	O poder das mulheres e os direitos sociais a elas relacionados, não constituem demandas atinentes aos movimentos feministas.
Questão 5/5
Nas esteira dos movimentos sociais, um dos movimentos mais significativos e importantes na realidade brasileira é o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sem Terra (MST). Tal movimento demonstra toda sua importância e amplitude, não só pelo grande contingente populacional que dele participa, mas também e não menos importantes, pelas suas lutas reivindicatórias. De acordo com o período político vivenciado e as orientações governistas, diferentes resultados foram encontrados, sendo:
 
I Apesar do caráter conservador do governo presidido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) na década de 1990, houve o assentamento de mais de 500 mil famílias. Não atende à toda reivindicação, mas já demonstra uma garantia (mesmo que mínima) no que diz respeito ao direito à terra e moradia.
II No período do governo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva (LULA), também houve o assentamento de grande número de famílias. Pode-se afirmar que a grande diferença entre os dois governos reside no modelo de política adotado para responder à demanda; no governo Lula, trata-se de política inclusiva e com viés de garantismos de ordem social.
III Enquanto no governo de FHC as políticas sociais de assentamento apresentaram perfil conservador e com resultados aquém do esperado à demanda apresentada, no governo Lula a política social adotada abrange fatores complexos e multidimensionais, buscando compreender a totalidade da situação. Em que pese a diferença das propostas e seu grau de alcance, as duas foram importantes à construção e reconhecimento da demanda por moradia e direito à terra.
Está correto o que se afirma em:
	
	A
	Todas as alternativas.
Você acertou!
Verificar o conteúdo disponibilizado na Rota de Aprendizagem da aula, além da necessária interpretação do conteúdo ensinado pelo professor.
	
	B
	Nenhuma das alternativas.
	
	C
	Apenas a alternativa III.
	
	D
	Apenas as alternativas I e II.

Outros materiais