Buscar

PATOLOGIA BÁSICA AV1 2015 01

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
AV1 2015/01
	 1a Questão (Ref.: 201408970722)
	
	Observe as informações abaixo sobre métodos de estudo em Patologia e assinale ERRADA.
		
	
	A punção aspirativa por agulha grossa é um exemplo de biópsia incisional
	
	O método Papanicolau é um exemplo de exame citopatológico
	
	A biópsia incisional consiste em remover parte de uma lesão para fins diagnósticos
	
	A biópsia excisional consiste na retirada de todo o órgão
	
	A biópsia excisional consiste na retirada de toda lesão, preservando o órgão
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409010601)
	
	Em nível de Ciências da Saúde para o ser humano é importante ainda considerar que o conceito de saúde envolve o ambiente em que o indivíduo vive, tanto no seu diz respeito ao aspecto:
		
	
	químico como também ao físico e social.
	
	físico como também ao químico e social.
	
	físico como também ao ecológico e social.
	
	ecológico como também ao social e químico.
	
	físico como também ao psíquico e social.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409116894)
	
	É a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). Trata-se de um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, não havendo desta forma uma simples degeneração. Pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por exemplo. Este processo envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido. O parágrafo refere-se à:
		
	
	apoptose
	
	cariólise
	
	necrose
	
	inflamação
	
	picnose
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409116889)
	
	É a designação mais freqüente para a redução abaixo dos níveis fisiológicos da quantidade de oxigênio presente nos tecidos orgânicos. É uma situação mórbida que pode ser produzida por várias causas.
		
	
	anorexia
	
	isquemia
	
	hipóxia
	
	hiperemia
	
	anóxia
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408392321)
	
	Paciente do sexo masculino, 54 anos, deu entrada na emergência de um hospital com queixa de dores no peito. Durante anamnese o paciente relatou sedentarismo, tabagismo, hipercolesterolemia e hipertensão arterial sistêmica. Mediante a realização de exames foram detectados níveis séricos elevados de creatinoquinase (CK), troponina C e obstrução parcial de uma artéria coronária por presença de placa de ateroma. De acordo com os exames e com a sintomatologia o paciente sofreu um infarto agudo do miocárdio. De acordo com o caso clínico, por que os níveis séricos dessas enzimas estavam aumentados?
		
	
	Devido à fagocitose pelos macrófagos decorrente da morte de células miocárdicas.
	
	Devido ao aumento na produção dessas enzimas decorrente da morte de células miocárdicas.
	
	Devido à picnose nuclear decorrente da morte de células miocárdicas.
	
	Devido ao extravasamento celular dessas enzimas decorrente da morte de células miocárdicas.
	
	Devido à tumefação mitocondrial decorrente da morte de células miocárdicas.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409132277)
	
	Uma radiografia torácica de um homem assintomático de 37 anos de idade mostrou um nódulo medindo 3 cm, localizado no lobo médio do pulmão direito. O nódulo foi excisado com uma ressecção do contorno pulmonar e seu seccionamento mostrou que estava nitidamente circunscrito apresentando um centro mole e branco. O tecido da cultura do nódulo produziu crescimento de Mycobacterium tuberculosis. Qual dos seguintes processos patológicos foi o que mais provavelmente ocorreu nesse nódulo?
		
	
	Necrose caseosa
	
	Apoptose
	
	Necrose hemorragica
	
	Necrose coagulativa
	
	Necrose gordurosa
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409010821)
	
	É resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos). A sua cor é amarelo-acastanhado. O parágrafo refere-se a um tipo de pigmentação designado como:
		
	
	Saturnismo
	
	hemossiderina
	
	porfirina
	
	bilirrubina
	
	hematoidina
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409010817)
	
	Sendo comum em áreas necrosadas a calcificação distrófica pode trazer conseqüências para o local. É, antes de tudo, um sinal da existência de uma lesão prévia. Se, porém, ocorrer em locais com funções com mobilidade (por exemplo, as articulações sinoviais), pode comprometer essa atividade. Além disso, sua presença nos casos de ateroesclerose provoca deformações nos vasos, induzindo à:
		
	
	litíase.
	
	hipertensão.
	
	trombose.
	
	hipotensão.
	
	infecção.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408383659)
	
	Sobre distúrbios circulatórios é incorreto afirmar que:
		
	
	Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não ocorrendo maiores consequências.
	
	Pessoas hipertensas podem apresentar edema devido ao aumento da pressão hidrostática do sangue.
	
	Mergulhadores podem sofrer embolia gasosa se retornarem muito rápido à superfície porque o nitrogênio que estava dissolvido em seu sangue pela pressão se transforma em bolhas de gás.
	
	O choque hipovolêmico pode ocorrer após hemorragias, queimaduras ou graves diarreias.
	
	Crianças desnutridas podem ter edema generalizado, pela baixa concentração de proteínas em seu plasma.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409132298)
	
	Um homem de 72 anos de idade com enfisema severo vem apresentado piora de uma insuficiência ventricular direita nos últimos 5 anos. Nos últimos 4 dias, apresentou febre e aumento da dispnéia. Uma radiografia torácica mostrou acúmulo de fluidos nos espaços pleurais. O fluido obtido por toracocentese tinha uma gravidade específica de 1,030 e continha raríssimos neutrófilos. A causa mais provável do acúmulo desses fluidos é a intensificação de qual dos seguintes mecanismos?
		
	
	Pressão coloidosmótica
	
	Apoptose
	
	Diapedese leucocitária
	
	Aumento da pressão hidrostática
	
	Pressão linfática

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes